SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 29 Posts

·
Registered
2,221 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia apresentou expansão real de 4,5% em 2007. Em valores correntes, o PIB baiano atingiu R$ 109,7 bilhões, representando, aproximadamente, 4,3% do PIB do Brasil. Os números são da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão da Secretaria do Planejamento, acaba de consolidar sua estimativa inicial para o PIB de 2007.

No ano passado, pelo 5º ano consecutivo desde que a nova série de contas regionais entrou em vigor, a economia baiana apresentou expansão real de 4,5% no seu PIB. Segundo a equipe de Contas Regionais da SEI, o desempenho foi reflexo dos bons resultados em setores que tradicionalmente empregam grande número de trabalhadores, a exemplo da construção civil e do comércio, que se expandiram 6% e 11%, respectivamente.

Todos os segmentos produtivos apresentaram expansão no nível da atividade em 2007. Além da construção civil e do comércio, merecem ser destacados os resultados da agricultura, com expansão de aproximadamente 6,1%, o setor de extração mineral, que apresentou esse mesmo crescimento e se recuperou das perdas sofridas em 2006, quando a atividade havia recuado cerca de 4%.

“O resultado da agricultura evidencia a recuperação na produção de grãos, fortemente prejudicada pelas intempéries climáticas na safra 2006/2005”, aponta Gustavo Pessoti, coordenador de Contas Regionais da SEI. As estimativas do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do IBGE, de dezembro de 2007, mostram que a safra de grãos da Bahia se aproximou do recorde de produção de 2005, com cerca de 5,5 milhões de toneladas.

Os resultados mais expressivos ficaram por conta do algodão herbáceo (expansão de 39%), hoje o segundo mais importante produto da lavoura baiana em termos do valor de produção. As cotações do algodão no mercado mundial subiram em média 10%, estimulando a produção interna em 2007.

Apesar do melhor desempenho da agropecuária, recai sobre o setor de serviços o principal motivo para a expansão do PIB baiano em 2007. O comércio baiano, pelo 4º ano consecutivo, apresentou expansão favorável no indicador de vendas, o melhor desempenho registrado na nova série 2002-2007. A taxa de crescimento chegou a 11% em 2007. Esse resultado é especialmente importante ao se levar em conta que em 2006 o comércio baiano já havia se expandido, aproximadamente, 5% em relação a 2005.

Além do segmento comercial, vale mencionar o bom desempenho dos demais serviços, principalmente os diretamente ligados ao setor produtivo. Dentre eles, destacam-se dois principais: o setor de transportes e o de serviços prestados às empresas. As estimativas realizadas pela SEI indicaram que esse segmento expandiu 7%.

O setor industrial apresentou um resultado 4,3% maior em 2007 e foi fundamental para a consolidação da taxa do PIB baiano. “Essa taxa só não foi maior porque a indústria de transformação, que é o principal segmento do setor industrial baiano, apresentou seu menor resultado dos últimos cinco anos, a despeito da expansão na produção”, explica o economista Gustavo Pessoti.

A expansão na indústria de transformação alcançou aproximadamente 2,7% em 2007 e reduziu o desempenho do PIB, uma vez que este segmento representa aproximadamente 16,1% da estrutura produtiva do estado. Todos os demais segmentos industriais da Bahia cresceram na casa dos 6% em relação ao período anterior.

A construção civil, outro importante segmento industrial, também apresentou elevada expansão, cerca de 6%, como reflexo direto do aumento das obras públicas em 2007. A retomada do metrô de Salvador e os investimentos nas rodovias que cortam a Bahia foram fundamentais para esse desempenho. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que em 2007 foram criados 9.500 empregos formais no segmento da construção baiana, valor 11,3% maior que o registrado em 2006.

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Isso quer dizer que realmente passamos o Parana? Aquele pobretão... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

·
Banned
27,387 Posts
Acho que não, mas os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal tem PIB superior a 100 bilhões.

·
Registered
2,221 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Noturno,

Vi que você postou essa notícia no Bahia Notícias, mas por ser significativa, resolvi trazer para o Notícias da Região, blz? :)

·
Registered
2,221 Posts
Discussion Starter · #7 · (Edited)
Importante é verificarmos o crescimento do pib per capita de 2002 para 2007: de R$4.524,70 para R$7.789,90. Ainda é baixo, mas deu uma boa melhorada.

·
Banned
3,705 Posts
^^
Não tenho tanta certeza sobre o DF, ao resto, sim!!!

Muito bom pra economia da Bahia!!!;)

·
Registered
5,466 Posts
A BAHIA está se igualando aos PIB´s do Sudeste.Está dando a lógica.

·
Registered
2,447 Posts
Passou o paraná ainda não, que já deve ta na casa dos 130.
Também não sei se está se aproximando ou se afastando.
Mas acho que deve chegar lah em alguns anos, mas pra isso tem que crescer a taxas superiores à média nacional, e não na média.

·
Registered
2,221 Posts
Discussion Starter · #12 · (Edited)
^^ Foi brincadeira do Tourniquet. O Pib do Paraná já passou dos R$ 145 bilhões. Mas após a construção da ferrovia Oeste-Leste, acredito que o agronegócio deslanchará no estado, possibilitando uma aproximação maior dos pibs dos dois estados. Claro que o agronegócio no Paraná continuará com força total, mas a Bahia tem mais terras e terras mais baratas.

·
Registered
5,466 Posts
O Mapa regional brasileiro está se definindo , isso é muito bom.Mudanças podem ocorrer em breve.

·
BAHIA
7,665 Posts
^^ Exatamente. E os estados com territórios maiores têm grande potencial, por ter mais espaço pra crescer, eu acho que o Paraná tem uma economia consolidada, mas temos território maior, assim como é muito difícil alguém passar Minas Gerais, que é um estado gigantesco. Amazonas, Pará e Mato Grosso têm o impecilho da Floresta, mas Mato Grosso do Sul tem um potencial gigante como seu território.

·
Registered
7,546 Posts
^^^^
Olha a floresta não é impecilho, muito pelo contrário, só o que a indústria farmacêutica, química e biotecnológica poderia faturar alí, acho que superaria os 100 bi. O poroblema é a falta (como tudo no Brasil) de um política voltada para otimização dos potenciais.

Em 10 anos teremos novos integrantes nesse clube dos 100, MA e CE têm ambos projetos ambiciosos e superadas as dificuldades iniciais serão junto com a Bahia os 3 grandes do NE. E a longo prazo por estar no meio dos dois o PI venha ter a relevância do PE atualmente. E esse último, deve estabilizar-se ou crescer ainda mais... :S Vai ser uma disputa saudável.

Como disse há alguns posts, podemos ser a "Clifórnia" do Atlântico quem sabe, um dia, das maiores economias do mundo

·
Registered
5,466 Posts
PE atualmente. E esse último, deve estabilizar-se ou crescer ainda mais... :S Vai ser uma disputa saudável.

Como disse há alguns posts, podemos ser a "Clifórnia" do Atlântico quem sabe, um dia, das maiores economias do mundo
Que mania de grandeza , california do ........... Peraí , É muito diferente as condições naturais do Nordeste, do semi-árido com o temperado e seco da Califórnia.

Vamos pensar grande, mas nem tanto, orgulho é pecado, tá na bíblia ........

Pernambuco esteve parado(estabilizado) nos fatídicos anos 90, o PIB quase não cresceu, agora as coisas estão voltando á normalidade.Espero que a renda e a qualidade de vida dos Pernambucanos mude pra melhor, quanto ao PIB pra mim é um detalhe.

Espero que o NE não se contamine com a mesquinez ,bairrismo e arrogância que padeceram alguns sulistas no fim dos anos 90.

Os comentários de certos "nordestinos" (inclusive PE) chegam a me envergonhar .
.

·
.
171,718 Posts
Que mania de grandeza , california do ........... Peraí , É muito diferente as condições naturais do Nordeste, do semi-árido com o temperado e seco da Califórnia.

Vamos pensar grande, mas nem tanto, orgulho é pecado, tá na bíblia ........

Pernambuco esteve parado(estabilizado) nos fatídicos anos 90, o PIB quase não cresceu, agora as coisas estão voltando á normalidade.Espero que a renda e a qualidade de vida dos Pernambucanos mude pra melhor, quanto ao PIB pra mim é um detalhe.

Espero que o NE não se contamine com a mesquinez ,bairrismo e arrogância que padeceram alguns sulistas no fim dos anos 90.

Os comentários de certos "nordestinos" (inclusive PE) chegam a me envergonhar .
.
^^
Parabén MasterPE!!! Fico aliviado em perceber que ainda existem lampejos de lucidez aqui no SSC. Tem alguns threads que eu nem posto face barrismo extremo de algus foristas.As vezes as pessoas esquecem que somos todos brasileiros. :)

·
Registered
2,597 Posts
o crescimento do PIB de 2006 para 2007, assim como o do PIB per capita foram significativos. espero q o estado mantenha a regularidade de crescimento

1 - 20 of 29 Posts
Status
Not open for further replies.