SkyscraperCity Forum banner

PIB dos municipios do Amazonas 2005: Um extenso panorama

5504 Views 24 Replies 8 Participants Last post by  Rodriogs
Pra matar as saudades das tabelinhas, fiz umas com os dados dos municípios do Amazonas, Goiás, além de uma panorama completo de todos os municípios do Brasil.

Vou postá-las aqui para analisarmos as mudanças, enquantos esperamos os novos números, em dezembro, do PIB 2006.:)

Panorama Completo do PIB de 2005.

Crescimento do PIB, segundo a formula de variação relativa e absoluta, de 2003 a 2005.

Evolução absoluta do PIB, entre 2002 e 2005.

Evolução absoluta do PIB per capita, entre 2002 e 2005.

Panorama Geral de 2002 a 2005

É isso aí!!! A tabela geral do Brasil ficou muito grande pra pôr como imagem mas vou disponibilizar para quem quiser fazer download, ou envio por e-mail, pra quem quiser.:eek:kay:
See less See more
5
1 - 20 of 25 Posts
Bem interessante Alexandre, ficou bem didático :D
Nossa!
Vc que fez isso?!
Muito bom mesmo eim!
:D
^^
Na verdade, foi o IBGE quem me passou as informações!!!:D

Eu fiz o download da base de dados do PIB de 2005, jogeui no Excel e fui editando as tabelas, corindo, arruamando... até ficar assim!!!

Gostou?
^^
Na verdade, foi o IBGE quem me passou as informações!!!:D

Eu baixei a base de dados do PIB de 2005, joguei no excel, classifiquei por ordem decrescente, arrumei, editei, corori as tabelas... até ficar isso aí.

Gostou?
Houve muitas disparidades nas duas metodologias utilizadas pelo IBGE.

Manaus perdeu mais participação pro interior, mas a RM continua concentrando muita riqueza.

Coari, na metodologia antiga tinha 2,6 bilhões de reais, agora, não tem nem 1 bi. Isso porque os valores de bens finais do petróleo são contabilizados agora só nas refinarias e não mais nas produtoras, como antes.

A indústria perdeu muito peso no PIB e fui ultrapassada pelo setror terciário.

Presidente Figueiredo foi op que mais evoluiu. O PIB passou de 60 mi na metologia antiga pra mais de 300 mi na nova. O município é o principal produtor agropecuário do estado, desbancando Parintins e Careiro. Possui também o 37º. maior VA Agropecuário do Brasil.

Manicoré, que está se desenvolvendo bastante pela extração do látex, foi o que mais cresceu de 2004 para 2005 e também está entre os 100 maiores produtores agropecuários do Brasil.

vários municípios passaram a ter um PIB com mais de 100 mihões. Tefé, também foi um que destacou bastante.

Itacoatiara, é o segundo maior PIB de serviços do Estado, pelo seu porto de soja e pela esmagadora da ERMANSA que possui. É um dos municípios que mais promete crescimento depois da criação da RM de Manaus.

Outros municípios que serão diretamante beneficiados com a RM serão Manacapuru e Novo Airão, com o Turismo; Iranduba, com a Indústria e o próprio Presidente Figueiredo, que se prepara para ser o terceiro mais importante município amazonense, pelo grande potencial no turismo, na agropecuária e na indústria (extrativa mineral e geração de energia).
See less See more
Muito bom o trabalho, Alexandre! Parabéns! :eek:kay:

Descobri muitas coisas que eu não sabia sobre a economia do Amazonas. :D

A diferença do PIB per capita de Manaus, Coari e Pres. Figueiredo em relação aos demais municípios amazonenses é brutal. Isso é uma mostra do que a indústria (Manaus), o petróleo (Coari) e a agropecuária (Pres. Figueiredo) podem fazer por uma cidade.
Agora eu sei porque Pres. Figueiredo tem o melhor IDH do interior do Amazonas e é considerada a cidade mais bonita do interior do estado. :D

Gostei de ver o índice de crescimento das cidades que fazem divisa com RO (Humaitá, Lábrea e Apuí), todas na faixa dos 50%. Esse crescimento reflete também na economia de PVH, que é o pólo regional de consumo e prestação de serviços pra região sul do Amazonas. :)
See less See more
^^
Parintins é a cidade mais bonita do interior do estado. Vou tirar algumas fotos em junho para confirmar o que estou dizendo... :D
^^ Ah... mas a sua opinião sobre isso é suspeita... :lol:
Muito bom o trabalho, Alexandre! Parabéns! :eek:kay:

Descobri muitas coisas que eu não sabia sobre a economia do Amazonas. :D

A diferença do PIB per capita de Manaus, Coari e Pres. Figueiredo em relação aos demais municípios amazonenses é brutal. Isso é uma mostra do que a indústria (Manaus), o petróleo (Coari) e a agropecuária (Pres. Figueiredo) podem fazer por uma cidade.
Agora eu sei porque Pres. Figueiredo tem o melhor IDH do interior do Amazonas e é considerada a cidade mais bonita do interior do estado. :D

Gostei de ver o índice de crescimento das cidades que fazem divisa com RO (Humaitá, Lábrea e Apuí), todas na faixa dos 50%. Esse crescimento reflete também na economia de PVH, que é o pólo regional de consumo e prestação de serviços pra região sul do Amazonas. :)
Lá vem vc de novo né sr. Braulio?!

Mas daí vc pode pereber que nem sempre é preciso desmatar pra se ter uma boa produção agropecuára. É o ramo que mais cresce no Amazonas, principalmente no interior. E as cidades que mais crescem, como Pres. Figueiredo, Manicoré, Tefé, entre outras estão diretamente ligada a esse ramo de atividade!!!

Parintins deu uma parada, deve ser pela dificuldade de logística, que é mais facilitada no entorno de Manaus e na fronteira com RO. Mas o município continua crescendo também!!!
^^ Ah... mas a sua opinião sobre isso é suspeita... :lol:
:lol:

Parintins é linda! Mas não acho que ultrapasse Pres. Figueiredo, Barcelos e São Gabriel da Cachoeira.:D
Parintins é mais bonita sim... Vocês precisam conhecer a minha segunda cidade! :banana:
Além da cidade, que é bem traçada, organizada e que possui uma boa rede de serviços (inclusive campi da UFAM e UEA), no interior do município existem belíssimas atrações naturais, dentre as quais a Serra de Parintins, o lago da Valéria e as praias de areias alvas do Rio Uiacurapá, sem contar com o grandioso Rio Amazonas, que circunda a ilha de Parintins ("Tupinambarana", na língua dos tupinambás).
Parintins é o centro regional do Baixo Amazonas (região nordeste do Estado do Amazonas), com cerca de 110 mil habitantes e que polariza uma região de aproximadamente 300 mil habitantes, dividindo com Santarém (PA) o poder polarizador sobre uma extensa região dos estados do Amazonas e Pará. :)
See less See more
^^ Acho que o Rafael andou te dando algumas dicas de publicidade... :lol:

Lá vem vc de novo né sr. Braulio?!

Mas daí vc pode pereber que nem sempre é preciso desmatar pra se ter uma boa produção agropecuára. É o ramo que mais cresce no Amazonas, principalmente no interior. E as cidades que mais crescem, como Pres. Figueiredo, Manicoré, Tefé, entre outras estão diretamente ligada a esse ramo de atividade!!!

Parintins deu uma parada, deve ser pela dificuldade de logística, que é mais facilitada no entorno de Manaus e na fronteira com RO. Mas o município continua crescendo também!!!
Mas eu não sou a favor do desmatamento. Eu sou a favor da agropecuária.
Se precisa desmatar pra produzir ou não, aí depende... depende do tipo de vegetação, do produto a ser cultivado, de quanto já foi desmatado antes, etc... Por exemplo, em Pres. Figueiredo a vegetação é quase toda de floresta, então alguma coisa precisa dematar sim, tanto é que segundo os dados do INPE já foram desmatados lá 655 km2 até 2006. É pouco? É. Mas alguma coisa eles tiveram que desmatar. É óbvio que não precisa desmatar tudo, mas alguma coisa precisa, a menos que já tenha algo desmatado antes. Como é que vão produzir certos produtos no meio da floresta? Não tem como. :dunno:
Coari e itacoatiara se destacam como os municipios com os maiores Pibs do Interior do Estado do Amazonas ....
@BR-364

Mas os principais produtos produzidos em Pres. Figueiredo utilizam a floresta mesmo, como é o caso do cupuaçu, que é exportado. É só aproveitar as potencialidades existenres na biodiversidade do local, conciliar ao desenvolvimento sustentável e produzir sem desmatar (ou desmatar pouquíssimo). É o caso de Pres. Figueiredo. ;)
^^ É, quando se fala em agropecuária eu penso logo na pecuária bovina e no cultivo de produtos como arroz, feijão, café, milho, soja, etc. Mas em se tratando de frutas regionais, acredito que realmente não seja necessário desmatar mesmo não. :)

Só não entendi uma coisa: frutas regionais, várias cidades do Amazonas produzem. Por que só em Pres. Figueiredo isso se reflete no IDH e no PIB per capita? O que tem de diferente em Pres. Figueiredo em relação às outras cidades do interior do AM?
Vou estudar a respeito e te falo!!!

Mas acho que deve estar relacionado ao valor agregado da produção!!!
^^ Acho que o Rafael andou te dando algumas dicas de publicidade... :lol:

Mas eu não sou a favor do desmatamento. Eu sou a favor da agropecuária.
Se precisa desmatar pra produzir ou não, aí depende... depende do tipo de vegetação, do produto a ser cultivado, de quanto já foi desmatado antes, etc... Por exemplo, em Pres. Figueiredo a vegetação é quase toda de floresta, então alguma coisa precisa dematar sim, tanto é que segundo os dados do INPE já foram desmatados lá 655 km2 até 2006. É pouco? É. Mas alguma coisa eles tiveram que desmatar. É óbvio que não precisa desmatar tudo, mas alguma coisa precisa, a menos que já tenha algo desmatado antes. Como é que vão produzir certos produtos no meio da floresta? Não tem como. :dunno:
BR, conheço a resposta para a maior parte de tuas perguntas. Tens MSN? Se tiveres, podes me adicionar:
forasteirodemanaus arroba hotmail.com
Posso postar aqui no fórum, mas são muitas informações... rs...
^^ Blz! Vou add. :eek:kay:
1 - 20 of 25 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.