Skyscraper City Forum banner
1 - 14 of 14 Posts

·
Registered User
Joined
·
2,726 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Geralmente a fundação Seade/IBGE divulgam os dados estaduais do PIB dois anos posteriores ao PIB nacional, entretanto, neste ano, a fundação Seade decidiu publicar anteriormente, e seguir a publicação nacional, devido a solicitações de empresários interessados em terem acesso aos números.

Ocorre que, conforme já era esperado, o PIB Paulista cresceu mais que o nacional em 2007 e 2008, ampliando substancialmente sua participação no PIB, porém, embora já fosse esperado, ele cresceu algo relativamente muito superior ao crescimento nacional. Estima-se que em 2008 São Paulo representou algo um pouco inferior a 37% do PIB nacional.

Segue a notícia na íntegra, com fonte da fundação SEADE.

---

Produto Interno Bruto do Estado cresce 6,9% em 2008

As estimativas trimestrais do crescimento real do PIB[1] do Estado de São Paulo, entre 2002 e 2008, foram obtidas de acordo com metodologia desenvolvida pela Fundação Seade e adequada ao cálculo realizado conjuntamente com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, de acordo com o Sistema de Contas Regionais (2002-2006). Dessa forma, os resultados dos anos posteriores a 2006 têm caráter provisório e deverão ser revistos ao longo dos próximos meses, até a publicação dos dados definitivos pela Fundação Seade e pelo IBGE.

As atuais estimativas do crescimento do Valor Adicionado paulista - índice de volume -, nos acumulados de 2007 e 2008, são de 6,3% e 6,9%, respectivamente. Comparando-se a evolução do produto de São Paulo com a do Brasil, observa-se que as taxas paulistas mostraram-se superiores às nacionais, que foram estimadas em 5,2%, para 2007, e 4,7%, para 2008.

O crescimento do produto paulista atingiu seu valor máximo no primeiro trimestre de 2008, quando chegou a quase 10% em relação ao mesmo período de 2007, mantendo-se, nos dois trimestres subsequentes, em patamares bastante elevados, superiores a 8%. Já no último trimestre do ano avaliado, em decorrência da crise financeira internacional, observou-se uma súbita alteração da variação do valor adicionado paulista, que registrou aumento de apenas 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Comparativamente ao trimestre anterior e descontados os efeitos sazonais, a diminuição do valor adicionado, no último trimestre de 2008, foi de 3,7% para o Brasil e 3,2% para o Estado de São Paulo. Conforme salientado anteriormente, esta redução deve-se à concentração dos impactos negativos da crise na economia nacional durante os últimos meses de 2008. O resultado paulista foi fortemente influenciado pelas retrações registradas na Indústria (5,9%), na Construção Civil (9,7%) e no Comércio (4,4%), naquele trimestre. Os segmentos da Administração Pública, Serviços de Saúde e de Alojamento e Alimentação mantiveram-se em ascensão e refrearam a queda do PIB paulista naquele trimestre.

---

Fonte:
http://www.seade.gov.br/master.php?opt=abr_not&nota=1096
 

·
Registered
Joined
·
5,072 Posts
Coloca a fonte pra não trancarem.:)


Acho que deveria ser no notícias paulistas também.:)

Quanto a notícia é boa, mas não é, logo terá gente reclamando aqui da concentração, um pouquinho com razão, porque atrai mais gente pra São Paulo atrás de emprego, mas não reclamam por causa disso é claro.
 

·
Rio de Janeiro
Joined
·
31,357 Posts
Nenhuma novidade para mim, pois ninguém tem dúvidas que Sampa é a cidade mais rica e poderosa do Brasil :)
 

·
Registered
Joined
·
1,123 Posts
de 2001 a 2006 o estado do Rio tambem teve um crescimento do PIB maior que o nacional....

Mas SP em termos economicos, realmente espanta!
O Rio se nao fosse os 20 anos de decadencia, estariamos um pouco melhor, mas mesmo assim continuamos sendo a segunda economia do pais!
 

·
Registered
Joined
·
18,253 Posts
Entre 2002-2006 o PIB do estado de São Paulo cresceu nominalmente 56,8% ante 60,4% do Brasil. Ou seja, um pouquinho abaixo da média nacional.

Essa notícia não chega a ser uma surpresa. O Sudeste todo cresceu em um ritmo muito forte nos anos de 2007 e 2008, especialmente MG e ES. Esse período também foi de forte crescimento na Região Sul, que estava se recuperando do fraco período anterior (2002-2006), quando cresceu pouco abaixo da média nacional.

No entanto, até agora, a crise está sendo mais forte no Sudeste do que em outras partes.
 

·
Riopretense
Joined
·
5,942 Posts
de 2001 a 2006 o estado do Rio tambem teve um crescimento do PIB maior que o nacional....

Mas SP em termos economicos, realmente espanta!
O Rio se nao fosse os 20 anos de decadencia, estariamos um pouco melhor, mas mesmo assim continuamos sendo a segunda economia do pais!
OFF - Por favor, Cariocas e Mineiros não briguem, mas o RJ sempre esteve na frente de MG no ranking Nacional, ou já chegou a ficar atrás?
 

·
Registered
Joined
·
1,055 Posts
Sim, chegou a ficar atrás por algum tempo mas isso foi revertido, provavelmente o avanço da indústria petrolífera teve uma boa influência nisso.
 
1 - 14 of 14 Posts
Top