SkyscraperCity banner

1 - 20 of 214 Posts

·
^.^
5,471 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Oi, gente ! :)

Este é o meu segundo thread e desta vez vou mostrar um pouco da cidade onde moro, que acabou de completar 305 anos em 10/07/10.
As fotos são todas de minha autoria e foram tiradas no período de novembro/09 a julho/10.
Abrange o centro da cidade e alguns bairros mais próximos. Vou dividir o thread em duas partes, para que não fique muito pesado.

Dedico este thread aos foristas: Bertilo, que, mesmo antes de estar inscrita oficialmente, já me cobrava este thread :); Marcelo Olisa, que também me cobrou fotos daqui. rs ; e Tito, que sempre me incentiva e dá altas dicas de fotografia. :)

Sobre a cidade:

Pindamonhangaba localiza-se no Vale do Paraíba, na microrregião de São José dos Campos, cercada por ramificações da Serra do Mar (Serra do Quebra Cangalha) e da Mantiqueira. O principal acesso à cidade se dá pela Rodovia Presidente Dutra.

População Total: 144.613 (Censo 2009).
Área total: 731,90 km².
Densidade demográfica: 188,99 hab/km².
Altitude: 552 m.
Clima : Tropical de altitude.
Hidrografia: Rio Paraíba do Sul (principal), Rios Una, Piracuama, Ribeirão Capituba, Ribeirão do Curtume, Ribeirão dos Surdos, Ribeirão da Galega, Ribeirão da Ponte Alta, Ribeirão Grande, Ribeirão da Água Preta.
Pontos culminantes: Pico do Itapeva (1950 m) e Pico do Diamante (1954 m).

Distâncias :
São Paulo - 136 km ( Via Dutra ), 174 km ( RFFSA )
Rio de Janeiro - 270 km ( Via Dutra ), 326 km ( RFFSA )
São José dos Campos - 88 km
Campos do Jordão - 43 km ( Est. de Rodagem ), 47 km ( EFCJ )
Ubatuba - 110 km ( Est. de Rodagem )

Cidades limítrofes:
N:Campos do Jordão
NE:Guaratinguetá, Potim
L:Roseira
O:Taubaté,Tremembé
NO:Santo Antônio do Pinhal
SO: Lagoinha

História
O nome de cidade deriva do tupi pindá-monhang-aba, lugar (aba) de fazer (monhang) anzol (pindá) ou, como alguns consideram, "lugar onde o rio faz a curva", devido ao curso do rio Paraíba do Sul ao passar pelo Bosque da Princesa. A primeira teoria diz os irmãos Leme adquiriram da Condessa de Vimieiro glebas de terra ao norte da Vila de Taubaté, bem á margem direita do Rio Paraíba. Aos 12 de Agosto de 1672, Antônio Bicudo Leme e Braz Esteves Leme, iniciaram a construção da capela em honra a São José, fundaram a povoação de São José de Pindamonhangaba. Essa capela foi edificada no alto de uma colina, exatamente onde hoje se localiza a Praça da República - Largo do Quartel. Baseado nesta teoria, em 7 de dezembro de 1953 o então Prefeito Dr. Caio Gomes Figueiredo oficializou pela Lei n° 197 a data de 12 de Agosto de 1672 como a data da Fundação de Pindamonhangaba, tendo como Fundadores: Antônio Bicudo Leme e Braz Esteves Leme.

A segunda teoria diz que no início do Século XVII sesmarias vão sendo concedidas na zona de Taubaté – Pindamonhangaba – Guaratinguetá, destacando-se uma que é concedida em 17 de maio de 1649, ao Capitão João do Prado Martins, na paragem chamada Pindamonhangaba. De acordo com a respectiva carta de doação, esse povoador, vindo de São Paulo, com a família e agregados já estava de posse de suas terras, naquela paragem, desde o dia 22 de Julho de 1643, que é considerada a data de Fundação de Pindamonhangaba, pois o sítio então aberto por João do Prado se situava no rocio mesmo da futura vila e cidade de nossos dias. A partir daí, da paragem à margem direita do Rio Paraíba do Sul, forma-se um bairro dependente de Taubaté, para onde vão afluindo novos povoadores e moradores. Começa a funcionar no bairro uma igreja, de porte pequeno, cujo orago é Nossa Senhora do Bom Sucesso. A igreja foi erigida por ordem do padre João de Faria Fialho, considerado o Fundador de Pindamonhangaba.

Data do final do século XVI a ocupação da área onde hoje se situa Pindamonhangaba. No local, passou a existir uma "paragem", com ranchos e pastaria. Não se sabe exatamente quando o local passou a ser chamado PINDAMONHANGABA, nome indígena que significa "lugar onde se faz anzóis". A "paragem" estava fadada a se desenvolver rapidamente, já que suas terras eram excelentes; o clima ameno e sua posição a tornavam passagem obrigatória dos viajantes que se deslocavam do Vale do Paraíba para Minas Gerais. Por volta de 1680, Pindamonhangaba já era um povoado, vinculado ao Termo (Município) de Taubaté. Data dessa época a construção do primeiro templo, a capela de São José, erigida por Antonio Bicudo Leme e seu irmão, Braz Esteves Leme. Em 10 de julho de 1705, o povoado recebeu foros de vila, ficando, portanto, politicamente emancipado de Taubaté.

Pindamonhangaba foi elevada a cidade por lei provincial de 3 de abril de 1849 e ganhou do cronista e poeta Emílio Zaluar o título de "Princesa do Norte". O ciclo do café extinguiu-se no final da década de 1920, não tendo resistido aos golpes produzidos pela exaustão das terras, a libertação dos escravos e a crise econômica mundial. A partir daí, a economia de Pindamonhangaba passou a se apoiar na constituição de uma importante bacia leiteira, em extensas culturas de arroz e na produção de hortigranjeiros. Foi uma época de pequeno crescimento econômico, que se estendeu até o final da década de 1950, quando o Município entrou no ciclo pré-industrial. O período de 1970 a 1985 foi, para Pindamonhangaba, uma fase de crescimento industrial extremamente acelerado, que mudou, profundamente, a face do Município.

Devido às dúvidas quanto à data de fundação, o Aniversário de Pindamonhangaba é comemorado em 10 de JULHO, data de sua emancipação política.

Alguns filhos ilustres:
Berta Celeste Homem de Mello
Professora e poetisa, autora da famosa versão em português de "PARABÉNS A VOCÊ".
Ciro Gomes
Governador do Ceará e Ministro da Economia.
Emílio Marcondes Ribas
Médico Sanitarista, descobridor da forma de transmissão de febre amarela e construtor da Estrada de Ferro Campos do Jordão.
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho
Vereador, Prefeito, Deputado e Governador do Estado de São Paulo.
João Carlos de Oliveira (João do Pulo)
Recordista mundial de salto triplo e Deputado Estadual.
João Pedro Cardoso
Engenheiro da comissão Construtora de Belo Horizonte; Inspetor da Agricultura de São Paulo; Chefe da Comissão de Geografia e Geologia do Estado de São Paulo; Em 1902 organizou a primeira festa da árvore no Brasil, no município de Araras.
Juó Bananere
Jornalista, engenheiro e poeta satírico brasileiro.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pindamonhangaba )

Pindamonhangaba, ou Pinda, como os moradores chamam a cidade, é conhecida como a Capital Nacional da Reciclagem de Alumínio, título cedido pela ABAL ( Associação Brasileira do Alumínio) em 2003. Para marcar a data, foi entregue à cidade uma escultura feita em alumínio, que está localizada na entrada principal da cidade. (fonte: http://www.abal.org.br/noticias/lista_noticia.asp?id=100 )

Agora vamos às fotos ! :)

1 O chafariz da Praça Monsenhor Marcondes.

2 Os skyscrapers da cidade.
Acho que Pinda não tem skyline, eu chamo de "downline".. rs

3 Caixa Econômica Federal.

4 Gruta da Cascata

5

6

7 Coreto
Não aprecio o estilo..rs

8 Poste de iluminação.
Segundo Bete Guimarães, estes postes vieram do Rio de Janeiro, na época da construção do Aterro do Flamengo. Reciclagem é tudo...:)

9 Obelisco
Foi construído em 1922, para reverenciar a memória dos pindamonhangabenses ( repita isso bem rápido..rs) da Guarda de Honra de Pedro I que participaram do Grito do Ipiranga. A partir do dia 25 de agosto de 1950, o monumento passou também a homenagear os pracinhas pindamonhangabenses (da Força Expedicionária Brasileira).

10 Av Jorge Tibiriçá, com a rua 10 de Julho ao fundo.
Numa manhã fria de domingo...

11 Av Jorge Tibiriçá, sentido Dutra.
Ao fundo, o viaduto da cidade, ou minhocão, segundo Guidotti. :colgate:

12 Mercado Municipal

13 Sede da Estrada de Ferro Campos do Jordão
É daqui que sai o trem turístico para Campos.

14

15

16

17 Casinhas
Parece que elas têm carinhas...estão dormindo..rs. Exceto a última !

18 Prédio residencial

19 Prédio comercial
Estilo Miami Beach. :)

20 Trilhos da EFCB
Sentido Rio de Janeiro.

21 Estação da EFCB

22

23 Escola Estadual Dr. Alfredo Pujol
Este prédio foi recentemente reformado. Adoro o formato dele, uma pena que não pude tirar fotos do interior, há um pátio interno lindo.

24

25

26 Matriz
Santuário Mariano Diocesano Nossa Senhora do Bom Sucesso (1853)

27 Matriz e Nossa Senhora do Bom Sucesso

28

29

30

31

32

33 Antigo Fórum
Agora funciona um posto da Polícia Militar.

34

35
Esta casa está bem judiada. Uma pena ! E não está abandonada, vi gente no quintal.

36 Óbvio Choperia

37 Colégio Comercial Dr. João Romeiro

38 Palacete 10 de Julho
Construção de 1870, futuro Centro de Memória de Pinda.

39

40 Bazar do Fundo Social de Solidariedade

41 Palacete 10 de Julho e Matriz, ao fundo.
A fiação aérea deixa a cidade parecendo que o Homem Aranha passou por aqui.

42 Associação Comercial de Pinda

43 Antigo Banco Mercantil de São Paulo
Hoje funciona uma loja de calçados.

44 Antiga Câmara dos Vereadores - Palacete Tiradentes
A Câmara agora funciona em outro prédio, ao lado do novo Fórum, dos quais ainda não tenho foto..rs

45 Igreja de São José
Sua construção foi iniciada em 1840 e concluída em 1848, em substituição à primeira capela, que estava localizada ao lado do antigo mercado e foi destruída pelo tempo. Suas paredes são de taipa de pilão. Os despojos dos integrantes da Guarda de Honra de D. Pedro I estão nesta igreja.

46 Imaculada Conceição

47 Um skyscraper espelhado ! hahahaha
Parece Lego...

48 Cores fortes
É uma empresa de segurança.

49 Centro de Pastoral
Sendo restaurado, ainda bem !

50 Anexo ao Centro de Pastoral

51

52 E pra terminar esta primeira parte, o entardecer...

Espero que gostem ! :colgate:

E " To be continued" nas páginas 4 e 7 ! :)

As fotos estão no meu álbum do flickr: http://www.flickr.com/photos/andreaeiko/

·
res severa, verum gaudium
Egal ob Baden oder Schwaben
5,582 Posts
A cidade não tem bons prédios, mas o centro histórico é mto bem conservado! Bela sua cidade! muito fofo o modo como a descreve hehehe

·
lê-se: "FÚRRIÊ!"
7,858 Posts
Que legal, Déa!!!

Até que enfim você montou um thread de Pinda!!:banana:

Ficou bem legal, conheço a cidade e gosto bastante dela!!

Caramba...você fotografa bem melhor que eu!! Que vergonha..:eek:hno:

Gostei bastante! tem edifício novo aí, pois fazem uns 6 anos que não passo por Pinda!

Seria legal também se você montasse um thread que mostrasse o tour com o trenzinho de Pinda até Campos do Jordão, que tem paisagens belíssimas! Seria nosso "Tour do Chocolat" :lol:

Parabéns querida, ficou muito legal!! Abração!!

·
Rio de Janeiro
30,264 Posts
Déa, suas fotos ficaram ótimas, parabéns! :applause:

É claro que eu já tinha ouvido falar de Pinda, mas não me recordo se já tinha visto algumas fotos, creio que não. Achei a cidade bem simpática e muito tranquila, acertei? É uma cidade bem diferente de outras do interior de SP que tenho visto por aqui:)

Adorei as igrejas, mas as fotos que mais gostei foi do Colégio Alfredo Pujol, pois fiquei babando...rs

Agora espero a segunda parte do se 2º thread :)banana:) para comentar mais, ok? :eek:kay:

:kiss:

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Oh , Déa, fico grato em dedicar o thread também a mim !! :) :banana: :cheers:

E que lindo nome tem sua cidade : " Lugar onde o rio faz a curva" . :) E olha que a princesa do bosque deve ser você! :lol:

Adorei poder ver a sua cidade que tem tão bem preservados prédios como a escola estadual que realmente tem belas formas e que dá vontade de entrar lá dentro dela para ver se ela é tão bela por dentro quanto por fora.
Também adorei o obelisco. Que interessante ter a cidade dado a Dom pedro I uma guarda de honra que testemunhou os acontecimentos que culminaram na nossa Independência!
Hehe... adorei as casinhas dormindo " exceto a última". Você realmente tem muita sensibilidade poética! :) Se eu passar nesta rua , algum dia, quero ver se dormem ou se estão todas acordadas para me verem ali passar! :)
É impressão minha ou a gruta da cascata tem uma grade para esconder os mistérios que guarda ali dentro?
Gostei do Palacete 10 de julho. É bem altivo e imponente o que o torna digno de guardar a memória de uma cidade que teve como seus filhos gente tão ilustre como um "engenheiro da comissão Construtora de Belo Horizonte" :lol: . o governador Ciro Gomes e até mesmo a senhora que fez a versão da canção " Parabéns para você" em português! E isto sem citar as filhas ilustres vivas como Déa Eiko , grande poetisa que o Brasil ainda vai fazer uma estátua pra ela daqui a uns anos! :) Ou quem sabe vão expor seus cartões postais na casa mais com cara de casa de batian que houver nos arredores?:)
Adorei o trenzinho entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão! Um dia , ainda quero passear sobre os seus trilhos e ver de perto uma terra tão bucólica como esta onde até uma empresa de segurança tem a sede numa casinha tão charmosa!
E o que dizer da igreja que combina com o palacete? Parecem ter sido feitos um pro outro no estilo e nas cores! E , por ciúmes, até um prédio moderno reflete a imagem da igreja ( foto 32) para disputar , com o palacete , a atenção da igreja.
E que forma é aquela na foto 31? Lembraram-me árvores ou seriam trevos?
Enfim, sua cidade é uma graça e eu sairia cheio de sacolas do Bazar do Fundo social de solidariedade ( foto 40) , isto pelo pouco que vi exposto na janela. :)
Parabéns pelo seu segundo thread, Déa!

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Que legal, Déa!!!

Até que enfim você montou um thread de Pinda!!:banana:

Ficou bem legal, conheço a cidade e gosto bastante dela!!

Caramba...você fotografa bem melhor que eu!! Que vergonha..:eek:hno:

Gostei bastante! tem edifício novo aí, pois fazem uns 6 anos que não passo por Pinda!

Seria legal também se você montasse um thread que mostrasse o tour com o trenzinho de Pinda até Campos do Jordão, que tem paisagens belíssimas! Seria nosso "Tour do Chocolat" :lol:

Parabéns querida, ficou muito legal!! Abração!!
Endosso as palavras do Fourier e as transformo em " convocação sem direito a responder com um não! " Ok, então aguardamos o novo thread!! :lol:

·
instagram: t.l.rekarte
48,342 Posts
Não imaginava que a cidade fosse tão antiga
tem ate um patrimonio historico,embora isolado
gostei da igreja:yes:
legal as fotos,Déa:)

·
Rene Hass
4,331 Posts
Déa, parabéns pelo thread! :)

Se Pindamonhangaba fica no Vale do Parnaíba, eu já passei por aí algumas vezes. Mas nunca entrei na cidade, infelizmente. Como toda cidade do interior de São Paulo que eu já tive a oportunidade de conhecer pessoalmente e por fotos, Pindamonhangaba prisma pela organização e limpeza. Adorei os prédios neoclássicos. Vi que há bastante deles na cidade.

Gostei da “Gruta da Cascata”. Há um curso d’água natural ali ou ele foi criado para transformar aquelas pedras em cascata? Parece que havia uma neblinazinha básica no dia das fotos.

Aqui no RS não existem “coretos”. Pelo menos eu não lembro de ter visto um. Acho que existem alguns poucos, mas muito poucos, no interior. Por isso eu gosto de ver coretos. Mas esse aí está estranho. Acho que falta alguma coisa...

Tentei pronunciar “pindamonhagabenses” rapidamente e não consegui.

Que lindo o obelisco que parece estar na mesma praça onde está a gruta da cascata.

Gostei da estação de tem antiga e do mural de azulejos. Aqueles trens ainda funcionam?

Que linda a igreja sendo refletida no prédio com a fachada de vidro.

Gostei do skyscraper espelhado. A largura toda do prédio é a mesma largura do portão. Se não for o prédio mais estreito da cidade, é um deles.

Agora fico aguardando a 2ª página. Mas uma vez, parabéns! :eek:kay:

·
Moderator
33,710 Posts
Prédios históricos bem conservados e uma urbanização que parece ser boa, Pindamonhangaba passa uma ótima impressão. Belo thread, informativo e com ótimas fotos, parabéns, Déa. :)

·
10 anos de SSC
2,225 Posts
Que legal ver fotos de Pinda por aqui.

Apesar de ser do Vale conheço pouco da sua cidade, por isso quase tudo que você mostrou aqui é novidade pra mim.

As cidades do Vale preservam uma identidade em comum que vai além do rio e das serras. As construções antigas, praças, igrejas e algumas casinhas são muito parecidas nestas cidades.

Quero ver mais! Esperando pela segunda página.:colbert: :)

·
Registered
412 Posts
eu achei uma cidade de arquitetura bem original, digamos até diferente!
Mas pensei q fosse mais desenvolvida para ter 144.613 habitantes e ser em São Paulo, mas posso tá equivocado, afinal, essas foram as primeiras fotos que ví da cidade.
Vlw aew por compartilhar

·
Registered
29,825 Posts
8 Poste de iluminação.
Segundo Bete Guimarães, estes postes vieram do Rio de Janeiro, na época da construção do Aterro do Flamengo. Reciclagem é tudo...:)

Que poste mais lindo! E o pior de tudo, é que se eles vieram realmente do Rio de Janeiro, a cidade ficou sem ter como proceder cópias, porque não ficou um único remanecescente na Cidade Maravilhosa :eek:hno:

1 - 20 of 214 Posts