SkyscraperCity banner

1 - 20 of 127 Posts

·
Registered
Joined
·
14,600 Posts


Pinhão é uma freguesia portuguesa do concelho de Alijó, com 3,00 km² de área e 648 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 216 hab/km².

A vila situa-se na margem direita do rio Douro, sendo o centro da região demarcada do Vinho do Porto e o local onde estão localizadas várias quintas produtoras de vinho generoso.
A paisagem do Pinhão está classificada pela UNESCO como património cultural da humanidade.
A estação dos caminhos de ferro do Pinhão é conhecida pelos seus 24 painéis de azulejos, que retratam paisagens do Douro e aspectos das vindimas. Em tons de azul, os azulejos são da autoria de J. Oliveira e foram encomendados à fábrica Aleluia, de Aveiro, em 1937.
Foi a primeira freguesia do distrito de Vila Real a ter telefone, correio permanente, água canalizada e Casa do Povo.
Esta vila goza de uma localização privilegiada na margem direita do Rio Douro. O Pinhão é o centro da região demarcada do Vinho do Porto e o local onde estão localizadas as mais famosas "Quintas" produtoras de vinho do Porto. A vila do Pinhão recebe cerca de 400 mil turistas por ano.



https://pt.wikipedia.org/wiki/Pinhão_(Alijó)

http://www.cm-alijo.pt/pagina/72

Pinhão -- Março de 2017

1-N322-3



2-


3-Estação Ferroviária


4-Linha do Douro


5-


6-


7-
 

·
Registered
Joined
·
14,600 Posts
Discussion Starter #5
Belo passeio. A estação de Pinhão deve muito da sua beleza aos azulejos. Estão muito bem :yes:
Mas tirando o Hotel Vintage House, a marginal à beira rio e a estação, Pinhão é uma localidade (para a quantidade de turista que lá chegam) muitíssima mal aproveitada!!
 

·
Moderator
Joined
·
158,648 Posts
http://www.cm-alijo.pt/pagina/72

Esta localidade possui ao nível do património, uma Estação de Caminhos de Ferro ornamentada com azulejos datados de 1937 que foram encomendados à fábrica Aleluia, sendo dos mais belos de Portugal, constituido por 24 painéis com motivos vitivinícolas, documentando a labuta do trabalhos durienses.

A Ponte Rodoviária sobre o rio Douro projectada por Gustave Eiffel no século XIX, a Ponte Metálica Ferroviária, ponte sobre o rio Pinhão, a Igreja Matriz, Cruzeiro, Barco Rabelo, velhos solares, Quintas com visitas em veículos todo-terreno e sobretudo as paisagens durienses que convidam os turistas a visitas sazonais com especial realce para as vindimas e lagaradas.
 
1 - 20 of 127 Posts
Top