Skyscraper City Forum banner
1 - 19 of 19 Posts

·
Registered
856 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
São poucas fotos, com celular e com alguns poucos raios de sol que logo foram embora.. alias sol é coisa rara por essas bandas..

Alguns dados sobre a cidade:

Fundação: 20 de março de 1992 - Emancipou-se da Cidade de Piraquara
Área: 61,007 km² - O menor município do Paraná
Distância da Capital: 7 quilômetros
População: 117.166 hab. -- IBGE 2010
PIB: 2.447.206 - IBGE 2008 - 10° economia do Paraná e 177° do Brasil
IDH: 0,815 / Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000) - 2º melhor da Região Metropolitana
IFDM: 0,8250 - 5° PR 138° BR - FIRJAN 2010, Ano base 2007

·
Registered
1,829 Posts
Legal seu thread Idi!

Eu estive na cidade no dia da inauguração do Condor, almocei no Mc, dei uma andada pelo centro (praticamente em todos os lugares onde você tirou fotos), e fiquei surpreso! Pinhais definitivamente não é mais a mesma cidade onde eu morei há 9 anos atrás.

Vi muitas casas bonitas recém-construídas, os prédios saindo, o Mc lotado de gente (loja muito bonita por sinal) e fui a pé até o Condor, pra ver como ficou - bem amplo, gostei da loja. E agora a cidade vai ganhar as duas concessionárias. Por acaso, vc sabe onde elas serão construídas?

Parabéns pelo thread!

·
CWB
8,573 Posts
Sempre tive curiosidade de conhecer Pinhais, achei bonitinha. A cidade é mais como um dormitório mesmo ou tem sua "vida própria"? Por ser colada em Curitiba parece ser uma continuação da capital, como se fosse um bairro.

·
Registered
1,866 Posts
Ao lado de SJP, Pinhais é a cidade da RM mais semelhante a Curitiba...pelo fato de ser conurbada, parece muito com um bairro destes mais afastados do centro e independentes como Santa Felicidade ou Boqueirão. A urbanização é boa e o crescimento está acelerado nos últimos anos.

Tem tudo pra ficar cada vez melhor e acho até que as construtoras estão demorando pra enxergar o potencial: o deslocamento do centro da cidade até o centro de Curitiba é mais rápido do que em muitos bairros da capital!

·
Registered
17,022 Posts
Geralmente os threads do Idi são nota 10 mas esse (fotos de celular?) fica devendo... Pinhais tá ficando uma belezinha, muitos empreendimentos comerciais tem sido lançados e há um ar de dinamismo, de progresso pelas bandas de Pinhais que tá muito legal. Falta ver os bairros como andam, mas sem dúvida o "centro" está ficando legal.

·
Registered
856 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Geralmente os threads do Idi são nota 10 mas esse (fotos de celular?) fica devendo... Pinhais tá ficando uma belezinha, muitos empreendimentos comerciais tem sido lançados e há um ar de dinamismo, de progresso pelas bandas de Pinhais que tá muito legal. Falta ver os bairros como andam, mas sem dúvida o "centro" está ficando legal.
Cara, ando totalmente sem tempo.. Trabalho, faculdade.. Ontem tirei essas fotos enquanto aguardava a lavagem do meu carro.. Talvez nas férias sobre um tempinho pra tirar umas fotos mais legais. Os bairros estão irreconhecíveis pra quem conheceu a cidade a alguns anos, alguns estão ficando muito bons.. A cidade tem tudo pra se tornar umas das melhores do Paraná, é destaque em vários índices, IDH, emprego, educação e saneamento.

·
Registered
856 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Gostei de Pinhais, parece ser limpa e agradável..

Quantos habitantes tem?
Alguns dados sobre a cidade:

Fundação: 20 de março de 1992 - Emancipou-se da Cidade de Piraquara
Área: 61,007 km² - O menor município do Paraná
Distância da Capital: 7 quilômetros
População: 117.166 hab. -- IBGE 2010
PIB: 2.447.206 - IBGE 2008 - 10° economia do Paraná e 177° do Brasil
IDH: 0,815 / Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000) - 2º melhor da Região Metropolitana
IFDM: 0,8250 - 5° PR 138° BR - FIRJAN 2010, Ano base 2007

·
Registered
1,829 Posts
Os bairros na saída para Piraquara como o Privê, Vila Amélia, Vila Maria Antonieta estão irreconhecíveis, a melhora no urbanismo foi bem significativa. Sem contar outros bairros como Alto Tarumã, Atuba, Pineville, que apresentam bom urbanismo, o Condor mesmo, se instalou em um bairro fora do centro, que está melhorando bastante.

É bom saber que a cidade está avançando e se definindo. Acho Pinhais muito "apagada", assim como outras da RM Curitiba. Sei que são cidades de rm e na maior parte extensões de Curitiba, mas ainda acho que falta algo.

Sempre tive curiosidade de conhecer Pinhais, achei bonitinha. A cidade é mais como um dormitório mesmo ou tem sua "vida própria"? Por ser colada em Curitiba parece ser uma continuação da capital, como se fosse um bairro.
Realmente, não é fácil ser vizinha de Curitiba, a capital "ofusca" o brilho das cidades vizinhas, pois SJP, Araucária, Pinhais e Campo Largo estão entre as maiores cidades do estado e são menos famosas que as cidades do interior do mesmo porte, ou até mesmo menores.
SJP possui vida própria, a relação dela com Curitiba é mais de troca, cooperação do que dependência. As outras estão seguindo para o mesmo caminho. Pinhais ainda é muito dependente de Curitiba pela proximidade, está totalmente mergulhada na dinâmica da capital. Quando alguém de Pinhais diz que vai ao centro, por exemplo, e por que vai ao centro de Curitiba, não ao da cidade. Porém, a classe média e média alta estão a descobrindo. Além dos condomínios de alto padrão como o Alphaville e o Pine Woods, Field, etc., a cidade possui bons bairros e o comércio está crescendo e se sofisticando, diminuindo a dependência de Ctba neste setor.
Vale ressaltar que Pinhais é uma cidade industrial também, o ramo de tecnologia, em especial de automação, é bem forte, com várias pequenas e médias empresas, além das indústrias de plásticos, metalúrgicas, fósforos... indústrias estas que não podem ter o mesmo porte e não podem poluir como as grandes de SJP e Araucária, pela limitação espacial e ambiental (APA do Iraí).
O IDH era o segundo da RMC em 2000, apresenta o terceiro PIB da região e um dos maiores Pib per capita.

·
Registered
8,856 Posts
Lembro muito pouco de Pinhais, por isso sempre tenho curiosidade de saber como ela é. Estive nesta cidade (e dormi também) em 2003, pois o marido da minha tia, que é de Curitiba, morava aí.
Certamente muita coisa mudou de lá pra cá, mesmo que eu não saiba diferenciar o que mudou. hehe
Outra cidade da RM de CTBA que gostaria de ver é Bocaiúva do Sul, onde passei por ela também naquele mesmo ano. :)

·
Non Dvcor Dvco
10,211 Posts
Muito bonita essa cidade, lindo demais as araucárias, as avenidas bem largas, tem cara de cidade industrial. Parece que fica a 4km de Curitiba. Tirando a rede aérea que é um pouco horrenda, está de parabéns.

·
Registered
15,980 Posts
Apesar de serem de celular, as fotos dão um bom aspecto a Pinhais. A cidade está crescendo bastante, morava bem na divisa com Curitiba (no lado curitibano). Sempre bom rever as vizinhanças por aqui.

Parabéns, idi!

·
Registered
856 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Que cidade limpa e bonita! Parabéns pelo Thread.
Wlw, o aspecto da cidade está muito melhor que a poucos anos atrás, mas há muito o que melhorar em sua infraestrutura, principalmente calcadas e mobiliário urbano. Outro problema da cidade são os vazios urbanos em pleno centro.

Muito bonita essa cidade, lindo demais as araucárias, as avenidas bem largas, tem cara de cidade industrial. Parece que fica a 4km de Curitiba. Tirando a rede aérea que é um pouco horrenda, está de parabéns.
A divisa fica a 7 km do centro de Curitiba, praticamente em linha reta. Realmente a fiação prejudica muito, as grandes avenidas da cidade mereciam um atenção maior por parte da prefeitura.

Lembro muito pouco de Pinhais, por isso sempre tenho curiosidade de saber como ela é. Estive nesta cidade (e dormi também) em 2003, pois o marido da minha tia, que é de Curitiba, morava aí.
Certamente muita coisa mudou de lá pra cá, mesmo que eu não saiba diferenciar o que mudou. hehe
Outra cidade da RM de CTBA que gostaria de ver é Bocaiúva do Sul, onde passei por ela também naquele mesmo ano. :)
Realmente muita coisa mudou, e pra muito melhor. Há alguns anos era possível contar nos dedos as ruas asfaltadas.

·
Curitiba/Porto Alegre
8,873 Posts
Bem legal Idi...Pinhais tem muito a crescer ainda, tem um ótimo urbanismo. Eu trabalhei para a Sigel uns tempos, na Salgado Filho. Bons tempos, sempre almoçava num shopping alí para cima, era muito bom.

1 - 19 of 19 Posts