SkyscraperCity banner

1 - 20 of 32 Posts

·
.
8,637 Posts
Discussion Starter #1
PIRATINI

HISTÓRIA

A história do município de Piratini remonta a 1777, quando os primeiros militares portugueses instalaram-se às margens do rio Piratinim. Já em 1789 vieram 48 casais das ilhas dos Açores para, naquelas terras, residir e trabalhar. Entre 1819 e 1824 os prédios mais significativos foram construídos, incluindo solares e sobrados.

A tradição guerreira da cidade iniciou-se já em 1827, quando muitos habitantes da Freguesia tomaram parte na campanha da Cisplatina. Por ocasião da Revolução Farroupilha, em 8 de outubro de 1835, a vila foi ocupada pelos Farrapos. Devido à posição estratégica da cidade e à simpatia com que os habitantes receberam os guerreiros, Piratini foi escolhida como centro das operações.

Em menos de um ano, no dia 11 de setembro de 1836, é proclamada a República Rio-Grandense, sendo Bento Gonçalves da Silva eleito presidente, embora recolhido na prisão. Em 10 de novembro do mesmo ano Piratini foi eleita capital da novel República e em 1837 elevada à categoria de cidade. Nos anos que sucederam a população nunca abandonou os princípios republicanos, unindo-se aos combates pela causa.

TURISMO

O município, com 23 prédios tombados em esfera municipal, estadual ou federal, tem um conservado conjunto de construções da primeira metade do séc. XIX. As valiosas edificações reunidas no centro histórico de Piratini, não apenas pelo seu valor arquitetônico, mas também histórico, são testemunhas da Revolução Farroupilha, marco na História do Rio Grande do Sul e de significativa importância na História do Brasil, no período das regências.

Sede da Capital da República Riograndense, muitos dos seus prédios foram utilizados como moradia pelos líderes da Revolução ou abrigaram diversos órgãos, como a casa de Bento Gonçalves e a casa de Garibaldi – atual Secretaria da Cultura e Turismo de Piratini.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

Fonte: http://www.turismopiratini.com.br (um site muito bem feito, btw)

·
Dando um tempo.
15,925 Posts
^^

Adorei a casa da foto 14. A igreja da foto 4 também é bem singular.

Piratini é bem "famosinha", até pelo papel que desempenhou na Revolução Farroupilha (Capital da República Rio-Grandense) como bem destacaste, mas mesmo assim, seu patrimônio histórico me surpreendeu.

Acho que é o primeiro tópico dela no SSC, não?

·
Dando um tempo.
15,925 Posts
^^

Hm, deu pra ver que a Igreja e a construção da foto 1 tiveram uma pintura pelo menos. Legal fazer essa comparação das fotos de 2006 (que já deviam ser de períodos anteriores) com essas mais modernas.

E deu pra ver que um monte de forista já naquela época não gostava de arquitetura colonial portuguesa hehe Eu pelo menos adoro: elas são tão raras e exóticas por aqui e o colorido delas me agrada muito.

·
Registered
5,881 Posts
Belo patrimônio arquitetônico, muito bem conservado. O calçamento em pdra acrescenta ainda mais charme à cidade. Parece bem pacata. Merece ser mais divulgada. Muito mais bela essa arquitetura que os fakes alemães de Gramado, por exemplo.

·
Dando um tempo.
15,925 Posts
Eu, particularmente, acho uma ignorância "não gostar de 'arquitetura colonial portuguesa'". Boa arquitetura independe de estilo arquitetônico. Pode preferir um estilo ao outro, mas não gostar...? Pfff... =P

Pois é. Olha a foto 14.

Cor azul clara. Uma simpática escadinha no meio do passeio público com abertura dos dois lados. Os detalhes da porta e janelas, aquelas estruturas nas laterais, aquela "cerquinha" na parte superior (não sei o nome; sei que tem a ver com eira e beira :laugh:).

Como não gostar de uma coisa tão bela? Pena que a porta da garagem ao lado, em madeira, destoe tanto do conjunto.

·
Banned
3,625 Posts
A não ser pela foto 22, poderia dizer que é uma cidade cinematográfica ou fantasma :lol:

Thread tá bonitinho. Parabéns, farrapo :B

·
Registered
1,504 Posts
Putz, que fotos bem tiradas! Que achado, hein.
A cidade anda investindo bastante em turismo pelo jeito. Me parece que todos os prédios históricos estão bem cuidados, sem descaracterizações significativas, com cores discretas e sem poluição visual. Isso é raro nas cidades históricas dessa região.

·
Registered
13,707 Posts
Muito bom Farrapo. Sempre prestigio teus threads, e esse de Piratini não seria diferente, pois queria ver fotos atuais da cidade. Me pareceu bastante limpa, bem cuidada, e bastante parada - praticamente uma cidade cenográfica.

Adoro vielas de cidades históricas, como as das fotos 5 e 18. A Igreja também é bem simpática. A qualidade das fotos está muito boa.

Enfim, um lugar com uma história e tanto, tendo sido já "capital de um país". hehehe

·
Rene Hass
4,331 Posts
Não conheço Piratini ainda. Pelas fotos, é uma cidade bem do jeito que eu gosto e com construções bem características da metade sul do RS. Prédios antigos e bem conservados. Ruas de pedras e tudo muito limpo, demonstrando o capricho dos seus moradores.

Preciso ir urgente fazer um passeio grande pela metade do sul do nosso estado e fazer um levantamento fotográfico de tudo. Ah se fosse mais pertinho daqui!!! Excelente registro, Farrapo! :applause:

·
Banned
9,176 Posts
Baita potencial turístico desprezado. Não basta manter o patrimônio histórico. É preciso investir em acesso, rede hoteleira, infraestrutura, divulgação....do contrário belos patrimônios como este serão resumidos a algumas fotos e interjeições de espanto e admiração, tipo - Ah! que lindo!

·
Longe demais das Capitais
10,144 Posts
Otimo thread, Farrapo !

Bom ver Piratini por aqui.

Vi na TV que finalmente estao investindo em turismo. Tao dando cartilhas pra populacao , pra que os moradores entendam onde eles estao, etc.

Eh interessante esse tipo de turismo em lugares onde aconteceram fatos marcantes. Sei de outros exemplos pais afora, e eh muito tri.

Pena que Piratini seja tao "longe" de Porto Alegre. Nao me animo fazer essas viagens longas pra ver uma coisa so. Eh diferente do que ir pra serra, por exemplo, que tem atracoes de mil tipos por todinha ela.

Eh o mesmo motivo pelo qual nunca fui conhecer as colossais Missoes. Gosteria muito de conhecer, mas eh uma viagem longuissima, onde pelo menos a estrada poderia ter atracoes pelo caminho, mas tambem nao tem.

·
.
8,637 Posts
Discussion Starter #20
Valeu a todos pelos comentários!

Pois é. Olha a foto 14.

Cor azul clara. Uma simpática escadinha no meio do passeio público com abertura dos dois lados. Os detalhes da porta e janelas, aquelas estruturas nas laterais, aquela "cerquinha" na parte superior (não sei o nome; sei que tem a ver com eira e beira :laugh:).

Como não gostar de uma coisa tão bela? Pena que a porta da garagem ao lado, em madeira, destoe tanto do conjunto.
A "cerquinha" que tu diz se chama platibanda. Nesse caso, é uma platibanda balaustrada (cada "cerquinha" é um balaustre). =P

Não conheço Piratini ainda. Pelas fotos, é uma cidade bem do jeito que eu gosto e com construções bem características da metade sul do RS. Prédios antigos e bem conservados. Ruas de pedras e tudo muito limpo, demonstrando o capricho dos seus moradores.

Preciso ir urgente fazer um passeio grande pela metade do sul do nosso estado e fazer um levantamento fotográfico de tudo. Ah se fosse mais pertinho daqui!!! Excelente registro, Farrapo! :applause:
Vai ser longo esse passeio, hein... Uruguaiana, Santa Maria, Bagé, Pelotas, Rio Grande... É muita estrada, heheh... =X

Ah, só pra deixar claro que essas fotos não são minhas, foram encontradas no site que deixei link no final do primeiro post.

Otimo thread, Farrapo !

Bom ver Piratini por aqui.

Vi na TV que finalmente estao investindo em turismo. Tao dando cartilhas pra populacao , pra que os moradores entendam onde eles estao, etc.

Eh interessante esse tipo de turismo em lugares onde aconteceram fatos marcantes. Sei de outros exemplos pais afora, e eh muito tri.

Pena que Piratini seja tao "longe" de Porto Alegre. Nao me animo fazer essas viagens longas pra ver uma coisa so. Eh diferente do que ir pra serra, por exemplo, que tem atracoes de mil tipos por todinha ela.

Eh o mesmo motivo pelo qual nunca fui conhecer as colossais Missoes. Gosteria muito de conhecer, mas eh uma viagem longuissima, onde pelo menos a estrada poderia ter atracoes pelo caminho, mas tambem nao tem.
Compreensível... Tenho vontade de ir a São Miguel das Missões, mas me deslocar até lá "só pra isso" bate uma preguiça. Tive a chance quando fui a Cruz Alta, mas acabou não dando tempo.

Quanto a Piratini, eu até hoje não conheço a cidade pessoalmente, apesar de Pelotas ficar a mais ou menos 1 hora de lá. Agora morando em Porto Alegre, é bem improvável que isso aconteça algum dia, ao menos a curto prazo...

1 - 20 of 32 Posts