A partir de Setembro poder-se-á praticar esqui na pista sintética da Amadora
Fonte: Público, 05-08-2009
O parque junto ao Continente tem duas pistas para esqui e snowboard, uma pista de skate e um ringue de patinagem
A partir de Setembro, quem quiser praticar esqui ou snowboard já não precisa de ir à serra da Estrela ou a um destino mais longínquo além-fronteiras, se se contentar com uma proposta agora feita para a prática da modalidade. Aos amantes destes desportos, ou simples curiosos, bastará dirigirem-se ao Ski-Skate Amadora Parque, no Alto da Damaia, desembolsarem três euros pela entrada no espaço, mais dez euros pelo aluguer do equipamento e outro tanto, se quiserem ter aulas antes de se aventurarem na descida pela pista sintética.
Depois de ter sido anunciada para Dezembro de 2007 e depois adiada para Março de 2008, a inauguração do equipamento está agora prevista para dia 12 de Setembro, no âmbito das Festas da Cidade da Amadora. Esta data foi anunciada ao PÚBLICO pelo vereador Gabriel Oliveira, que garantiu que o parque está praticamente concluído, faltando apenas instalar a tenda reservada aos serviços de apoio e o restaurante.
O autarca justificou os atrasos na abertura com o facto de se tratar de "uma solução completamente nova", que implicou o recurso a tecnologias inexistentes em Portugal, nomeadamente ao nível do tapete que cobre a pista de aprendizagem, com 50 metros de comprimento por 25 metros de largura, e a segunda pista, com 170 por 16 metros.
Trata-se, como explica Gabriel Oliveira, de "um tapete sintético branco", ou "uma espécie de alcatifa", com pulverizadores que vão lançando a água que permite aos utilizadores deslizarem e terem "a sensação" de que estão sobre a neve.
O vereador estima que este equipamento, instalado quase em frente ao Continente da Amadora, venha a ser utilizado anualmente por cerca de 150 mil pessoas. Para tal, acredita, contribuirá o facto de ser o único local no país, além da serra da Estrela, aberto à prática de esqui e snowboard, o que poderá ser feito "365 dias por ano", até mesmo "em fato de banho".
O Ski-Skate Amadora Parque vai ser explorado pelo Radical Skate Clube, cuja porta-voz adiantou ao PÚBLICO que entrar no parque custará três euros, acrescidos de dez euros pelo aluguer de equipamento, mais 15 euros se se pretender uma aula de grupo e um valor superior ainda a determinar para uma aula individual. Pelo menos numa fase inicial, o parque, que inclui ainda uma pista de skate e um ringue de patinagem, deverá encerrar à segunda-feira, funcionando entre as 10h e as 21h no Verão e entre as 10h e as 20h no Inverno. Nos dias úteis, parte do horário estará reservado para escolas e ateliês de tempos livres que, garante Dulce Pereira, já começaram a fazer marcações.
A responsável, que será uma das gestoras do espaço, diz que a montagem da tenda onde funcionarão os serviços de apoio deverá arrancar a 15 de Agosto, e a estrutura do restaurante (de fixações rápidas como um restaurante de praia) uma semana antes. Por concluir está também o estabelecimento de parcerias com um conjunto de empresas, no sentido de estas oferecerem as entradas aos estudantes da Amadora, ou de objectos recicláveis poderem ser trocados por ingressos.
O grosso de investimento do Ski-Skate Amadora Parque, a rondar os 500 mil euros, foi assumido pela empresa Pimenta & Rendeiro, no quadro da urbanização da zona envolvente, tendo a autarquia assumido os custos da criação de lugares de estacionamento e de ligações pedonais a parques já existentes naquela área.