Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 25 Posts

·
Registered
8,856 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Meu primeiro thread criado em 2018 será dedicado à cidade paranaense de Pitanga, terra da forista Diana (Dih.Ptga).
As fotos foram tiradas nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2017, com a companhia da Dih, do forista Paulo (geógrafo_pp) de Martinópolis-SP e do nosso amigo Murilo, um "quase forista não-praticante", de Santo Anastácio-SP.
Pitanga é uma cidade de 32.015 habitantes, segundo o IBGE/2017, localizada bem no centro do estado do Paraná (razão do título no thread). É uma cidade muito agradável para se conhecer!
Vamos às imagens!

Localização de Pitanga

Pitanga-PR
by Lucas Souza, no Flickr

Uma reportagem descontraída sobre Pitanga

Vista da cidade para quem chega pela PR-466

1

Pitanga-PR

2

Pitanga-PR

3

Pitanga-PR

4

Pitanga-PR

Silos da Coamo (de Campo Mourão), uma das primeiras coisas que se vê ao chegar em Pitanga

5

Pitanga-PR

Portal, em outra entrada da cidade

6

Pitanga-PR

Já apresentando as distâncias de Pitanga, na PR-466

7

Pitanga-PR

8

Pitanga-PR

Igreja Matriz de Sant'Ana e praça

9

Pitanga-PR

10

Pitanga-PR

11

Pitanga-PR

12

Pitanga-PR

13

Pitanga-PR

14

Pitanga-PR

15

Pitanga-PR

O único edificio alto de Pitanga

16

Pitanga-PR

Igreja Ucraniana Nossa Senhora da Glória, que se destaca mais nas paisagens que a própria igreja matriz

17

Pitanga-PR

18

Pitanga-PR

19

Pitanga-PR

20

Pitanga-PR

Vistas de morros próximos da cidade

21

Pitanga-PR

22

Pitanga-PR

Dando um giro pela city

23

Pitanga-PR

24

Pitanga-PR

25

Pitanga-PR

26

Pitanga-PR

27

Pitanga-PR

28

Pitanga-PR

29

Pitanga-PR

30

Pitanga-PR

31

Pitanga-PR

32

Pitanga-PR

33

Pitanga-PR

34

Pitanga-PR

35

Pitanga-PR

36

Pitanga-PR

37

Pitanga-PR

38

Pitanga-PR

39

Pitanga-PR

40

Pitanga-PR

:angel:

41

Pitanga-PR

42

Pitanga-PR

43

Pitanga-PR

44

Pitanga-PR

45

Pitanga-PR

46

Pitanga-PR

47

Pitanga-PR

48

Pitanga-PR

49

Pitanga-PR

50

Pitanga-PR

51

Pitanga-PR

A famosa Praça do Redondo, onde conversamos e tocamos violão (ok, quem tocou foi o Murilo)

51

Pitanga-PR

52

Pitanga-PR

Vista do centro a partir da Praça

53

Pitanga-PR

54

Pitanga-PR

Terminal Rodoviário

55

Pitanga-PR

Galeria comercial

56

Pitanga-PR

Igreja Luterana

57

Pitanga-PR

Parque do Lago

58

Pitanga-PR

59

Pitanga-PR

60

Pitanga-PR

61

Pitanga-PR

62

Pitanga-PR

63

Pitanga-PR

64

Pitanga-PR

65

Pitanga-PR

Centro de Eventos

66

Pitanga-PR

Mata dentro da cidade

67

Pitanga-PR

68

Pitanga-PR

Não podia faltar, o Marco Geodésico do Centro do Paraná (foto garimpada daqui do fórum, de autoria da Dih.Ptga)

69

:hi:

70

Pitanga-PR

·
Registered
937 Posts
É tão bom ver Pitanga pelas lentes de outra pessoa. Uma forma diferente de enxergar a cidade...amei os ângulos :heart:

Foi um prazer receber você, o Paulo e o Murilo aqui na minha humilde terrinha. Sempre que quiserem retornar estarei aqui disponível para um passeio, uma pizza no centro e uma boa musica na praça do redondo rsrs. Meus garotos :heart:

Lindo thread, Lu. Pitanga ficou realmente "jeitosona" nas suas fotos. Beijoo

·
Registered
834 Posts
Nossa, que surpresa! Sou pitanguense, morei lá até 2009, conheço bastante a Dih, inclusive fui veterano dela na faculdade, eu estava no último ano de geo e ela no primeiro. rsrs. Também pesquisei a formação sócio-espacial de Pitanga no meu mestrado, e estou continuando no doutorado, então eu piro quando vejo qualquer coisa sobre o município. :banana:

Essas fotos são tiradas daquele primeiro morro visto do Parque do Lago, elas são de outubro de 2015.

As fotos são todas de minha autoria.

·
res severa, verum gaudium
de volta ao porco fumo
8,796 Posts
É uma típica cidade paranaense: bairros residenciais de paralelepípedo basáltico bem arborizados e organizados, parques enormes com lagos e centros de eventos, praças centrais arborizadas na medida certa, mas uma certa aridez nas principais ruas comerciais.

A cidade parece sofrer bastante com a umidade nos prédios. Sei que Pitanga é conhecida por ser bem fria.

Belo thread!

·
Old Miracatiba
6,254 Posts
Muito legal a cidade, tem umas ruas largas, né?!!!. Mora nela uma guria muita da gente boa e que eu estou devendo uma visita.
Parabéns Lucão pela fotos. Mandou super bem. Obrigado por postar, querido!

É sobre o prédio, gosto dele com as cores originais. Haha

·
Registered
7,427 Posts
Também sinto falta da Dih, do Kevo, do Eduardo Azul, Jeptan (e vários outros foristas amigáveis) e dos threads do Lucas aqui no SSC.

Sobre Pitanga, ela fica bem no centro do PR e, com exceção de Guarapuava, ela fica meio distante das outras cidades polos do PR.

Ela possui características das cidades do sul do Paraná como por exemplo: Parece ser bem fria, com belos lagos, praças e igrejas ucranianas.

Infelizmente eu não conheço o centro do PR.

Gostei muito do Thread e da cidade também.

·
Jeito de Mato
20,875 Posts
Ficaram lindas as fotos Lucas, que bom que saiu o thread, vim aqui prestigiar o trabalho de vocês migo. :cheers: :)

Ainda pretendo conhecer a simpática Pitanga, Diana sua cidade é linda, não havia visto muitas fotos ainda dela, gostei por demais!

A Igreja Ucraniana Nossa Senhora da Glória me impressionou positivamente, sou um admirador de igrejas!

Gente e esses ipês adornando as vias da cidade, um charme.

Araucárias, quero uma no meu quintal! rs :drool:

·
Registered
8,856 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Muita linda e agradável a cidade de Pitanga!!Parabéns pelas fotos Lucas!!
Obrigado, cassiano. Pitanga é linda e agradável mesmo. :)

Bela cidade.
Obs: Tenho sentido falta da Dih por aqui.
Estou participando pouco aqui há quase um ano. As coisas estão um pouco (muito) corridas pra mim. Mas não poderia deixar de conferir esse belo trabalho do forista e amigo Lucas.

Fico feliz que sentiu minha falta, Jeptan. Abraço
Bonita cidade. Gosto de Pitanga. Saudades da Dih, ta sumida.
Ela nos abandonou.:cry:

:D

É tão bom ver Pitanga pelas lentes de outra pessoa. Uma forma diferente de enxergar a cidade...amei os ângulos :heart:

Foi um prazer receber você, o Paulo e o Murilo aqui na minha humilde terrinha. Sempre que quiserem retornar estarei aqui disponível para um passeio, uma pizza no centro e uma boa musica na praça do redondo rsrs. Meus garotos :heart:

Lindo thread, Lu. Pitanga ficou realmente "jeitosona" nas suas fotos. Beijoo
Muito obrigado pela sua recepção, Dih. Você fez o cartão de visita para nós! Espero voltar aí em breve, quem sabe no plural. :)

A cidade da Dih, a mais ilustre (e querida) pitanguense.

Muito bonitas as fotos, parabéns.
É a Dih ali na foto 8 pedindo carona?
Hahaha, exatamente.

Nossa, que surpresa! Sou pitanguense, morei lá até 2009, conheço bastante a Dih, inclusive fui veterano dela na faculdade, eu estava no último ano de geo e ela no primeiro. rsrs. Também pesquisei a formação sócio-espacial de Pitanga no meu mestrado, e estou continuando no doutorado, então eu piro quando vejo qualquer coisa sobre o município. :banana:

Essas fotos são tiradas daquele primeiro morro visto do Parque do Lago, elas são de outubro de 2015.

[imagens]

As fotos são todas de minha autoria.
Ah, esqueci, parabéns pelo thread, está ótimo, foi muito bom ver Pitanga novamente aqui. :D
Muito obrigado, Kevo. Lembro de fotos suas aqui no fórum há anos atrás. Fico feliz que as minhas também tenham servido para retratar a cidade de Pitanga.
Suas fotos ficaram perfeitas!

É uma típica cidade paranaense: bairros residenciais de paralelepípedo basáltico bem arborizados e organizados, parques enormes com lagos e centros de eventos, praças centrais arborizadas na medida certa, mas uma certa aridez nas principais ruas comerciais.

A cidade parece sofrer bastante com a umidade nos prédios. Sei que Pitanga é conhecida por ser bem fria.

Belo thread!
Pitanga tem uma notável diferença com as cidades que conheço do Norte Central e Noroeste do Paraná. É muito interessante esta identidade.

Sobre o clima, notei que lá estava fresquinho em pleno setembro. hehe

Valeu Lucas, VC mostrou como Pitanga e uma cidade Bonita com ruas agradaveis, gusto muito do relevo e das paisagens Dessa regiao paranaense.
Muito linda a região de Pitanga, eduardo. :eek:kay:

Muito legal a cidade, tem umas ruas largas, né?!!!. Mora nela uma guria muita da gente boa e que eu estou devendo uma visita.
Parabéns Lucão pela fotos. Mandou super bem. Obrigado por postar, querido!

É sobre o prédio, gosto dele com as cores originais. Haha
Podemos visitar juntos, Noc. Vamos? :D

Também sinto falta da Dih, do Kevo, do Eduardo Azul, Jeptan (e vários outros foristas amigáveis) e dos threads do Lucas aqui no SSC.

Sobre Pitanga, ela fica bem no centro do PR e, com exceção de Guarapuava, ela fica meio distante das outras cidades polos do PR.

Ela possui características das cidades do sul do Paraná como por exemplo: Parece ser bem fria, com belos lagos, praças e igrejas ucranianas.

Infelizmente eu não conheço o centro do PR.

Gostei muito do Thread e da cidade também.
Vale a pena descer o mapa, Pioneiro. Outra cidade boa daquela região é Ivaiporã.

Estou tentando voltar na ativa com novos threads.
Obrigado. :eek:kay:

Ficaram lindas as fotos Lucas, que bom que saiu o thread, vim aqui prestigiar o trabalho de vocês migo. :cheers: :)

Ainda pretendo conhecer a simpática Pitanga, Diana sua cidade é linda, não havia visto muitas fotos ainda dela, gostei por demais!

A Igreja Ucraniana Nossa Senhora da Glória me impressionou positivamente, sou um admirador de igrejas!

Gente e esses ipês adornando as vias da cidade, um charme.

Araucárias, quero uma no meu quintal! rs :drool:
Vamos você, Noc e eu? :D

Valew, Michael. :)

Muito bonitinha a cidade, gostei da igreja!
A igreja ucraniana é linda mesmo, Tiozão. Na prática acaba sendo como uma matriz para a cidade.

·
Registered
8,856 Posts
Discussion Starter · #20 ·
O prédio mais famoso da região central do Paraná vai deixar as cores caramelo e marrom por tons de cinza. A reforma já está quase concluída

Foto de Rozana Tchornobay
O prédio vai ficar bonito e com cara de novo, embora a cor antiga relembre quando eu estive aí, hehe

um "quase forista não-praticante", de Santo Anastácio-SP.

hahahaha ótimo isso, forista nao-praticante
hahaha é que ele é fotógrafo e também gosta de fotografar cidades. Às vezes ele vê o fórum, mas não é cadastrado.

1 - 20 of 25 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.