SkyscraperCity banner

1 - 20 of 147 Posts

·
Registered
Joined
·
1,602 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Hoje, 19 de Agosto de 2009 Planaltina-DF completa 150 anos!!
:banana::banana::banana::banana:


PARTE I
Devido a quantidade de fotos, as dividi em 2 posts... posto o segundo na próxima folha, ok!?
Parte II em: http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=41576906&postcount=22

*



Planaltina é uma das regiões administrativas do Distrito Federal (RA VI).
É considerada a cidade mãe de Brasília por já existir na região onde seria instalada a futura capital. Tem atualmente 1534 km² e conta com aproximadamente 234 mil habitantes, segundo dados de 2005. Limites: Sobradinho-DF, Formosa-GO, Planaltina-GO e Paranoá.
Distância aproximada de Brasília: 38 km

[1] Mapa de Planaltina


A localização dos bairros segue o esquema abaixo:


Mapa em resolução maior em: http://www.planaltina.df.gov.br/sites/200/207/download/PlanaltinaMapa.pdf

[2]Foto do GE mostrando a localização de Planaltina em relação a BSB


[3]Detalhe da cidade


História
A partir da primeira metade do século XVIII, inicia-se a exploração das minas de ouro e esmeralda e o povoamento do interior de Goiás pelos bandeirantes, desde então essa região passa a ser freqüentada como ponto de passagem da estrada real, utilizada para o escoamento de ouro e arrecadação de dízimos territoriais à coroa.
Os documentos existentes não indicam a data exata da fundação de Planaltina, embora acredita-se que seja 1790.
Segundo a tradição oral, o primeiro nome do povoado foi Mestre D'armas, devido ao fato de que na região se instalara um ferreiro, perito na arte de concertar e manejar armas que recebeu o título de Mestre, expressão que passou a identificar o local.
Atribui-se, entretanto, a fundação do núcleo em que se originou Planaltina a José Gomes Rabelo, fazendeiro que se transferiu da então Capital da Província de Goiás para a Lagoa Bonita, estendendo posteriormente suas posses até à morada do "Mestre D'armas" . Construíram uma Capela de Taipa, em pagamento de voto feito a São Sebastião, para se livrarem de uma epidemia que os atacava na época. Dona Marta Carlos Alarcão encomendou de Portugal, uma imagem do Santo, trabalhada em madeira, para ser colocada na capela, sendo mais tarde substituída por outra maior, ao ampliarem a construção. A atual Igreja de São Sebastião conserva até hoje as mesmas características da sua criação.

[4]Praça de São Sebastião

Fonte: Administração Regional de Planaltina-DF

[5] Igrejinha de São Sebastião

Fonte: Administração Regional de Planaltina-DF


O território onde se situava "Mestre D'armas" pertenceu, de início, à Vila de Santa Luzia, hoje Luziânia, tendo-se transferido para o julgado de couros (Formosa) em 20 de junho de 1837. Sucessivas anexações e desanexações ocorreram, a partir de então, provocadas por manifestações da população local, levando o povoado a pertencer, de acordo com as preferências do poder dominante, ora a Vila de Santa Luzia, ora a Vila de Formosa.
Em 19 de agosto de 1859 pela Lei nº 03 da Assembléia Provincial de Goiás, criou-se o Distrito de Mestre D'armas, nos termos da Lei ficou pertencendo ao município de Formosa. Esta mais tarde passou a ser a data oficial da fundação da Cidade de Planaltina, nos termos do disposto no artigo 2º do Decreto "N" nº 571, de 19 de janeiro de 1967.
Em 1891, o Arraial de São Sebastião de Mestre D'armas é elevado à categoria de Vila por decreto do Presidente da província, Antônio de Faria Albernaz, desmembrando-se de Formosa.
Em 1892 instala-se a Vila, após a doação de casas para estabelecimento da intendência, cadeia pública e escolas. Neste mesmo ano, acontece um fato que ligará definitivamente a história de Planaltina à de Brasília. Trata-se da vinda da Comissão Cruls que realizou os primeiros estudos para implantação da futura Capital Federal do Planalto Central. A Comissão era composta por astrônomos, médicos, farmacêuticos, geólogos, botânicos, etc. Como resultado de seu trabalho, foi demarcada a região do quadrilátero de 14.400 Km² onde se construiria a nova Capital, bem como se produziu um relatório detalhando o levantamento geral da região. Só mais tarde estes estudos foram retomados.
Em 1910 a Vila de Mestre D'armas tem seu nome alterado, desta vez para Altamir devido à beleza do local visto do alto, pois Planaltina fica situada numa encosta de agradável vista panorâmica.
A partir de 1917, a Vila passa por uma transformação com o surgimento de indústrias e charqueadas, empresas de curtume, fábricas de calçado, usina hidrelétrica e a estrada de rodagem ligando Planaltina a Ipameri. Neste mesmo ano em 14 de julho pela lei nº 451, passa a denominar-se Planaltina.

[6] Planaltina histórica

Fonte: Administração Regional de Planaltina-DF

Em 1922, no ano do Centenário da Independência do Brasil, o Deputado Americano do Brasil apresenta um projeto à Câmara incluindo entre as comemorações a serem celebradas o lançamento da Pedra Fundamental da futura Capital, no Planalto Central.
O então Presidente da República, Epitácio Pessoa, baixa o decreto nº 4.494 de 18 de janeiro de 1922, determinando o assentamento da Pedra Fundamental e designa para a realização desta missão, o engenheiro Balduino Ernesto de Almeida, Diretor da estrada de ferro de Goiás com sede em Araguari Minas Gerais.
No dia 7 de setembro de 1922, com uma caravana composta de 40 pessoas é assentada a Pedra Fundamental no Morro do Centenário, na Serra da Independência, situada a 9 Km da cidade de Planaltina.

[7] "Pedra Fundamental da Capital Federal dos Estados Unidos do Brasil"

Fonte: Administração Regional de Planaltina-DF

[8] Detalhe da placa

www.unb.br/fac/comcom/Planaltina150


Localização: Morro do Centenário, a 1033 de altitude
Descrição: O Obelisco tem forma piramidal de base quadrada com 3,75m de altura, a, contar das fundações. As suas faces estão orientadas pelos pontos cardeais. A Placa comemorativa está situada na face oeste. A 7M do monumento, encontra-se o marco geodésico situado a 7,5 KM da cidadede Planaltina e 24 Km a NE da estação rodoviária, de Brasília (em linha reta),em concreto, com chapa do IBGE cravada no topo, numa caixa com tampa móvel e de ferro fundido. A pedra foi assentada no ponto mais elevado do Morro do Centenário, proporcionando uma visão da área em todas as direções. A praça que a entorna, contribui par o bem-estar dos visitantes com passeios e bancos de concreto, existindo também, um heliporto para os visitantes que desejam locomover-se de helicóptero.


Na década de 30, houve um esfriamento na perspectiva mudancista, mas em 1945 a questão é retomada e Planaltina hospeda uma comissão designada pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra e presidida pelo General Djalma Poli Coelho. O relatório de 1948 desta Comissão decide pela manutenção da mesma localização sugerida pela Comissão Cruls.
Em 1955, a Comissão chefiada pelo Marechal José Pessoa Cavalcante delimita definitivamente a área e o sítio de nova Capital. O quadrilátero do Distrito Federal passou então a ocupar uma área de 5.814 Km² e foi sobreposta a três municípios goianos, um dos quais Planaltina, que teve seu território dividido em duas partes ficando sua sede dentro da área do Distrito Federal, incorporando à estrutura administrativa que se implantou, ela perdeu então a condição de sede de município passando a funcionar como cidade Satélite.
A outra parte do município ficou fora do quadrilátero do Distrito Federal, passou a chamar-se Planaltina de Goiás, conhecida como Brasilinha.
Na condição de cidade Satélite, Planaltina perde também sua autonomia política. O Governador do Distrito Federal escolhido pelo Presidente da República, escolhe os Administradores Regionais das Cidades Satélites. Planaltina cresce, desenvolve sua estrutura urbana mas perde sua autonomia econômica tornando-se uma cidade dormitório.
Em 1965, o arquiteto Paulo Magalhães, que foi também Administrador Regional, elabora para Planaltina um Plano Diretor que prevê o desenvolvimento urbano da cidade, com o objetivo de garantir uma ordenação estrutural capaz de comportar as diversas alterações que a cidade sofreu com a transferência da Capital.
A partir de 1966 Planaltina sofre alterações periódicas com a implantação de loteamentos para receberem pessoas que não podiam se fixar no Plano Piloto (invasões e população de baixa renda de varias partes do país), tais como: Vila Vicentina, Setor Residencial Leste (Vila Buritis I, II, e III), Setor Residencial Norte A (Jardim Roriz) e ampliação do Setor Tradicional.
Com as transformações ocorridas com a vinda da Capital, luz elétrica, água encanada, telefone, transporte, modismos e novas crenças, sua população foi atraída pelo novo, deixando no esquecimento suas raízes pelos migrantes que chegavam de toda parte do país.
A perda da identidade cultural criou-se, com o passar do tempo, a necessidade de retomada das tradições, por parte dos antigos moradores, culminados com a criação do Museu Histórico e Artístico de Planaltina em 24 de abril de 1974, situado na casa mais antiga de Planaltina, situada na praça Salviano Monteiro Guimaraes. A casa foi doada por seus antigos moradores, o casal Maria América Guimarães e Francisco Mundim Guimarães, onde seria preservada e revivida toda essência da cultura Goiana Planaltinense.

[9] Praça Salviano Monteiro Guimarães

Fonte: Administração Regional de Planaltina-DF

[10] Museu Histórico e Artístico de Planaltina

Fonte: Administração Regional de Planaltina-DF


Divisão:
Planaltina é dividida em setores:
Setor Tradicional – subdividido em SRTC (Setor Residencial Tradicional Central), SRTN (Setor Residencial Tradicional Norte) e SRTS (Setor Residencial Tradicional Sul);
SRL (Setor Residencial Leste) que engloba a Vila Buritis I, II, III IV;
SRN (Setor Residencial Norte, mais conhecido como Jardim Roriz
SRO (Setor Residencial Oeste ou Vila Nossa Senhora de Fátima);
Vila Vicentina;
Estâncias (EMD I, II, III, IV, V e Condomínios)
Aropoanga;
Vale do Amanhecer;
além da Área Central, que abrange os setores Educacional, Hospitalar, Recreativo e Cultural, de Áreas Especiais Norte, de Oficinas, entre outros;
e as Áreas Rurais que compõem a maior parte da área de Planaltina, como Rio Preto (70 Km do Plano), Taquara (60Km do Plano, acesso BR020 e DF230), Tabatinga (35 a 65Km do Plano Piloto), e Pipiripau (Acesso pela BR020/DF).

Dentro de Planaltina existem duas Sub-administrações: Arapoanga e Vale do Amanhecer. Estes bairros compostos basicamente por condomínios irregulares ficaram tão populosos que se tornaram sub-administrações regionais.

Atrações:
Pedra Fundamental, Estação ecológica Águas Emendadas, Parque Ecológico e Vivencial do Retirinho, Parque Ecológico Vale do Amanhacer, Parque Ecológico e Vivencial Estância, Parque Ecológico e Vivencial Cachoeira do Piripau, Parque Recreativo Sucupira, Parque Ecológico e Vivencial da Lagoa Joaquim de Medeiros, Parque Ecológico dos Pequizeiros, Parque Ecológico do DER, Parque Ambiental Colégio Agrícola de Brasília.

:eek:kay::eek:kay::eek:kay::eek:kay:Agora vamos as minhas fotos:
Obs1.: As fotos seguem o mesmo padrão de cores das divisões dos setores de Planaltina;
Obs2.: Não tirei fotos dos outros bairros por falta de tempo e motivação. Mas tentei mostrar como é a cidade (seus pontos positivos e negativos);
Obs3.: A qualidade das fotos não agrada muito (não sou um bom fotógrafo e a máquina não ajuda! rsrs).

Setor Tradicional
~ SRTC~

[11] Igreja Matriz de São Sebastião


[12] Entrada de Planaltina


[13] Idem


[14] Idem


[15] Idem


Vista das ruas:

[16]


[17]


[18]


[19]


[20]


[21]


[22]


[23]


[24]


[25]


[26]


[27]


[28]


[29]


[30]


[31]


[32]


[33]


[34]


[35] Igreja Matriz


[36] Idem


Algumas casas:
[37]


[38]


[39]


[40]


[41]


[42]


[43]


[44]


[45]


[46]


[47]


[48]


[49]


[50]


[51]


[52]


[53] Casarão antigo reformado


[54] Idem


[55] Casa do Artesão (Antiga Cadeia Pública)


[56] Prefeitura Velha


[57] Casarão Antigo Mal cuidado


Centro Histórico de Planaltina-DF – Patrimônio Tombado
Praça Salviano Monteiro Guimarães – Praça do Museu

[58] Museu Histórico e Artístico de Planaltina


[59] Idem


[60] Idem


[61] Vista da Praça


[62] Idem


[63] Idem


Construções antigas ao redor da praça
[64]


[65]


[66]


[67]


Praça de São Sebastião – Praça da Igrejinha

[68] Igrejinha


[69] Idem


[70] Idem


[71] Idem


[72] Vista da praça


[73] Idem


[74] Idem


[75] Idem


[76] Idem


[77] Idem


[78] Idem


[79] Idem


Casarões
[80]


[81]


~ SRTN~

[82] Setor Norte (ao fundo Estância)


[83] Setor Norte (ao fundo Estância)


[84] Setor Norte (ao fundo Estância)


[85] Av. Independência


~ SRTS~


[86]


[87]


[88]


[89] Morro da Capelinha ao fundo


Algumas Casas
[90]


[91]


[92]


[93]


[94]


[95]


[96]


[97]


Fontes do texto:
http://www.turismonocerrado.com.br/blogs/index.php/df?cat=127
http://portalplanaltina.com/portal/conteudo/item.php?itemid=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Planaltina_(Distrito_Federal)
http://www.planaltina.df.gov.br/

* banner de divulgação disponível em: www.unb.br/fac/comcom/Planaltina150


Não deixem de conferir o thread do forista vinnybsb... Tá show de bola!
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=41538130

Aguardo comentários...
:nuts::nuts::nuts:
 

·
Araras dos Barões
Joined
·
14,179 Posts
Thread pesado... Só consegui ver até foto 39...
A cidade tem mais de 200 mil habitantes e, pelas fotos que vi, aparenta ser arborizada e não ter edifícios...
Isso me fez lembrar a cidade de Hortolândia-SP (região metropolitana de Campinas), que é bem populosa, tem boa industrialização, mas não tem edifícios residenciais que destaquem na paisagem...
 

·
trinta zero zero
Joined
·
3,835 Posts
Perfeito, Nuno!! Tava passando da hora de ter um thread sobre Planaltina!!

Não vou à cidade desde q eu era adolescente, agora a enxerguei com outros olhos. Gostei muito de ver as novas casas boas que estão fazendo e parte histórica, que tem a mesma arquitetura sem pretensão mas harmoniosa das cidades antigas de Goiás.

Obrigado pelas quase 100 fotos!!!
 

·
Registered
Joined
·
1,008 Posts
Tranquila em termos....

Legal ver Planaltina aqui. Praticamente não a conheço. Agora é esperar pelas fotos da segunda página, hehe:cheers:
 

·
instagram: t.l.rekarte
Joined
·
59,439 Posts
A famosa Planaltina,pensava q antes da criação de Brasília,essa região era desabitada
em algumas areas o urbanismo está ruizinho,mas em geral esta razoavel/bom,as casas tbm em geral,estão muito boa
:)
 

·
Marcus Batista
Joined
·
1,751 Posts
Nuno, só tenho uma coisa a dizer:

>
>>
>>>
>>>>


TEU THREAD TÁ SHOW DE BOLAAAA!!!! (Sou suspeito pra falar... :lol:) :applause::applause::applause::applause::applause:

Acho que não vou nem ousar meter o bedelho no teu thread (pra quem não sabe, eu tinha dito q ia colaborar)... tá bem completo!
Você tirou outras fotos ou são as mesmas q vi no photobucket como eu te falei? tá bem legal! :)

Planaltina tava merecendo um thread há muito tempo, tanto q eu já tava até cogitando a idéia de fazer um. Se der certo, mais tarde eu posto o meu pq agora eu to sem tempo, pelo menos já to com as fotos. A data é muito propícia!!! :lol:

Eu pensei se não ia ficar repetitivo, como eu te falei na MP, mas acho q não. :banana::banana::banana:
 

·
Rio de Janeiro
Joined
·
31,122 Posts
Nossa, quando eu li PLANALTINA, lembrei da música "Faroeste Caboclo" da Legião Urbana, pois o Renato Russo menciona o nome dela. Parabéns pelo belo thread.

As impressão que eu tive do local foram a seguinte:

01. Razoável urbanismo;
02. Uma mescla de boas casas com outras não tão boas, ou seja, um hibridismo;
03. Achei muito simpática a Região Administrativa.

Tenho a impressão que Planaltina vai crescer muito ainda, pois percebe-se o potencial.

Vlw por compartilhar :eek:kay:
 

·
Registered
Joined
·
1,602 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Thread pesado... Só consegui ver até foto 39...
A cidade tem mais de 200 mil habitantes e, pelas fotos que vi, aparenta ser arborizada e não ter edifícios...
Isso me fez lembrar a cidade de Hortolândia-SP (região metropolitana de Campinas), que é bem populosa, tem boa industrialização, mas não tem edifícios residenciais que destaquem na paisagem...
É ficou bem pesado sim!! E ainda tem mais...rsrs
Obrigado!

Perfeito, Nuno!! Tava passando da hora de ter um thread sobre Planaltina!!

Não vou à cidade desde q eu era adolescente, agora a enxerguei com outros olhos. Gostei muito de ver as novas casas boas que estão fazendo e parte histórica, que tem a mesma arquitetura sem pretensão mas harmoniosa das cidades antigas de Goiás.

Obrigado pelas quase 100 fotos!!!
Eu que agradeço!

Planaltina tem crescido muito ultimamente (infelizmente desordenadamente). Mas tenho esperança que as coisas melhores (como já vem ocorrendo).
Espere para ver as outras fotos!! rsrs

Valeu Nuno!

Ficou muito bom seu thread.

Adoro as pracinhas do Setor Tradicional.
Obrigado! Realmente as praças são muito agradáveis!

Pacata cidade ! Que tranquilidade.
Essas primeiras fotos são do Setor Tradicional, que é a região mais calma de Planaltina.
Mas mesmo assim, não significa que seja esse mar de tranquilidade que você disse.
Mas mesmo assim muitissimo obrigado!

Tranquila em termos....

Legal ver Planaltina aqui. Praticamente não a conheço. Agora é esperar pelas fotos da segunda página, hehe:cheers:
Obrigado pelo comentário...
Já já tem mais fotos!
 

·
Registered
Joined
·
1,602 Posts
Discussion Starter · #13 · (Edited)
A famosa Planaltina,pensava q antes da criação de Brasília,essa região era desabitada
em algumas areas o urbanismo está ruizinho,mas em geral esta razoavel/bom,as casas tbm em geral,estão muito boa
:)
Na época da construção pose-se dizer que o núcleo urbano era apenas as redondezas do centro histórico!!
Realmente, Planaltina, assim como algumas RA's, estão precisando de um bom banho de urbanismo! Mas as coisas estão melhorando! Ainda bem!

Linda cidade, parabéns pelo thread!
Valeu santista10!

Nuno, só tenho uma coisa a dizer:

>
>>
>>>
>>>>


TEU THREAD TÁ SHOW DE BOLAAAA!!!! (Sou suspeito pra falar... :lol:) :applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause:

Acho que não vou nem ousar meter o bedelho no teu thread (pra quem não sabe, eu tinha dito q ia colaborar)... tá bem completo!
Você tirou outras fotos ou são as mesmas q vi no photobucket como eu te falei? tá bem legal! :)

Planaltina tava merecendo um thread há muito tempo, tanto q eu já tava até cogitando a idéia de fazer um. Se der certo, mais tarde eu posto o meu pq agora eu to sem tempo, pelo menos já to com as fotos. A data é muito propícia!!! :lol:

Eu pensei se não ia ficar repetitivo, como eu te falei na MP, mas acho q não. :banana::banana::banana:
São as mesmas mas acrescentei mais algumas que ainda não estavam lá...
À espera de suas fotos!
valeu...

Parabéns Planaltina :D
Obrigado!!!

Nossa, quando eu li PLANALTINA, lembrei da música "Faroeste Caboclo" da Legião Urbana, pois o Renato Russo menciona o nome dela. Parabéns pelo belo thread.

As impressão que eu tive do local foram a seguinte:

01. Razoável urbanismo;
02. Uma mescla de boas casas com outras não tão boas, ou seja, um hibridismo;
03. Achei muito simpática a Região Administrativa.

Tenho a impressão que Planaltina vai crescer muito ainda, pois percebe-se o potencial.

Vlw por compartilhar :eek:kay:
É verdade fala de Planaltina na música dos Legiões...
Quanto ao crescimento, acho que falta investimentos para isso ocorrer de verdade...
Também acho que potencial é o que não falta.
Obrigado!
 

·
Eu mesmo!
Joined
·
3,976 Posts
Primeiro de tudo:

PARABENS A PLANALTA CITY! Planaltina é uma cidadezinha aparentemente pacata mas que conta com uma grande população..da ultima vez que estive ai, acho que uns 6 anos atras, não mudou muito pelas fotos...vejo que o GDF foca muito na regiao sul/oeste do DF e deixa o norte meio de lado, mas mesmo assim planaltina consegue ser melhor que muitos lugares da regiao oeste e sul do df onde o investimento é maior.

Segundo:
Parabens pelo tread nunobsb! mandou bem apesar das fotos ficarem muito pesadas deixando demorado pra ver todas as fotos, mas estão muito boas,portnato vale a pena ver todas elas! parabens de verdade, tava precisando de um tread de planaltina aqui no ssc!

terceiro:
nota-se que a cidade parece muito com uma cidade do interior brasileiro.....poderia ser destacado os predios historicos e aproveitar o potencial turistico da região que na verdade não é muito divulgado, mesmo em brasilia!

quarto:
sobradinho vem verticalizando aos poucos, com predios pequenos de 7 andares mas vem...acredito que planaltina deve começar em breve tbm...vamos aguardar!

quinto:
Notei que planaltina é bem mais arborizada que as cidades do sul/oeste do DF...acho que por ser mais antiga justifica isso...

acho que é isso nuno...mais uma vez parabéns pelo tread! perfeito!
 

·
Marcus Batista
Joined
·
1,751 Posts
Algumas fotos pra colaborar (não resisti... :lol:)

1. Parte de Planaltina vista a partir da Estância, no Setor Mestre d’Armas



2. Casa no estilo de Fazenda



3. Setor de Chácaras




4. Morro da Capelinha - Lugar onde é encenada a Via Sacra de Planaltina, evento que chega a reunir 150 mil pessoas.





5. Idem





6. Parte de Planaltina vista do alto do morro da capelinha




7.




8. Na subida...




Meu thread ficou pronto, estejam à vontade!
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=939264

abraço! :eek:kay:
 

·
Brasiliense da Bahia!
Joined
·
2,750 Posts
:applause: Gostaria de parabenizar Planaltina pelo aniversário!
:applause: Para o nuno pelo thread! Está de excelente bom gosto as fotos mostrando o que Planaltina tem de melhor!! Apesar de já ter ido na RA 2 vezes e observado bastante, percebi que não conhecia nada da cidade quando vi o thread. Muita casa chiq outras nem tanto, um centro histórico rico que precisava ser mais divulgado (eu nem sabia que tinha tanta coisa preservada) e uma boa energia! Só não gostei muito do rosa da borda das fotos. Acho que Planaltina tem cara de cor amarela (não sei de onde tirei isso:nuts:).
As fotos estão com boa qualidade e o thread está cheio de informações!


Parabéns pelo thread!! Nota 10!!!! Vou aguardar a próxima pagina!
 

·
Street Photographer
Joined
·
4,017 Posts
Lindíssimo thread. Bela cidadezinha interiorana, típica de Goias. Morei 9 anos no DF mas nunca fui em Planaltina. Pelo que sei, mesmo ficando a 40 km de Brasília e tendo cara de cidade do interior, é uma região administrativa de Brasília, assim como o Guará e Taguatinga. Afinal, é uma cidade, bairro, cidade-satélite ou região administrativa?

Valeu pelo thread!!
 

·
Registered
Joined
·
8,872 Posts
Que thread interessante!
Adorei o Monumento da Pedra Fundamental da Capital de 1922! Tem um simbolismo muito importante para a construcao de Brasilia.
 
1 - 20 of 147 Posts
Top