SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 5 of 5 Posts

·
MA meu tesouro,meu torrão
Joined
·
4,445 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Plano diretor viário já começa a ser elaborado


Em breve, São Luís terá um plano diretor. A iniciativa é da Associação Comercial do Maranhão (ACM), que trouxe à capital o planejador urbanista Cássio Taniguchi. O projeto visa aperfeiçoar e garantir a eficiência do sistema de transporte e trânsito para os próximos anos. A meta mais específica é a de analisar o sistema de circulação viária e diminuir o impacto produzido pelo estrangulamento do trânsito da capital maranhense.

Segundo o presidente da ACM, José de Ribamar Barbosa Belo, a entidade já recebeu inúmeras reclamações do empresariado local. “O estágio atual pelo qual passa São Luís exige um planejamento viário urgente, especialmente em razão da atual incapacidade do nosso sistema viário em responder ao aumento de veículos e bairros. Equacionar nosso sistema viário está cada vez mais difícil, não só pela falta de recursos financeiros mas principalmente pela falta de planejamento, instrumento fundamental para o Plano Diretor da cidade. Por isso, a ACM está nessa cruzada, buscando uma São Luís melhor para todos”, justificou José Barbosa Belo.

O último grande planejamento realizado foi o Plano de Transportes e Desenvolvimento da Cidade de São Luís, elaborado em 1975 pela equipe do arquiteto urbanista Wit-Olaf Prochnik.

Os mais recentes números do IBGE mostram que a população da capital já beira a marca de um milhão de habitantes e a cidade necessita de um planejamento viário que contemple soluções inovadoras.

É nesse sentido que está sendo articulada a visita do planejador urbanista Cássio Taniguchi. Entre outros pontos importantes, ele deverá considerar desenvolvimento econômico, social e meio ambiente, para poder estruturar um estudo especializado que aponte soluções urbanas para o problema.


taniguchi

Taniguchi é consultor de grandes projetos urbanísticos no Brasil e no exterior, tais como Goiânia, Rio de Janeiro, Aracaju, Waitakere (Nova Zelândia), Melbourne (Austrália) e Abu-Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Bogotá (Colômbia) e Lyon (França).

Prefeito eleito de Curitiba por duas gestões consecutivas (1997-2000 e 2001-2004), cidade com mais de 1,6 milhão de habitantes e pólo de uma área metropolitana com 26 municípios e 2,7 milhões de pessoas. Suas especialidades: gestão urbana de resultado. Hoje exerce a função de secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal.

Na bagagem, a experiência de presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.), do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e as de secretário de Estado do Planejamento e da Indústria e Comércio. No Paraná, promoveu a mudança do perfil econômico do Estado.
 

·
Ilha do amor
Joined
·
8,962 Posts
Interessante.
Tudo em relação a esse aspecto é muito bem vindo.
Parabéns pra ACM.
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Só espero que nao se limite pela pobreza relativa atual da cidade.

O período 1975-2000 funcionou perfeitamente, pois projetaram vias olhando para o futuro, têm de fazer o mesmo agora e pensando ainda mais a longo prazo.
 

·
MA meu tesouro,meu torrão
Joined
·
4,445 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Depois de passar o final de semana em São Luís para reuniões e conhecimento da infra-estrutura e da logística de trânsito da cidade, o planejador urbanista Cássio Taniguchi, juntamente com sua equipe, deu início à elaboração do Plano Diretor Viário da nossa cidade. A elaboração desse projeto é fruto de uma iniciativa da Associação Comercial do Maranhão para readequar o trânsito do município e facilitar o fluxo de veículos na cidade que atualmente apresenta um grande estrangulamento. A iniciativa já conta com a aprovação do prefeito Tadeu Palácio e das Secretarias de Terras e Urbanismo, de Obras e Serviços Públicos, de Trânsito e Transporte e de Planejamento e Desenvolvimento de São Luis. Otimista com os resultados desse primeiro encontro, José Barbosa Belo, presidente da Associação Comercial, garante que a entidade irá buscar todos os meios que possam ajudar no prosseguimento dessa empreitada, inclusive buscando apoio financeiro para execução do mesmo. O planejador urbanista Cássio Taniguchi e a sua equipe puderam fazer os primeiros levantamentos para ações a serem empreendidas pelo Plano Diretor Viário de São Luís fazendo um percurso nas ruas e avenidas de São Luís. Além desse levantamento, eles também levaram outros documentos necessários referentes ao Plano Diretor da cidade e ocupação do solo. Após esse encontro, a equipe se comprometeu em apresentar a proposta do plano em dezembro deste ano. Acima, Cássio Taniguchi e o filho Gustavo entre o técnico Taco, de sua equipe, José Barbosa Belo e o prefeito Tadeu Palácio
 
1 - 5 of 5 Posts
Status
Not open for further replies.
Top