SkyscraperCity banner
1 - 2 of 2 Posts

·
BAHIA
Joined
·
7,662 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Plataforma Multimodal
SPIM avalia infra-estrutura de Juazeiro


Um encontro ocorrido na manhã de ontem (23), na Central de Materiais de Construção do município (CMC) reuniu representantes do governo do Estado e da empresa espanhola Strategy Plane Implementacion Management (SPIM), com o secretário municipal de Infra-estrutura, Habitação e Meio Ambiente, Edson Tanuri; o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Alberto Martins e a diretora de desenvolvimento econômico e cultural da Agência de Desenvolvimento Econômico e Cultural (Adec), Marlise Mainardes. A reunião teve como objetivo identificar as infra-estruturas locais, levando em consideração o plano diretor do município, além de levantar os problemas de impacto ambiental para a conclusão dos estudos de viabilidade da implementação da plataforma logística multimodal de transportes em Juazeiro.

De acordo com o engenheiro ambiental da M. Stortti, Carlos Fabris (que representa a SPIM no Brasil), esta etapa do processo consiste em fazer um trabalho de dimensionamento estrutural, arquitetônico e de infra-estrutura associado às condições do ambiente e preservação do meio ambiente. “Estamos fazendo um levantamento de tudo que envolve a infra-estrutura local, em telefonia, água, energia, rodovia, ferrovia, aspectos ambientais e analisando os possíveis impactos que pode causar este modelo a ser implantado. Todo este estudo servirá para fazermos uma análise da viabilidade técnica e econômica do projeto para os possíveis investidores”, destacou.

Além de Fabris, a comitiva é formada pelo engenheiro de caminhos, canais e portos da SPIM, Ricardo Garcia Crespo e o gestor governamental da Secretaria de Infra-estrutura do Estado da Bahia (Seinfra), Mateus Dias. O grupo permanece na região até a próxima sexta-feira (26) cumprindo uma programação que inclui visitas a diversos órgãos e empresas, como Coelba, Telemar, SAAE, Centro de Recursos Ambientais (CRA), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), além de uma audiência com o prefeito Misael Aguilar.

“Vamos fazer visitas técnicas aos órgãos envolvidos, levantamento das normas e procedimentos típicos da região e dos órgãos municipais, estaduais e federais que possam ser orientadores para que se faça este projeto, levando sempre em consideração estes aspectos”, acrescentou Fabris.

ANDAMENTO DO ESTUDO

Conforme o gestor governamental da Seinfra, Mateus Dias, o estudo iniciado em fevereiro, concluiu a primeira etapa do projeto com a definição do modelo funcional da plataforma multimodal de transportes e o mapeamento do fluxo de carga e fluxos potenciais para a região. Com isso foram estabelecidos os serviços que a plataforma deveria contemplar.

“Detectamos neste estudo a grande vocação local como centro de distribuição regional, avaliando que Juazeiro é um grande centro de distribuição de carga em geral para toda a região nordeste. A região permite uma saída da produção de grãos do oeste da Bahia para toda a região nordestina e ainda a exportação do produto. A distribuição nacional de hortifruti vai somar ao Mercado do Produtor que já necessita de ampliação do espaço físico para atender ao fluxo existente”, destacou Mateus.

A nova etapa do estudo vai realizar o dimensionamento físico da plataforma, buscando estabelecer parâmetros de infra-estrutura baseado em modelos de excelência e qualidade internacionais. “A meta é que a plataforma seja um referencial nos serviços de logísticas e em relação às questões ambientais. Nós pretendemos minimizar o máximo possível os impactos e até contribuir com a preservação do rio São Francisco que é o maior patrimônio da região e de todo o Brasil”, frizou Mateus.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 24/05
08h30 – Telemar
10h30 – SAAE
14:00h – CRA

Dia 25/05
09:00h – Ibama
14:00h - Sudic

Dia 26/05
08h30 - Prefeitura Municipal de Juazeiro, com o prefeito Misael Aguilar.
 

·
Na Suíça Sertaneja
Joined
·
23,247 Posts
Que massa! Finalmente o potencial de Juazeiro como eixo de integração hidrovia-rodovia-ferrovia vai ser aproveitado! O governo de Misael Aguilar tá começando a mostrar pra que veio!
 
1 - 2 of 2 Posts
Top