Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 21 Posts

·
Registered
396 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Está em discussão pública o Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT). Este Programa, quando for aprovado definitivamente, vai ser o vértice de todos os planos de ordenamento do território, como está previsto na Lei de Bases do ordenamento do território.

Como fanático de geografia e mapas, ficam aqui alguns interessantes que tirei do documento pdf.

Um que me chamou a atenção foi este, onde se vê que a fachada atlântica ocidental é a mais povoada da península ibérica com 12,6 milhões de habitantes

Densidade populacional em Portugal:

População residente nas cidades:

Dormidas em hotéis:

·
President and CEO
17,578 Posts
muito interessantes esses mapas. Aquele onde aparecem as populações das várias zonas(fachadas) já o tinha vista. Vinha numa ficha de geografia.

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
mapas estatísticos bem interessantes :) :) thanx!

de notar, apenas uma coisa, o turismo na cidade do Porto aumentou 30% desde 2001 para cá :) fonte: JN ha umas semanas atrás

ps: o alentejo é mesmo despovoado :eek2:

·
President and CEO
17,578 Posts
tirando a zona de sines/santiago do cacém é um autêntico deserto.

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
e ali toda a zona norte está apinhada.. se continua assim daqui a um século vai ser tudo um aglomerado de casas gigantesco

·
Registered
6,715 Posts
mas que belo thread kinas, ainda vou olhar muito bem para esses mapas :applause: ( btw eu tb gosto mt de geo)
bem explicito da realidade portuguesa..disparidades entre Norte, Sul, Litoral e Interior.. é assustador.. no minimo
ve-se claramento, o eixo atlantico tem grande potencial, é o que tem mais pop.. a zona Norte é tambem e mais densificada. não deixa de ser curioso, tanto ou mais que alguns suburbios da AML

·
Registered
21,083 Posts
por acaso já conhecia todos esses mapas.. tive uma cadeira do curso q se chama Planemaento Territorial em q estudei todos os fenómenos que levam à movimentação da população e tenho umas dezenas de mapas desses.. qd arranjar o scanner coloco tudo aki.. ;)

·
Registered
411 Posts
o interior alentejano é mto despovoado!!
mas o litoral entre as cidades de sines e odemira(passando por cercal do alentejo e vila nova de milfontes onde passo ferias todos anos :) ) são até bem povoadas sobretudo no verão quando o turismo aumenta vila nova de milfontes e a praia do malhão enche pa caraças:)
mas o alentejo em geral é 1 zona desertica!

·
Banned
2,618 Posts
Estes mapas fazem-me pensar como é fácil Espanha roubar espaço territorial a Portugal.

·
President and CEO
17,578 Posts
ms mesmo assim no resto do ano destacam-se. O triângulo sines-stºandré-santiago do cacém concentra uma população jeitosa pa area que ocupa em comparação com o resto do alentejo.

·
Moderator
184,713 Posts
Estás a falar dessa zona.....

Tem muita população.... sim ... por causa da patrogal, petroquímica, outras indústrias, porto de Sines.

Santiago tem perto de 10.000

Santo André foi feito nos anos 60/70 para suportar os trabalhadores do porto de sines e indústris existentes... e actualmente tem 12.000

Sines tem 16.000

·
President and CEO
17,578 Posts
Stº andré é uma espécie de subúrbio de sines onde vivem os operários e engenheiros das indústrias das zonas. Os prédios são quase todos iguais.

·
Moderator
184,713 Posts
Não é bem assim... há muitas zonas parecidas... mas também há casas... mas certas zonas são uma espécie de bairro social.

Pertence a Santiago do Cacém. Tenho lá família.

·
President and CEO
17,578 Posts
Umas fotos pa animar:

·
Registered
21,083 Posts
Mt fixe vila nova de sto andré, aliás vila nova não.. gostei mesmo foi da Lagoa de st. André! estive lá hà 2 anos nas ferias do verão e adorei akela praia!

·
President and CEO
17,578 Posts
Por acaso gosto mt de stº andré. Agrada-me a ideia de ter sido feita de raiz.

1 - 20 of 21 Posts