SkyscraperCity banner
1 - 20 of 21 Posts

·
BlankID
661 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Bom
eu vou contar o que estou vendo...
Faz umas duas semanas que eu vou e volto da UFPR pra casa e vejo, em várias esquinas, duplas de policiais militares com viaturas ou motos.
Eu não sei se algum motivo especial tem pra isso, ou se o que o Requião tanto falava em seus discursos - "polícia tem que estar na rua" - realmente foi colocado em prática.
Queria saber se voces notaram alguma coisa...Um amigo meu notou

Outra coisa é sobre a polícia ter aquele número de celular, para que em vez de ligar para a central, se possa ligar direto para a viatura mais próxima. Aqui onde eu moro ( bairro alto ) eles estão passando de casa em casa para conversar sobre segurança, ocorrencias anteriores e deixar o número.

O que eu sinto é uma sensação de segurança muito maior, considerando que a cada 4 ou 5 quadras que voce passa tem uma dupla de policiais na esquina. Isso tambem deve inibir bastante a bandidagem. Alem do mais, com um número direto que agiliza a resposta com a polícia me parece que em caso de emergência o cerco ja vai estar praticamente montado pois estão espalhados pelas ruas.

Agora quero saber o que voces veem pela cidade, se tambem notaram algo ou eu estou alucinando... :nuts:

·
Registered
4,679 Posts
Também vejo agora 2 policiais aqui na esquina do meu trabalho na Anita Garibaldi, que nunca vi antes, e estão todos os dias agora, beleza, melhor assim.

·
Christopher
17,520 Posts
Em Cascavel há cerca de seis meses há duplas de policiais recém-formados andando pelas ruas, e parados em cada esquina do Centro. Ficam devidamente posicionados como se estivessem em treinamento.

Eh contando eh muito policiais que foram formados, agora estão nas cidades sob forma de ganhar experiencia e dar uma sensação de segurança á população. Bom assim.

·
₪₪₪₪₪₪₪&
8,897 Posts
^^ Eu também... :D

·
#ELENÃO!
3,912 Posts
Policial em POA nas ruas é algo exótico, sorte de vcs aí em Curitiba

·
₪₪₪₪₪₪₪&
8,897 Posts
Eu tenho visto eles também nas ruas, isso é atual, já os telefones existem faz um tempinho.

É interessante ficaram nas esquinas de locais estratégicos...
Em alguns lugares estão com viaturas estacionadas com o policial do lado de fora observando...
Também têm feito ronda por algumas ruas... :)

·
Registered
9,468 Posts
Um tempo atrás em Joinville eu também via muitos policiais nas ruas, duplas na esquina também e tal, fiquei com medo pensando que estivesse no meio de um assalto, mas tava não! :lol:

Agora não sei se acostumei ou se não tem mais, mas não tenho reparado. :D

·
Registered
5,466 Posts
Policial em POA nas ruas é algo exótico, sorte de vcs aí em Curitiba
:lol::lol::lol: Menos né . A "puliça" fica onde se não nas ruas?

para falar a verdade não me sinto seguro com policial na rua
Rapaz , pior que a pop. ainda é desconfiada com isso.

·
Registered
5,466 Posts

·
Registered
28,464 Posts
Parabéns para Curitiba.

Apesar que é apenas a impressão do autor do tópico... quantas vezes não ouvimos "declarações oficiais do governo" de aumento na segurança pública que ninguém percebe? :| Só de alguém estar percebendo uma mudança já vale muito.

Gangues de skatistas?
Huehe, skatistas que dizem "ei, vamos pegar a câmera daquele otário alí!"

:lol:

E quem não deve não teme. O brasileiro, de qualquer classe, não gosta de se sentir vigiado (por exemplo, quando trafega com um carro irregular ou quando é revistado na entrada de algum evento), mas quer que "os outros" sejam vigiados.

:|

·
Brasileiro, sempre.
1,745 Posts
Um tempo atrás em Joinville eu também via muitos policiais nas ruas, duplas na esquina também e tal, fiquei com medo pensando que estivesse no meio de um assalto, mas tava não! :lol:

Agora não sei se acostumei ou se não tem mais, mas não tenho reparado. :D
Aqui em criciúma também ando vendo bastante policiais e viaturas passando pelas ruas.. esses tempos eu tava em casa e passou uma viatura.. achei que tivesse algum refugiado se escondendo pelo bairro :lol:

·
BlankID
661 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Agora eu sei o que estava acontecendo...

Operação Escudo reduz em 25% as chamadas ao 190 - 27/05/2008 15:20:55

A Operação Escudo começa a apresentar os primeiros resultados. De acordo com a Polícia Militar, houve redução de 25% nas comunicações de ocorrências ao telefone de emergência 190. O que significa que casos de furtos e roubos nos dias da operação seguem a mesma tendência e que o policial está mais próximo da comunidade. “Esses são os principais tipos de ocorrência que temos evitado nos horários em que estamos ‘empunhando o escudo’ para defender o cidadão e levar segurança e tranqüilidade às pessoas”, disse o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Anselmo José de Oliveira.

Curitiba é a primeira semana a receber a operação, que começa, dentro de duas semanas, a prevenir o crime também em outras cidades da Região Metropolitana. Na primeira etapa, a operação vai ser levada a São José dos Pinhais, Pinhais, Colombo, Araucária, Campo Largo e Almirante Tamandaré. “Remanejamos as escalas dos policiais militares, seja do serviço administrativo e das unidades operacionais, para que eles possam estar nas ruas nos horários apontados pelo geoprocessamento, como de maior necessidade da presença policial”, disse o comandante.

ESQUINAS – Segundo Anselmo, além da diminuição dos crimes de furto e roubo nos semáforos e imediações – locais de aplicação dos policiais na Operação Escudo – a presença das duplas nas esquinas tem resultado também numa resposta mais rápida da Polícia Militar, quando ocorre algum crime. Ele usou dois casos para exemplificar: uma ocorrência de roubo nas esquinas das avenidas Marechal Floriano e Marechal Deodoro, no centro de Curitiba e um caso de roubo a um veículo no bairro Centro Cívico. “Nos dois casos, os policiais militares estavam próximos, e deram o encaminhamento sem a necessidade de a vítima ligar para o 190”, disse.

Os soldados Claudemir Batista Faryj e Vanderlei Walter da Silva, ambos da Casa Militar da Governadoria, faziam o patrulhamento na esquina da avenida Mateus Leme com a Rua Roberto Barrozo, quando foram avisados que um carro tinha sido roubado. De acordo com o cabo Sílvio José Ferreira Guelbert, da mesma unidade e que também estava escalado naquele fim de tarde, contou que acompanhou o caso pelo rádio e que o carro foi recuperado em menos de 20 minutos. “A dupla de policiais deu o pronto atendimento e em seguida o carro foi devolvido à vitima”, contou o cabo.

No outro caso, a ocorrência foi atendida pelos soldados Douglas Jorge Buzato e Sérgio Luiz Gomes, ambos da Diretoria de Apoio Logístico, atualmente prestando serviços seção de Obras, no Quartel do Comando Geral da PM, no bairro Rebouças. Eles faziam patrulhamento a pé na esquina das avenidas Marechal Floriano Peixoto e Marechal Deodoro. “Um homem correu em nossa direção e avisou que a ótica dele estava sendo roubada. Fomos até a loja e pegamos mais informações, que foram passadas para os demais policiais via rádio. Em poucos minutos, o suspeito estava preso”, disse o soldado Gomes. Ele portava uma arma, que foi apreendida, e vários objetos levados da ótica. A prisão aconteceu a menos de duas quadras do local que ele tinha roubado.

OPERAÇÃO – A Operação Escudo está mobilizando, no policiamento ostensivo e preventivo, aproximadamente 400 policiais militares diariamente. A PM prefere não dizer exatamente os horários em que eles deixam de lado as tarefas habituais no serviço administrativo e se integram às equipes de rua. “Também estão sendo mobilizadas equipes de unidades operacionais”, destacou o coronel Anselmo. Ele lembrou que, para levar a Operação Escudo à Região Metropolitana de Curitiba vão ser aplicados até mesmo policiais militares que estão em cursos de aperfeiçoamento na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais.

Para o coronel Anselmo, além de atingir o objetivo inicial, que era de diminuir as ocorrências policiais, a Operação Escudo tem conseguido colocar o policial militar mais próximo da comunidade. “Isso é policiamento comunitário, uma filosofia de ação que adotamos, assim como foi feito com diversas forças policiais em todo o mundo”, destacou o comandante. De acordo com ele, essa mobilidade que a Polícia Militar ganhou com a operação faz com que a corporação esteja cada vez mais integrada à comunidade. “O policial está observando a movimentação e sendo visto pela população”, garantiu.

Fonte: http://www.agenciadenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=37915

·
Tá Limpo!
2,888 Posts
Pensei que ia ver fotos da polícia hahaha [2]

aqui em Jaraguá, nas esquinas do centro também tem policiais! \o/

1 - 20 of 21 Posts