Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 779 Posts

·
Registered
Joined
·
205 Posts
*.´: hicc .*# Estarei já bebado?



Polónia é um país da Europa Central que tem fronteiras comuns com a Alemanha a oeste; com a República Checa e a Eslováquia ao sul; com a Ucrânia e a Bielorrússia a leste; com o Mar Báltico, o Oblast de Kaliningrado (um exclave russo) e a Lituânia ao norte. A área total da nação é 312 679 quilômetros quadrados,[8] o que a torna o 69º maior país do mundo e o 9º maior da Europa. Com uma população de mais de 38,5 milhões de pessoas,[8] a Polônia é o 34º país mais populoso do mundo, [9] o sexto membro mais populoso da União Europeia (UE) e o Estado pós-comunista mais populoso da UE. A Polônia é um Estado unitário dividido em 16 voivodias (subdivisões administrativas).

Muitos historiadores traçam o estabelecimento do Estado polonês em 966, quando Mieszko I,[10] governante de um território mais ou menos com a mesma extensão que o da atual Polônia, se converteu ao cristianismo. O Reino da Polônia foi fundado em 1025 e em 1569 cimentou uma associação política de longa data com o Grão-Ducado da Lituânia, assinando a União de Lublin, que acabou por formar a Comunidade Polaco-Lituana. A Comunidade gradualmente deixou de existir nos anos 1772-1795, quando o território polaco foi dividido entre o Reino da Prússia, o Império Russo e a Áustria. A Polônia recuperou sua independência (como a Segunda República Polonesa), no final da Primeira Guerra Mundial, em 1918.

Duas décadas depois, em setembro de 1939, a Segunda Guerra Mundial começou com a invasão da Polônia pela Alemanha nazista e a União Soviética (como parte do Pacto Molotov-Ribbentrop). Mais de seis milhões de cidadãos poloneses morreram na guerra.[11][12][13][14] Em 1944, a República Popular da Polônia foi proclamada e, em 1947, depois de um breve período de conflitos, referendos e eleições fraudadas, o país se tornou um Estado satélite do chamado "Império Soviético". Durante as Revoluções de 1989, o governo comunista polonês foi derrubado e a Polônia adotou uma nova constituição, que estabeleceu o país como uma democracia e o renomeou para Terceira República Polonesa.[15]

A Polônia é um país desenvolvido[16] com economia avançada e com padrões de vida elevados.[17][18] Apesar da enorme destruição causada no país pela Segunda Guerra Mundial, a Polônia conseguiu preservar grande parte da sua riqueza cultural. Há no país 16 lugares inscritos na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO,[19] além de outros 54 "Monumentos Históricos". Atualmente, a Polônia é considerada um país com um desenvolvimento humano "muito alto".










Sopot

Sopot by CESAR VIELBA, on Flickr

Sopot by fenderr, on Flickr

Sopot by Jörg Stephan, on Flickr
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
:laugh:
Excelente!!! 1 gajo sabe que está bebado é quando o vê direito!!! :rofl:

...BTW, fica onde?
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Aparentemente se a minha pesquisa (que foi +- em cima do joelho) deu frutos válidos, isso fica na cidade polaca de Sopot...;)
 

·
Moderator
Joined
·
17,992 Posts
Reflex said:
:laugh:
Excelente!!! 1 gajo sabe que está bebado é quando o vê direito!!! :rofl:
Hahah :lol: e que e mesmo!!! Aquilo e um pub nao, a ideia ta excelente!!
 

·
Moderator
Joined
·
187,274 Posts
Catedral de Sal da mina de Wieliczka (Perto de Krakow - Polónia)

Bem aqui fica uma maravilha do mundo :eek: fantástica mesmo.

"This town of Wieliczka is not far from Krakow (13 km.) The greatest tourist attraction here is the antique salt mine, placed in 1978 by UNESCO, in addition to Krakow, on the list of the twelve most priceless world monuments. It is among the oldest and largest complexes of this type, with a total of about 20 million tons of salt having been mined here in the course of 700 years. The length of the headings and excavations on nine mining levels amounts to more than 300 km.

The oldest part of the mine is open to visitors. The 4.5 kilometer-long route leads through galleries and chambers on three mining levels. Here one can see 17th and 19th century chapels and the natural, world-unique Crystal Caves. The underground part also contains the Museum of Krakow Salt-Works, an exhibition presenting the history of Polish mining. On display are original mining tools and implements placed to give the impression that the miners have just finished their work.

The underground sanatorium "Kinga" has been open in the mine since 1964. For therapeutic purposes (treatment of asthma,) it makes use of a specific microclimate. It is located 200 meters below sea level"





Gran oquedad bajo tierra by Víctor Gómez, on Flickr
 
1 - 20 of 779 Posts
Top