SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 304 Posts

·
Registered
Joined
·
1,486 Posts


Pombal é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, na província da Beira Litoral, integrando a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, na região do Centro de Portugal, cuja cidade tem cerca de 11 000 habitantes.[1] Foi oficialmente elevada a cidade em 16 de Agosto de 1991.

É sede de um município com 626,00 km² de área[2] e 53 288 habitantes (2016),[3][4] subdividido em 13 freguesias.[5] O município é limitado a Norte pelos municípios da Figueira da Foz e de Soure, a Este por Ansião e Alvaiázere, a Sudeste por Ourém, a Sudoeste por Leiria e a Oeste possui uma faixa de litoral no Oceano Atlântico (Praia do Osso da Baleia). Muita da riqueza encontra se ainda viva em pombal em pavimentos, estátuas e até mesmo nos canais.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pombal_(Portugal)





Pombal a minha pacata cidade!

Castelo

1128 - O castelo de Pombal, outrora castro romano e fortaleza árabe, estava inserido no vasto território pertencente à Ordem do Templo
1155 ou 1156 - Inicio da reconstrução do castelo




























14
















Torre do Relógio Velho

Séc. 14 (2º quartel) - A torre é mandada construir no reinado de D. Pedro I, para recolha de tributos devidos pelos judeus e mouros, rendimentos próprios da coroa, em dia de São Martinho; 1509 - D. Manuel ordena beneficiações na torre, que lhe terão dado a actual feição arquitectónica.













Praça Marques de Pombal


Aqui domina a Igreja Matriz de São Martinho ligada à paz de que foi obreira a Rainha Santa Isabel, dando também nome à comenda da Ordem de Cristo de que o Marquês foi senhor. Recebe-a das mãos dos condes de Castelo Melhor – comendadores de Pombal durante séculos e que ao lado direito da Igreja tinham um dos seus solares. Assim, D. José pretende reconhecer os serviços de Carvalho e Melo, dando-lhe o senhorio de Pombal, já que era também o seu maior proprietário, através da vasta herança que recebera de seu tio Paulo de Carvalho Ataíde. Entre muitos outros bens dispersos por Lisboa, Oeiras e Sintra, encontra-se a Quinta da Gramela.

Do lado esquerdo o Antigo Celeiro do Marquês e actual Centro Cultural e do lado direito desta Igreja, a antiga Cadeia e actual Museu Marquês de Pombal.













Casa onde o Marquês de Pombal passou os últimos anos da sua vida e foi sujeito a interrogatório pela sua acção enquanto estadista.






Novo arquivo municipal


Celeiro do marques, hoje Centro Cultural

Cadeia Velha, hoje Museu Municipal Marques de Pombal
É constituído por vários artefactos e uma extensa bibliografia com documentos de grande importância histórica sobre o Marquês de Pombal.







http://www.concelhodepombal.com/museus.htm















Convento Do Carmo (hoje casa murtuaria)







Igreja Matriz de S. Martinho
De fundação medieval, apresenta várias capelas de talha dourada, destacando-se a capela da Senhora da Piedade, encimada pelo brasão do capitão Jorge Botelho.
Cronologia
1323 - reconciliação de D. Dinis com seu filho D. Afonso, por intermédio da Rainha Santa Isabel, ocorrida neste templo; 1520 - reconstrução da igreja, determinada por D. Manuel e executada pelos cavaleiros de Cristo; 1551 - construção da capela de Nossa Senhora da Piedade; 1560 - retábulo atribuído a João de Ruão e Jacome de Bruges; 1611 - data inscrita na porta; 1677 - construção da torre sineira; 1811 - ruína da capela de Nossa Senhora da Piedade, destroçada pelas invasões napoleónicas; 1812 - a pia baptismal veio da igreja se Santa Maria do Castelo;











Casa Arte Nova
Edificada em 1930 segundo projecto de Ernesto Korrodi, com função inicial de habitação e comércio. Apresenta uma planta rectangular de volumes simples, cobertos por um telhado de quatro águas.













Ponte Sobre o Arunca
1793 - início da construção da ponte, mandada fazer por D. João VI










Largo do Pelourinho
O Pelourinho original encontra-se em fragmentos nos claustros do Convento do Cardal. No seu lugar encontra-se um moderno Pelourinho evocando os senhores de Pombal.






Palacete recentemente recuperado





Convento de S. António (hoje Igreja do Cardal e Paços do concelho)
De estilo Barroco, apresenta uma planta cruxiforme. De notar a lápide evocativa da sepultura do Marquês de Pombal. "Aqui descansaram os restos mortais do Marquês de Pombal até 1857".












 

·
Registered
Joined
·
1,486 Posts
Discussion Starter · #3 · (Edited)
A cidade








Fotos tiradas do castelo:

este

centro este

centro

centro

centro oeste

oeste





















Vitoria à Inglaterra no Mundial de 2006



Estação da cp
















Tribunal





















Jardim municipal, com o busto do marques









Av. Heróis do Ultramar




Cine-Teatro













Alguns edifícios modernos…

Edifício da filarmónica artística pombalense




Edifício da Caixa



Centro de emodialize (bem curtido este)









Auditório e Biblioteca municipal









Pombal Shoping (o tal q ficou com os 4 pisos subterrâneos cheios de agua, na chaias de 06)








Hotel





Galeria comercial / escritórios








Arquivo municipal


Posto de Turismo







BY NIGHT















 

·
Registered
Joined
·
6,712 Posts
Pombal já tem ai um especulação imobiliaria cada vez mais crescente nos suburbios :bash: é bakano viver ai? tenx cinemas etc? é a mema cena do que viver num suburbio de Lisboa?
 

·
Les cites obscures
Joined
·
11,611 Posts
Eu já estive em Pombal uma vez ha uns 2 ou 3 anos, fui ao Castelo, etc. :) e até comi num restaurante chinês :D
Era um dia de sol e a vista do castelo era muito boa, como se vê nas fotos.

Só que dá-me a impressão que os edifícios de habitação que andam aí a fazer são puro pato-bravo. O vosso "skyscraper" é pato bravo genuíno, até já tem uma marquise a condizer. O hotel por exemplo já tem alguns materiais de revestimento que deveriam existir nos edifícios de habitação.

Mesmo assim a cidade pareceu-me bem organizada, baseado no que vi quando andei nas ruas.


Na última foto está um comboio regional para Lisboa? Eu não sabia que havia regionais para Lisboa aí, pq geralmente os que saem de Stª Apolónia são sempre para Tomar ou Entroncamento. Julgava que tinham de apanhar o Intercidades ou o Pendular. O Regional sai mais barato, qq dia dou aí um salto :colgate:
 

·
Registered
Joined
·
1,486 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Esse pato bravo tem 20 anos, não falha á sua época… o Hotel tem 1 ano, por isso já tem os materiais mais modernos…

É muito fixe viver aqui, é calminho, mas nos últimos 10 anos isto tem dado um grande salto, não falta cá quase nada, temos dois cinemas, teatro, shoping, parque de diversões aquáticas, praia a 30km, e estamos a 20min de Leiria ou Coimbra, passa aqui a A1, IC2,IC8 e ainda temos a principal linha ferroviária.

A cidade está toda dependente de uma avenida principal de uns 2km feita á vinte anos atrás, tem espaço para 2fachas de cada lado apesar de não estarem marcadas… foi mesmo bem pensada essa avenida pq é bem espaçosa e em alguns locais tem jardins no meio.


Neste mapa dá para ver a organização da cidade e os dois quadrados azuis marcam o inicio e o fim da tal avenida, como vêm a cidade está toda ligada a essa avenida :)
 

·
Registered
Joined
·
52,534 Posts
é impossivel livramo-nos do pato bravo, há em todo lado :( , bem a China escapa, é mais barato pa maioria das bolsas do pessoal, ate onde menos se poderia penssar, em Milao tem montes de edificios pato bravo horriveis nos arredores, escuros a cidade parece k levou um tratamento de fumo LOL, pelo menos nos temos luz natural quanto baste sempre disfarssa!! eu passava mto em Pombal no intercidades pa Guarda, a estação demorou bue a finalizar mas ficou bacana ;)
 

·
Registered
Joined
·
6,406 Posts
Altamente! Para uma cidade desse tamanho acho muito boa. Já agora, não estão a pensar nos Jogos Olímpicos de 2024???
 

·
Registered
Joined
·
1,486 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Sem duvida mesmo, o nosso presidente da câmara já tem a candidatura preparada!!! até já temos um estádio olímpico...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


 

·
Registered
Joined
·
1,486 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Ena pá... pois é!!! :) sabes que temos que cumprir prazos, 2024 é já amanhã e para organizarmos um evento desta envergadura temos de começar já!!!
:hahaha: :drunk: :hahaha: :cheers: :rofl:
 

·
Registered
Joined
·
1,486 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Centro Histórico de Pombal a Bombar.... :)

Arranjos Urbanísticos
Beneficiação da Praça Marquês de Pombal, e construção de um parque de estacionamento subterrâneo, uma obra decisiva para a qualificação da Zona Histórica da Cidade, que exigirá um investimento de Eur 450.000,00.

Cultura
O Arquivo Municipal, já em início de execução, ficará concluído no final do primeiro semestre de 2005. É uma obra orçada, na função arquivo, em Eur 1.000.000,00

Projecto


antes


hoje
 

·
Registered
Joined
·
1,486 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Aprovado Plano de Pormenor do futuro Parque de Ciências

Foi aprovado na terça-feira passada, em reunião do executivo da Câmara Municipal de Pombal, o Plano de Pormenor do Parque Industrial Manuel da Mota que, após a sua ampliação, dará lugar ao futuro Parque de Ciências, Tecnologia e Empresas de Pombal. O Plano de Pormenor vai entrar em período de consulta pública, e será submetido à apreciaçãi da Assembleia Municipal de Pombal.
O Plano de Pormenor do Parque Industrial Manuel da Mota, que prevê a ampliação daquele Parque Industrial de 80 para 280 hectares, está em elaboração desde 1999, tendo, ao longo deste período, sido sujeito a inúmeras apreciações e pareceres das diversas entidades governamentais. A área de intervenção do plano abrange cerca de 280 hectares e prevê uma zona de expansão para fixação de mais unidades industriais.
De acordo com uma nota de imprensa da autarquia, O Parque de Ciências, Tecnologia e Empresas de Pombal contemplará actividades de ciência, tecnologia, comércio e lazer e para tal deverá beneficiar, segundo a autarquia, de um conjunto de desenvolvimentos, nomeadamente de actividades Universitárias nas coordenadas do Futuro das Tecnologias da Informação, Telecomunicações, Electrónica, Materiais, Produção, Energia, Ambiente, Biotecnologia e Química Fina, com ligações formais com Universidades e Institutos Educativos e que deverá ser concebido de forma a encorajar a formação e crescimento de empresas de base tecnológica.
Também poderão ser criados no futuro Parque de Ciências, Tecnologia e Empresas de Pombal um Centro de Formação, um Centro de Divulgação das Tecnologias de Informação, de serviços de Investigação Universitária, um Ninho de Incubação de Empresas, Centros e Laboratórios de Apoio às Indústrias como um Laboratório de Vibrações e Acústica Industrial, um Núcleo de Estudos de Poluição, um Laboratório de Informática e Sistemas, um Laboratório de Automação e Telecomunicações e um Centro de Higiene e Segurança no Trabalho.



 
1 - 20 of 304 Posts
Top