Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 47 Posts

·
Registered
8,856 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Imagens da cidade de Pompéia (Região de Marília) e do percurso de Marília às cidades vizinhas de Echaporã e Vera Cruz, com a grande ajuda do forista mariliense Vi_. Imagens registradas hoje (domingo/05-08-2012) :)

Houve um complemento com imagens de outras autorias. Todas sem créditos são de minha autoria.

Localização de Pompéia

Bandeira

População
20.102 habitantes

Vista aérea (assim como Marília, Pompéia tenta contornar o relevo da serra de forma bem espalhada)

1

Foto: André Bonacin/ http://www.panoramio.com/photo/17666761

Vista da parte central

2

Foto: Tânia PK / http://www.panoramio.com/photo/28808456

Praça da igreja matriz

3

4

5

6

7

8

Ruas comerciais

9

10

11

12

13

14

Entrada da cidade vindo de Marília

15

16

17

18

A rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) que corta Pompéia

19

20

21

22

Neste ponto, a rodovia/via expressa faz uma curva beirando uma ribanceira próxima de um penhasco

23

24

Casinhas de madeira nesta rodovia da área urbana

25

26

27

28

Estrada de Ferro Paulista

29

30

Tristeza e abandono

31

32

Antiga estação ferroviária

33

Aqui hoje abriga a Caixa Econômica Federal e um restaurante

34

Pista de caminhada paralela à ferrovia

35

36

O único prédio

37

38

Prefeitura Municipal

39

Modelo de ponto de ônibus em Pompéia

40

Indústria da Jacto, com sede em Pompéia

41

42

Foto: http://www.jacto.com.br/estrutura.asp

Jardim à Imigração Japonesa

43

44

Praça Brasil-Japão

45

Foto: http://sonianovaes.blogspot.com.br/2009/09/o-jardim-japones.html

Vista de Marília a partir de Pompéia

46

Foto: Tânia PK/ http://www.panoramio.com/photo/26725972

Karrifu, no distrito de Paulópolis :lol:

47

De Pompéia fui até Marília e lá encontrei com o Vi_ (Vitor) e fizemos um rodo-thread até a cidade vizinha de Echaporã, passando pela Serra dos Agudos

Início do rodo-thread, ainda em Marília

48

49

50

51

52

Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294)

53

54

55

56

57

58

Acesso ao distrito de Avencas

59

Início da Rodovia Rachid Rayes (SP-333), que liga Marília à Assis

60

61

A Serra dos Agudos começa a aparecer

62

63

Balança

64

Curvas

65

66

67

68

69

Serra

70

71

Fundação CASA (Antiga FEBEM)

72

Continuando...

73

74

Ponte sobre o rio do Peixe, divisa natural entre a Alta Paulista e Alta Sorocabana

75

(...)

76

77

78

79

80

81

Divisa Marília-Echaporã

82

Acesso à Oscar Bressane, Lutécia e Paraguaçu Paulista

83

84

(...)

85

86

87

88

Perímetro urbano de Echaporã (6.279 habitantes)

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98

99

100

101

102

103

104

105

Decida-se...

106

Voltando para Marília

107

108

Uma cachoeira de 60 metros na serra

109

Foto: Renato G. Raposo/ http://www.panoramio.com/photo/31555470

Em uma manhã de sol, a chegada em Marília após a serra é muito bonita

110

111

112

113

O famoso abismo mariliense

114

115

Agora seguindo para Vera Cruz (10.745 habitantes), pela Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294)

Rodoviária de Marília (um dos símbolos incotestes da cidade)

116

Foto: Forista Vi_/ www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1484063

117

118

Seguindo pela SP-294

119

120

121

122

123

Chegando em Vera Cruz

124

125

Cafezais

126

Marília vista do trevo de Vera Cruz

127

Em Vera Cruz

128

129

130

131

132

133

134

135

136

137

138

139

140

141

Igreja Tenrikyo

142

Na volta, passamos pelo distrito de Lácio (Marília)

143

144

145

O distrito é quase conurbado com a sede municipal, logo mais à frente tem esta vista

146

147

Para finalizar, imagens do Vi_, de Marília vista da rodoviária, cujo mirante está interditado :(

148

149

150

Agradecimentos: Ao Vitor, pela disposição na ajuda e a quem prestigiar as imagens. :D :eek:kay:

·
ame-o ou deixe-o
Marília/SP - Símbolo de Amor e Liberdade
9,117 Posts
Sempre as ordens :eek:kay:

Sensacional o trabalho, deve ter sido bem árduo...

Rapaz corajoso, pegando ônibus, rodando as estradas da região de Marília, pulando as cercas das chácaras na beira da rodovia e até escapando de cães :D

Parabéns :applause:

·
De um rincão distante
5,055 Posts
Valeu pelo registro aqui deste belo passeio.

Gostei das três cidades. Difícil falar qual é mais bonita, pois cada qual tem suas particularidades e belezas.

Delas a que eu conheço mais é Pompéia e afirmo com conhecimento de causa que cidade é uma graça. Saindo de Prudente via Alta paulista, as paisagens a partir de Herculândia começam a se transformar, deixando o planalto aplainado do oeste paulista para trás para dar lugar a vales impressionantes e muito bonitos. Dentro de Marília mesmo se tem um pouco da visão deste relevo.

Gostei da estação ferroviária de Pompéia, pois esta bem conservada e tem um destino até que digno.

Merece destaque essa foto: que paisagismo bem feito nesta avenida de Echaporã- simplesmente linda, adorei.

·
Registered
8,856 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Sempre as ordens :eek:kay:

Sensacional o trabalho, deve ter ter sido bem árduo...

Rapaz corajoso, pegando ônibus, rodando as estradas da região de Marília, pulando as cercas das chácaras na beira da rodovia e até escapando de cães :D

Parabéns :applause:
Haha..tem de ser assim. :D

Valeu pelo registro aqui deste belo passeio.

Gostei das três cidades. Difícil falar qual é mais bonita, pois cada qual tem suas particularidades e belezas.

Delas a que eu conheço mais é Pompéia e afirmo com conhecimento de causa que cidade é uma graça. Saindo de Prudente via Alta paulista, as paisagens a partir de Herculândia começa a se transformar, deixando o planalto aplainado do oeste paulista para trás para dar lugar a vales impressionantes e muito bonitos. Dentro de Marília mesmo se tem um pouco da visão deste relevo.

Gostei da estação ferroviária de Pompéia, pois esta bem conservada e tem um destino até que digno.

Merece destaque essa foto: que paisagismo bem feito nesta avenida de Echaporã- simplesmente linda, adorei.

Obrigado Urbano. Pompéia, das três, é mais bonita mesmo, seguida por Echaporã. Vera Cruz tem umas partes agradáveis, ao redor da igreja matriz, mas precisa melhorar o urbanismo no centro. :)

·
Registered
5,106 Posts
Haha..tem de ser assim. :D

Obrigado Urbano. Pompéia, das três, é mais bonita mesmo, seguida por Echaporã. Vera Cruz tem umas partes agradáveis, ao redor da igreja matriz, mas precisa melhorar o urbanismo no centro. :)
Lindas fotos Lucas, bate uma baita saudade só de olhar para elas... Se for ver bem, esse eixo já está em processo de conurbação (Garça-Vera Cruz-Marilia-Oriente-Pompéia), em função de não ter para onde as cidades crescerem, a não ser em direção as cidades vizinhas... Para as pessoas que moram nesse eixo, está se tornando tudo um coisa só....

Um dos points de Pompéia, além da Jacto, que ocupa quase toda a cidade, é a chopperia Othomânia, que fabrica sua própria cerveja. Para quem gosta de experimentar cervea semi-artesanal, é um local bom. O grupo Jacto, podemos dizer que é um dos grandes grupos multinacionais genuinamente brasileiros, (só não tem ações em bolsa), e possui unidades em Pompéia, Marilia (sede da rodojacto), e estão construindo em Oriente (entre Marilia e Pompéia), além de plantas na Tailândia. (Muitos professores com quem tive aula na faculdade eram diretores do grupo)

Um dos pontos mais bonitos de Vera Cruz, sem duvida é a sua igreja Matriz, e um dos fatos mais curiosos é que a cidade possui um aeroporto, beirando a pista, e que pousam aeronaves lá.

Parabéns aos foristas, que retraratam uma das regiões unicas do estado, as cidades que ficam em cima da Serra dos Agudos....(Ou serra dos dinossauros...:lol::lol::lol:)

Nas fotos de Marilia já dá pra ver que alguns edificios já estão apontando....

·
O CORAÇÃO EM MARÍLIA
1,155 Posts
Imagens da cidade de Pompéia (Região de Marília) e do percurso de Marília às cidades vizinhas de Echaporã e Vera Cruz, com a grande ajuda do forista mariliense Vi_. Imagens registradas hoje (domingo/05-08-2012) :)

Houve um complemento com imagens de outras autorias. Todas sem créditos são de minha autoria.
Ponte sobre o rio do Peixe, divisa natural entre a Alta Paulista e Alta Sorocabana

75
Lucas, delícia de passeio, cara:)

Conheço toda essa região, mas Echaporã e Pompéia, só visitei na infância e como faz muito tempo isso... :cripes: Dessa forma, adorei buscar com suas belas fotos um lugarzinho especial.
Na foto acima, seguindo na mesma direção que você foi, logo depois de passar a ponte sobre o Rio do Peixe, tem uma subidinha e depois uma curva à esquerda...Confere?

Morei dois anos numa fazenda (não me lembro do nome) na margem direita da rodovia, entre 1957 e 59, acho. Meu pai arrendava parte do local para sacar barro. Montou uma olaria lá e que permaneceu conosco por muitos anos. Mas morar mesmo, só aqueles dois anos. Durante aquele período, houve a pavimentação dessa via. Belas lembranças eu tenho, embora fosse muuuuito miúdo hehehe, mas passeava por lá, vendo as máquinas trabalharem, agarrado na mão de um dos irmãos mais velhos :)

Só pra constar, estive lá, tentando entrar na tal fazenda para rever, tirar fotos mas tinha um segurança com uns dois metros de largura por três de altura e disse "Não". Acabei indo um pouco mais adiante, consegui acesso à fazenda vizinha...deu pra matar as saudades...

Valeu por compartilhar. Excelentes imagens, onde sentimos a maneira como você vê e ama essa região.

·
Registered
5,106 Posts
Não há desvio da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) na parte em que corta Pompéia, por vias duplicadas??

Fenner, por incrivel que pareça não. Um dos maiores sonhos dos Pompeenses e de todo mundo que usa essa via é a construção de um desvio da SP294 de dentro da cidade. O problema é que o governo do Estado nem se mexe para isso, em função do tamanho da cidade. A minha idéia para resolver isso seria a construção de um desvio para o Sudeste, de inicio ligando a SP294 com a SP333, e mais futuramente, continuando esse trecho até a BR153, perto de Ocauçu, e o ultimo trecho até Santa Cruz do Rio Pardo, onde termina a Castelo Branco. Assim toda a Nova Alta Paulista e a Alta Paulista propriamente dita teria um caminho direto para a Capital. Mas como pode ter visto, o problema é que a região é cortada pela serra dos Agudos, o que dá trabalho para a construção dessa via.

·
Grande Campinas (S.Paulo)
51,098 Posts
.
.
.

^^^^ :cheers::cheers:

Lucas, não sei por onde começar...

:lol::lol::lol:

É porque fiquei emocionado com pompéia porque me deu saudades ....

Hehehehhe..........

..

·
51,098 Posts
18

23

^^^^

Eu não posso ver estás placas que começo a chorar.....

É muita saudades que começa a dar.......

Porque é o meu trajeto que mais gosto de fazer e ir...

Ufa...

·
ame-o ou deixe-o
9,117 Posts
Eu também tenho saudade quando passo por ai, porque sei que estou indo em mais um churrasco em Tupã na casa do meu sogro :D

·
Araras dos Barões
14,977 Posts
Bonitinha a cidade de Echaporã. Pompéia também tem um visual bem agradável. A igreja de Vera Cruz tem um visual diferente do que se costuma ver nas igrejas da região.
As valas das serras realmente é o maior destaque no relevo da região. As cidades parecem se equilibrarem no alto em meio a tantas valas. Na cidade de Quintana (não mostrada aqui) tem até sérios problemas de voçorocas. Lembro-me que quando passava de trem em Pompéia, via-se os "buracões" nos dois lado da linha férrea. :D
Mas no geral a região é bastante agradável e Marília e Pompéia são as cidades mais industrializadas na região. :eek:kay:

·
51,098 Posts
Eu também tenho saudade quando passo por ai, porque sei que estou indo em mais um churrasco em Tupã na casa do meu sogro :D

gozador hein...

:lol::lol:

·
Registered
8,856 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Lindas fotos Lucas, bate uma baita saudade só de olhar para elas... Se for ver bem, esse eixo já está em processo de conurbação (Garça-Vera Cruz-Marilia-Oriente-Pompéia), em função de não ter para onde as cidades crescerem, a não ser em direção as cidades vizinhas... Para as pessoas que moram nesse eixo, está se tornando tudo um coisa só....

Um dos points de Pompéia, além da Jacto, que ocupa quase toda a cidade, é a chopperia Othomânia, que fabrica sua própria cerveja. Para quem gosta de experimentar cervea semi-artesanal, é um local bom. O grupo Jacto, podemos dizer que é um dos grandes grupos multinacionais genuinamente brasileiros, (só não tem ações em bolsa), e possui unidades em Pompéia, Marilia (sede da rodojacto), e estão construindo em Oriente (entre Marilia e Pompéia), além de plantas na Tailândia. (Muitos professores com quem tive aula na faculdade eram diretores do grupo)

Um dos pontos mais bonitos de Vera Cruz, sem duvida é a sua igreja Matriz, e um dos fatos mais curiosos é que a cidade possui um aeroporto, beirando a pista, e que pousam aeronaves lá.

Parabéns aos foristas, que retraratam uma das regiões unicas do estado, as cidades que ficam em cima da Serra dos Agudos....(Ou serra dos dinossauros...:lol::lol::lol:)

Nas fotos de Marilia já dá pra ver que alguns edificios já estão apontando....
Percebe-se mesmo esta grande proximidade entre estas cidades. Não sabia sobre o aeroporto de Vera Cruz nem mesmo estas informações sobre a Jacto. :) Muito obrigado marcoasantos! :eek:kay:

Lucas, delícia de passeio, cara:)

Conheço toda essa região, mas Echaporã e Pompéia, só visitei na infância e como faz muito tempo isso... :cripes: Dessa forma, adorei buscar com suas belas fotos um lugarzinho especial.
Na foto acima, seguindo na mesma direção que você foi, logo depois de passar a ponte sobre o Rio do Peixe, tem uma subidinha e depois uma curva à esquerda...Confere?

Morei dois anos numa fazenda (não me lembro do nome) na margem direita da rodovia, entre 1957 e 59, acho. Meu pai arrendava parte do local para sacar barro. Montou uma olaria lá e que permaneceu conosco por muitos anos. Mas morar mesmo, só aqueles dois anos. Durante aquele período, houve a pavimentação dessa via. Belas lembranças eu tenho, embora fosse muuuuito miúdo hehehe, mas passeava por lá, vendo as máquinas trabalharem, agarrado na mão de um dos irmãos mais velhos :)

Só pra constar, estive lá, tentando entrar na tal fazenda para rever, tirar fotos mas tinha um segurança com uns dois metros de largura por três de altura e disse "Não". Acabei indo um pouco mais adiante, consegui acesso à fazenda vizinha...deu pra matar as saudades...

Valeu por compartilhar. Excelentes imagens, onde sentimos a maneira como você vê e ama essa região.
Hehe, gosto muito quando alguém dá testemunho pessoal de quando morou em algum lugar que retrato aqui. :)
Nesta foto citada por você, confesso que não me lembro desta descrição de curva e subida. Recorri à sequencia originial de todas as fotos tiradas e ao Google Earth, também não vi. :( De qualquer forma, curva e subida/descida não falta nesta rodovia. :D

Eu eo Vitor adentramos em uma fazenda para tentar captar o skyline de Marília visto próximo à Echaporã. Sem sucesso. Nossas câmeras não são potentes e havia uma névoa no horizonte. :(

O que você disse sobre como vejo e curto a região é bem verdade. Apesar dos pesares, não me vejo não gostando daqui e sem ânimo para explorar o que ela tem de bom. E mais, apoio o desenvolvimento ordenado dela (e isso ela tem a valiosa oportunidade). :)

Obrigado, capelini.

Não há desvio da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) na parte em que corta Pompéia, por vias duplicadas?
Não há. Vindo de Marília, se não me engano, tem a opção de entrar por outra via, mas também dentro da área urbana. Não tem escapatória. hehe

Fenner, por incrivel que pareça não. Um dos maiores sonhos dos Pompeenses e de todo mundo que usa essa via é a construção de um desvio da SP294 de dentro da cidade. O problema é que o governo do Estado nem se mexe para isso, em função do tamanho da cidade. A minha idéia para resolver isso seria a construção de um desvio para o Sudeste, de inicio ligando a SP294 com a SP333, e mais futuramente, continuando esse trecho até a BR153, perto de Ocauçu, e o ultimo trecho até Santa Cruz do Rio Pardo, onde termina a Castelo Branco. Assim toda a Nova Alta Paulista e a Alta Paulista propriamente dita teria um caminho direto para a Capital. Mas como pode ter visto, o problema é que a região é cortada pela serra dos Agudos, o que dá trabalho para a construção dessa via.
Exceto pela serra, o fato da cidade ser pequena não poderia ser pretexto para não se fazer nada quanto a isso. Afinal, os habitantes e os motoristas que ali moram e passam são vidas humanas, não?
Boa ideia a alternativa do desvio. :eek:kay:

.
.
.

^^^^ :cheers::cheers:

Lucas, não sei por onde começar...

É porque fiquei emocionado com pompéia porque me deu saudades ....

Hehehehhe..........

..

^^^^

Eu não posso ver estás placas que começo a chorar.....

É muita saudades que começa a dar.......

Porque é o meu trajeto que mais gosto de fazer e ir...

Ufa...
Haha.. impossível olhar a placa e não prever o que você ia dizer sobre isso. :lol:

gozador hein...

:lol::lol:
Mais óia!

Bonitinha a cidade de Echaporã. Pompéia também tem um visual bem agradável. A igreja de Vera Cruz tem um visual diferente do que se costuma ver nas igrejas da região.
As valas das serras realmente é o maior destaque no relevo da região. As cidades parecem se equilibrarem no alto em meio a tantas valas. Na cidade de Quintana (não mostrada aqui) tem até sérios problemas de voçorocas. Lembro-me que quando passava de trem em Pompéia, via-se os "buracões" nos dois lado da linha férrea. :D
Mas no geral a região é bastante agradável e Marília e Pompéia são as cidades mais industrializadas na região. :eek:kay:
Acrescento também a cidade de Oriente (entre Pompéia e Marília) quanto ao relevo. Aliás, estas duas são pequenas mas aconchegantes também. Falta fotos delas. :(

Vale ressaltar esse skyline de Marília visto de Vera Cruz, foto registrada pela Nikkon do forista Urbano Prudente
Sim, este skyline de Marília é o mais bonito visto da zona rural, com os cafezais em primeiro plano. Lembro que você concorda também. hehe

Muito arrumadinhas essas cidades, super aconchegantes!

Valeu Lucas :cheers:
São mesmo, LS Kim. Valew!

As três são muito agradáveis.

Valeu por mostrar.

Belo ipê florido.

Parabéns pelas fotos Lucas.
Ipês floridas são bônus inesperados que não podem passar desapercebidos. hehe

Obrigado, Loro.

Charmosa Pompéia, adorei! :cheers:
Thina! Agradeço seu prestígio também!

·
ame-o ou deixe-o
9,117 Posts
Aqui tenho uma imagem do skyline de Marília visto chegando de Pompéia, minha autoria :D

Imagem evidenciando o relevo acidentando da serra dos Agudos que margeia a cidade de Marília e Pompéia, alguns edifícios não podem ser visualizados devido a essa topografia.

1 - 20 of 47 Posts