SkyscraperCity banner

1 - 20 of 669 Posts

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #1
antes k digam, não, ainda não tinha feito nenhum thread sobre esta cidade, apenas se poz algumas fotos avulso, numca se fez um thread :D

a cidade no contexto Açoreano:
Ponta Delgada é uma cidade portuguesa na ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, com cerca de 65.836 habitantes. É a capital administrativa deste Arquipélago desde que os distritos foram extintos no Arquipélago, por volta de 1976(conjuntamente com Angra do Heroísmo e Horta, onde se sedia o Parlamento regional). É sede de um município com 231,90 km² de área e 65 853 habitantes (2001), subdividido em 24 freguesias. O município é limitado a leste pelos municípios da Ribeira Grande e da Lagoa e tem costa no oceano Atlântico a norte, sul e oeste.

"Esta cidade de Ponta Delgada é assim chamada por estar situada junto de uma ponta de pedra de biscouto, delgada e não grossa como outras da ilha, quasi raza com o mar, que depois, por se edificar mui perto d'ela uma ermida de Santa Clara, se chamou ponta de Santa Clara..." Gaspar Frutuoso (cronista micaelense do século XVI)

História:
Ponta Delgada foi elevada a cidade por carta régia de 2 de Abril de 1546, no reinado de D. João III, sendo a segunda cidade a ser criada em todo o arquipélago dos Açores. Localizada na ilha de São Miguel, esta cidade inicialmente não passava de um povoado de pescadores, mas desde cedo cresce suplantando a antiga rival Vila Franca do Campo, que na era de quatrocentos, seria a maior e mais importante urbe açoriana, embora tristemente subvertida por um enorme cataclismo em 1522. Ponta Delgada foi crescendo, tornou-se vila e posteriormente cidade. A cidade cresce a uma força avassaladora, ocultando a sua antiga linha de costa, que abrigava o antigo cais de embarque, inúmeros fortes e fortins, o aterro municipal, a antiga alfândega, entre outros... Com mais de 5 séculos de existência, Ponta Delgada é hoje uma referência singular no panorama regional, tendo uma população de aproximadamente 65.356 habitantes. Sendo o maior concelho que reúne a maior diversidade de equipamentos, a sua linha de costa será novamente ampliada com a construção do projecto "Portas do Mar", composto por inúmeros parques subterrâneos, casinos, novos centros comerciais, anfiteatros, cinemas e variados locais para diversão nocturna.

Brazão da cidade:

Mapa da cidade:
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #4 (Edited)
fotos varias

largo das Portas da Cidade:




saida do largo para a matriz, a matriz é de raiz quinhentista, como atestam os portais, alterada nos sec. XVII e XVIII:



a caminho dos paços do Concelho:





 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #5
Praça 5 de Outubro

pensso que é este o nome da Praça, vejam so a calçada Tuga :eek2:


 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #9
andei a ver se via fotos desse projecto, isto é, renders mas esta escasso :eek:kay:
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #12
so tenho duas de aviões na pista :( tenho tb uma noticia ja deste ano (Fevereiro) com planos de ampliação do terminal de passageiros e acomodação de mais aviões:


O Plano de Ordenamento para o Aeroporto de Ponta Delgada, gerido pela empresa ANA, prevê a ampliação do terminal de passageiros em 2010, para responder a uma estimativa de 1,2 milhões de passageiros/a no.
O porta-voz da Aeroportos de Portugal, que se escusou a revelar o volume de investimento previsto, adiantou à agência Lusa que já estão a decorrer estudos internos para avançar com o projecto.
O actual terminal de passageiros, que foi inaugurado em 1995, está dimensionado para receber 900 mil passageiros por ano, referiu Rui Oliveira, acrescentando que, em 2006, passou pelo Aeroporto João Paulo II um total de 910 mil passageiros. O Plano de Ordenamento elaborado pela ANA, que prevê o aumento da procu ra do único aeroporto da Ilha de São Miguel até 2050, está estruturado em quatro patamares, que visam um "desenvolvimento sustentado" da infra-estrutura aeroportuária. No primeiro nível, que prevê que o aeroporto de Ponta Delgada atinja um milhão de passageiros/ano, está contemplada a ampliação da placa de estacionamento W, actualmente com capacidade para três aviões, e que vai passar a estacionar entre sete a nove aparelhos.
"Actualmente, o aeroporto tem capacidade para estacionar um total de dez aviões", afirmou Rui Oliveira, revelando que, a partir do primeiro semestre de 2009, poderão estacionar no total entre 14 a 16 aviões.
A ampliação do hangar de manutenção da SATA e da sala de embarque, um novo caminho de circulação de aeronaves paralela à pista ("taxi way"), para permitir maior facilidade de rotatividade dos aviões, são outras das obras equacionadas e que devem ficar concluídas em 2008, revelou.
Concluídas estão já as obras de ampliação do terminal de carga e de processamento de bagagem, infra-estrutura orçada em 1,5 milhões de euros.
"A nova infra-estrutura ficou com capacidade para processar 1.600 bagagens por hora", afirmou Rui Oliveira.
O segundo nível, que projecta cenários até 2015, prevê que o aeroporto da Ilha de São Miguel atinja 1,2 milhões de passageiros por ano e aponta para a necessidade de criar uma nova placa de estacionamento e novos caminhos de circulação para os aviões.
O terceiro patamar do Plano de Ordenamento estima uma utilização de 1,7 milhões de passageiros/ano e o quarto entre os 2,2 e os 4,5 milhões de passageiros.
Segundo disse, além do Governo Regional, foram ouvidos para a elaboração do documento a autarquia de Ponta Delgada, Câmara de Comércio e Indústria, Uni versidade dos Açores, SATA e privados ligados ao sector turístico.
O Plano de Ordenamento para o Aeroporto João Paulo II vai estar totalmente disponível "brevemente" no sítio da ANA na Internet para consulta pública, d isse.
O Aeroporto de Ponta Delgada, inaugurado em 1969 com uma pista de 1.800 metros, dispõe, actualmente, de um pista com 2.353 metros de comprimento e 45 de largura.


 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
Ponta Delgada é uma cidade portuguesa na ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, com cerca de 65.836 habitantes. É sede de um município com 231,90 km² de área e 65 853 habitantes (2001)

um pouco estranhos estes valores não?:D

Que eu saiba a cidade está longe de ter essa população.
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
e umas fotos do palácio de santana não se arranjam? isso é que era!:D vi uma vez umas fotos numa revista e é de comer e chorar por mais!:drool:
 

·
Moderator
Joined
·
17,549 Posts
^^


O resto nao coube na foto :D
 
  • Like
Reactions: NijmegenCity

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #20
Ponta Delgada é uma cidade portuguesa na ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, com cerca de 65.836 habitantes. É sede de um município com 231,90 km² de área e 65 853 habitantes (2001)

um pouco estranhos estes valores não?:D

Que eu saiba a cidade está longe de ter essa população.
bastante estranho, o k metem ai de facto em nºs. é a população do concelho....
 
1 - 20 of 669 Posts
Top