Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 77 Posts

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá pessoal, nas minhas andanças pelo Paraná acabei conhecendo Ponta Grossa, uma das maiores cidades do interior do estado. A cidade teve um desenvolvimento mais antigo em comparação com as outras grandes do estado, no geral achei a cidade bem agradável limpa é organizada.

PONTA GROSSA

Localizada na região dos Campos Gerais, o município é conhecido como a "Capital Mundial da Soja", sendo um dos maiores processadores de soja do mundo. Ponta Grossa é o principal entroncamento rodo-ferroviário e maior parque agroindustrial do Paraná. A cidade é um forte pólo metal-mecânico e industrial, além de um centro técnico-educacional e logístico. Com um comércio diversificado, a cidade chegou a ser a segunda mais importante do estado e também capital por cinco dias durante a Guerra dos Farrapos.
Ponta Grossa abriga ainda atrativos naturais como o Parque Estadual de Vila Velha.

Área: 2067,5 km²
Pop: 331.084 (est. IBGE 2013)
Altitude: 975 m
Distância de Curitiba: 110 KM
Distância do Guarapuava: 160 KM
Distância de Joinville: 240 KM
Distância de Londrina: 270 KM

01. Começando pela Av. Vicente Machado, uma das principais do centro.

02.

03.

04. Essa avenida ainda guarda belas construções mais antigas.

05.

06.

07.

08. Acredito que seja um dos prédios mais altos da cidade.

09.

10.

11.

12.

13.

14. Igreja Sagrado Coração

15. Pça Rio Branco

16.

17.

18. Colégio Regente Feijó

19. Calçadão

20.

21.

22. Centro de Cultura

23. Praça da Catedral

24. Catedral de Ponta Grossa

25. Praça João Pessoa

26.

27. Prédio histórico da antiga Estação, centro ao fundo.

28. Ruas e avenidas centrais.

29.

30.

31.

32.

33.

34. Ponta Grossa tem várias construções mais antigas bem preservadas.

35.

36.

37.

38.

39.

40. Mais ruas e avenidas do centros.

41.

42.

43.

44.

45.

46. Outro colégio.

47. Terminal Central

48.

49. Shopping Palladium

50. Centro ao fundo.

51. Bairros próximos ao centro.

52.

53. Rodoviária

54. Região do Parque de Vila Velha com suas formações em arenitos.

55.

56. Bela paisagem dos campos gerais paranaense ao redor de Ponta Grossa.

Vejam também:

Curitiba - Capital do Paraná

·
Registered
214 Posts
Ótimo registro e excelentes fotos! Quando vemos threads de cidades do sul é que percebemos o quanto Juiz de Fora é feia, mal-cuidada e subdesenvolvida. Lamentável que uma cidade que já foi tão próspera, afunde cada vez mais no processo de estagnação (prá não dizer retrocesso)...

·
Registered
49 Posts
jf é uma grande cidade ,uma metrópole e da mata .não é mal cuidada e nem esta estagnada enfrenta problemas como qualquer cidade enfrenta ,pois morei em uma capital por 20 anos posso te dizer vicentesgjr o que realmente é problema.juiz de fora não é lindaaaaaa,mais tem seu charme.bem desenvolvida continua em expansão e é uma maravilha para se viver se comparando a muitas cidades que conheço.da inveja a muitas capitais imagina as do interior.JF é uma capital encravada no interior,em uma região pobre porém ela é muito prospera.experiencia própria.
JF é uma fortaleza ou seja cidade forte .

·
Registered
6,608 Posts
Ótimas fotos! Gosto bastante da preservação das construções antigas em Ponta Grossa, tem muita coisa legal. As obras de urbanização nas principais avenidas do centro, foi um marco urbanístico e simplesmente deu outra cara, ficou top... espero que não pare por aí.

·
Registered
830 Posts
Nossa, parabéns cara, o melhor thread de Ponta Grossa que já vi, confesso que sempre me decepcionava com os threads da cidade, mas como eu conhecia PG, eu nem ligava muito em comentar pois sei que a cidade é linda, e agora você vem e faz um thread super bacana!
:D

·
Registered
1,420 Posts
Já estive em Ponta Grossa, infelizmente não volto à cidade há exatos 10 anos. Se na época já achei a cidade bem bacana e desenvolvida, imagina agora! Na verdade, pelas fotos dá pra ver que a cidade está mais bonita ainda. Parabéns pelas fotos. Gostei muito do thread.

·
Ferroviário Esporte Clube
2,862 Posts
PG tem uma verdadeira aula de história com seus casarões e edifícios centenários, essa região onde foi feito os registros pode ser chamado de centro velho. Existe no momento uma região chamada de Vila Oficinas que está se desenvolvendo rapidamente com vários edifícios, supermecados, parques e um novo centro cívico nascendo nesta região.

Mas fica aqui meus parabéns pelo thread.

.

·
Registered
6,523 Posts
Muito bom o thread.
Mostrou muito bem como é o centro de PG à nível da rua.
Infelizmente só conheço PG pela rodovia.
Ela é uma das mais antigas entre as grandes cidades do interior paranaense e isto diferencia ela em relação às outras.
Parabéns. :applause:

·
Registered
1,841 Posts
Parabéns pelo Thread.

Ponta Grossa de fato é uma cidade feia,passou por anos de estagnação, coronelismo indecente e gestões toscas sem qualquer pensamento de urbanismo.
Sem contar o fato de estar num relevo terrível.

Mas me perdoem pelo bairrismo, é uma cidade ótima para se viver e tem crescido bastante nos últimos anos.

·
Registered
8,856 Posts
Ponta Grossa, em termos de vê-la pessoalmente, ainda é uma incógnita pra mim. Só conheço de passagem para Curitiba, pela rodoviária (que fica praticamente no começo da cidade) e não se vê muita coisa do centro.
Pelas imagens, ela guarda uma diferença entre outras famosas do Estado, como Londrina, Maringá e Cascavel.
No geral ela é bonita, pena que ainda não a conheço. Muito louvável a preservação dos prédios históricos e a fiação aterrada nessa avenida Vicente Machado. Louvável também é o seu thread, Driano. :D

1 - 20 of 77 Posts