SkyscraperCity banner

1 - 20 of 31 Posts

·
Correspondente Alagoas
6,278 Posts
Discussion Starter #1
Morador do bairro de Ponta verde em Maceió, sempre tive curiosidade de saber quantos prédios nos cicundavam, já que a densidade é bastante relevante.

Desta feita, resolvi ultilizar a ferramenta do Google Earth para pesquisar e obter os números mais próximos dos reais.A baixo colocarei os numeros separados por área e no fim os números gerais.

1-Separei os prédios com a seguinte distinção:

2-Área pesquisada - Ponta Verde:

3-Visão total da área:

4-Pra facilitar a contagem dividi o bairro em 4 áreas:

5-Área 1: 160 prédios com 8 ou mais pav.
034 prédios com 2/3 pav.

6-Área 2: 080 prédios com 8 ou mais pav.
033 prédios com 2/3 pav.

7-Área 3: 086 prédios com 8 ou mais pav.
019 prédios com 2/3 pav.

8-Área 4: 053 prédios com 8 ou mais pav.
019 prédios com 2/3 pav.

- NÚMEROS GERAIS:

*379 >PRÉDIOS COM 8 OU MAIS PAV. (Construídos e em construção)
*105 >PRÉDIOS COM 2/3 PAV. (CONSTRUÍDOS)

Todos esses dados foram baseados em dados empíricos, pelo conhecimento de toda região, não são números absolutos mais se aproximas bem da realidade.Se houver margem de erro há para mais(prédios), já que só contabilizei os que realmente conheço.

Fotos de Ponta verde e sua densidade:

-

-

·
Baiano sim senhor!
41,168 Posts
Eu achei não só Ponta Verde, mais toda orla de Maceió lindíssima.
A cidade está com um bom número de prédios em construção.

·
Made in Maceió
376 Posts
Há muito mais de 379, mas nessa contagem baseada nas imagens desatualizadas do Google Earth, creio que esteja certo.

Hoje quase não há espaço para mais prédios na Ponta Verde. Exceto nas áreas mais afastadas da praia.

·
Cidade Lendária
6,291 Posts
Adoro a Ponta Verde, agora acho que no quesito verticalização Maceió fica atrás de Natal e Joao Pessoa, ainda mais que como os prédios de Maceió são baixos, deveria ter mais
:D

·
Registered
3,943 Posts
Muito bom trabalho! Na 'Área 4' meu prédio só não constou pq está do outro lado da rua. É o limite da Ponta Verde. :)

·
Correspondente Alagoas
6,278 Posts
Discussion Starter #9
Adoro a Ponta Verde, agora acho que no quesito verticalização Maceió fica atrás de Natal e Joao Pessoa, ainda mais que como os prédios de Maceió são baixos, deveria ter mais
Considerando ser quase 400 predios em apenas um bairro, ta de muito bom tamanho, to fazendo um mapeamento completo dos bairros mais verticalizados de Maceió, os prédios acima de 8 andares contabilizam mais de 800...
Cidades como Joao Pessoa e Natal que possuem um gabarito maior,aparentam ter mais prédios, visto que o impacto visual é bem maior, além de preencher muito mais os espaços geográficos. E outra realmente há de considerar a altura limitada, o que acarreta em um metro quadrado mais caro, impossibilitando mais construções.Ainda assim acho Maceió com uma verticalização relevante, e por estar numa situação impar em relação a outras capitais não compararia...

·
Banned
3,038 Posts
noticias????
belas fotos de minha cidade natal!!!
a ponta verde é o melhor bairro de maceio

·
Paris, France.
15,242 Posts
Recebi uma visita aqui em Brasília, na semana passada, de um amigo que mora na Ponta Verde. Ele foi taxativo ao dizer que o bairro está muito denso, com trânsito cada vez mais complicado. Mas, mesmo assim, não deixaria o bairro por nenhum outro.

·
Correspondente Alagoas
6,278 Posts
Discussion Starter #14
Recebi uma visita aqui em Brasília, na semana passada, de um amigo que mora na Ponta Verde. Ele foi taxativo ao dizer que o bairro está muito denso, com trânsito cada vez mais complicado. Mas, mesmo assim, não deixaria o bairro por nenhum outro.

Moro aqui sei bem disso, é impressionante como está o trasito na Ponta verde, só pra se ter uma idéia, moro na Dep José lages e passo cerca de 30 mi para chegar a faculdade no Farol, ta um verdadeiro caos.
Acho que a única alternativa seria impedir novas construções no bairro, da varanda da sala vejo pelo menos uns 12 prédios em construção...
e cara to indo fazer pós em Brasília no começo de 2009, espero encontrar essa grande quantidade de alagoanos por aí, valeu!

·
Mameluco sangue azul
20,419 Posts
Que thread trabalhoso, hein Luiz Alberto? Tu poderias explicar melhor como fizeste a contagem dos prédios? Tu tens uma memória de elefante ou já vinhas catalogando os prédios? Com essa limitação de altura, muito em breve Maceió será uma das cidades mais densas do Nordeste. A que distância do mar o gabarito começa a aumentar? Qual a altura máxima nessas áreas? O resultado de um gabarito escalonado é lindo, isso já é possível ver em João Pessoa.

É muita pergunta, mas... :D

·
Correspondente Alagoas
6,278 Posts
Discussion Starter #17
Que thread trabalhoso, hein Luiz Alberto? Tu poderias explicar melhor como fizeste a contagem dos prédios? Tu tens uma memória de elefante ou já vinhas catalogando os prédios? Com essa limitação de altura, muito em breve Maceió será uma das cidades mais densas do Nordeste. A que distância do mar o gabarito começa a aumentar? Qual a altura máxima nessas áreas? O resultado de um gabarito escalonado é lindo, isso já é possível ver em João Pessoa.

É muita pergunta, mas... :D
Realmente trabalhoso demais.Conheço a ponta verde como niguem, não foi tão complicado fazer a contagem, facilitou o quesito altura que segue um padrão, além de ter uma memória muito boa.
Na beira mar, o gabarito não pode ultrapassar os 8 pav., a partir da primeira quadra pode acrecer um pavimento até um limite de 12 pav.(a partir 8º quadra), á altura maxima não pode ultrapassar o cone do Farol da Marinha localizada no Farol.

·
Mameluco sangue azul
20,419 Posts
^^ Obrigado pelas respostas! :eek:kay:

1 - 20 of 31 Posts