SkyscraperCity banner
1 - 6 of 6 Posts

·
Registered
Joined
·
2,148 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Doze jardins à beira-rio plantados
Se precisa de retemperar energias, entre no Festival de Jardins, que hoje é inaugurado. Não tenha pressa, tem até 30 de Outubro.


Teresa Marques Costa

Abrem-se hoje os portões do recinto do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima para inaugurar a quarta edição de um certame que confere à vila mais antiga de Portugal mais um motivo de visita.
Este ano, os jardins emanam uma energia especial, não fossem as energias o tema do festival que deu azo à criatividade de projectos de nove nacionalidades diferentes, incluindo o Japão e o Canadá.
Sinal que o festival – único no país e na Península Ibérica - já rompeu as fronteiras da Europa e faz jus ao seu carácter internacional, como sublinha o director da iniciativa, Francisco Calheiros.

Ao todo, são 12 os jardins que dão forma à edição 2008. O “Jardim das avestruzes” é o repetente do ano passado, mantendo a tradição de preservar o mais votado do público.
Os restantes 11 são novas propostas para descobrir na arte dos jardins e na arte de preservar o nosso jardim global que é a Terra.
Cada jardim “fala” por si em linguagens que se cruzam com diferentes materiais, mas o todo pretende passar uma mensagem de sensibilização ambiental.

O Festival nasce, aliás, na estratégia de preservação ambiental traçada pela Câmara Municipal de Ponte de Lima. “A questão ambiental é um dos pilares de desenvolvimento do concelho e da região” atesta o vice-presidente, Vítor Mendes.
O Festival de Jardins enquadra-se num projecto global de valorização das margens do Rio Lima, onde está “plantado”.
É mais um equipamento para trazer gente a Ponte de Lima, mas sobretudo para ser fruído pela população. A pensar nisso, foi criado um passe anual para os residentes que pelo preço simbólico de dois euros por ano podem desfrutar de todo o espaço que não se esgota no Festival de Jardins.
Já vai na quarta edição, se vierem para estes lados, nao se esqueçam de ir lá dar um saltinho, e aproveitam para visitar/conhecer a vila :) Ou entao venham de proposito conhecer a vila :D

site: http://www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt/

Como vai ser hoje inaugurado ainda nao tenho fotos, mas quando tiver ponho :D
Para já podem ver no site que tem la fotos de cada jardim :yes:
 

·
Registered
Joined
·
2,148 Posts
Discussion Starter · #4 ·
É muito porreiro!! Além do passeio optimo que proporciona, é interessante admirar a originalidade dos jardins, e das especies utilizadas na sua construção!
 

·
Registered
Joined
·
2,148 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Festival de Jardins passa ‘fortes mensagens’ ambientais
Ministro do Ambiente elogiou ontem o Festival Internacional de Jardins como uma iniciativa notável que engrandece Ponte de Lima e Portugal.


Teresa Marques Costa

O ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Nunes Correia, considerou ontem “absolutamente notável” o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.
O ministro, que presidiu à inauguração do certame, sublinhou as “mensagens fortes” dos 12 jardins que dão forma à edição deste ano do festival.
As energias foram o mote para projectar os 11 jardins (o 12.º ano é repetente da edição do ano passado), um tema que o ministro do Ambiente reconheceu de “extrema actualidade e que faz parte da crise da nossa civilização”.
Nunes Correia realçou o trabalho que Ponte de Lima tem vindo a realizar, associando as preocupações ambientais ao concelho, dando-lhe projecção, assim como ao país.

O ministro do Ambiente esteve ontem pela segunda vez na abertura do Festival Internacional de Jardins, mas confessou que já visitou o concelho e o certame umas três ou quatro vezes a título pessoal e privada, com a família.
Na visita inaugural, o ministro percorreu cada um dos 12 jardins e ouviu da boca de quem os projectou as explicações.
Destaque ainda para a
presença de um representante da Embaixada do Ja-pão em Portugal, país de onde vem a ideia de um dos jardins desta quarta edição do Festival.


O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Daniel Campelo, homenageou “os jardineiros anónimos que contribuem para a construção desta paisagem” que constitui “um dos grandes eventos que o país tem”.
O autarca limiano sublinhou que o festival tem vindo a ganhar notoriedade, o que está patente nos 43 projectos de vários pontos do globo apresentados para a edição deste ano.
Daniel Campelo deixou também uma “palavra especial” para os patrocinadores, já que o festival não custa nada hoje ao município, são as empresas que o pagam.
Mas o edil deixou também um recado: é que “algumas grandes empresas foram convidadas e não quiseram”.
“Ainda não há em Portugal uma cultura de contribuir para projectos de sustentabilidade ambiental” e as empresas seguem apenas a lógica do lucro, denunciou Daniel Campelo.
O Festival Internacional de Jardins tem portões abertos até 30 de Outubro.

http://www.correiodominho.com/noticias.php?&IDTema=10&IDNoticia=32568
 
1 - 6 of 6 Posts
Top