Valeu pelos dados, BR!
Isso se já não tiverem alcançado, tendo em conta que a contagem do IBGE de 2007 foi uma sequência de erros!!!Não vai demorar muito pra São Luís e Maceió alcançarem 1 milhão...
SSA cresce mto mesmo impressionante. Acho q em 2010 vai ter atingido os 3 milhoes ja.....e Fortaleza, BSB e BHZ ja vao ter passado dos 2.5 milhoes!Infelizmente Salvador está inchando cada vez mais.
Talvez vc deva estar considerando apenas até meados do século, já que, de 1970 para cá, a população de Maceió praticamente quadruplicou!!! Passou de cerca de 260 mil para aproximadamente 1 milhão de habitantes em 40 anos, o que, de fato, só poderemos comprovar oficialmente depois do censo de 2010 que, espero, seja mais organizado que a contagem que fizeram em 2007.É interessante os crescimentos de Recife e Salvador, sempre muito próximo..sendo que Recife teve seu boom logo depois de 20 e Salvador já na década de 80 (as duas relativamente as taxas de crescimento dessas épocas).
O caso de Maceió, eu vejo um fato curioso, ela vinha crescendo populacionalmente, mas houve uma certa estagnação, e acredito que isso se deva pelo fato dela estar entre duas grandes metrópoles no nordeste, Recife e Salvador.Uma cidade que cresceu moderadamente ao longo dos anos foi Teresina, nunca ouve a ela nada de anormal e a cidade próxima a ela, Fortaleza, teve um rumo bem diferente de Teresina, principalmente depois de 70.
São Paulo é uma situação bem interessante, ao logo do século foi uma cidade de grande atração populacional, acho que discutir sobre São Paulo levará a muitas conclusões bem interessantes.
O caso de Belém é um tanto peculiar, enquanto cidades cresciam, ela já no inicio do século estava com um decréscimo de sua população (decorrente ao declínio da borracha na amazônia), voltando a crescer novamente, mas de forma bem tímida e voltando a haver outro decréscimo dessa vez decorrente a divisão de áreas limítrofes.
Outro fato curioso é Brasília, Li em algum lugar, não lembro onde, que Brasília tinha sido construída com um plano de possuir apenas 500 mil habitantes no ano 2000, e já na década de 70 possuía esse número de pessoas...e só foi crescendo ao longo das décadas.