SkyscraperCity banner
1 - 20 of 41 Posts

·
Registered
5,094 Posts
Discussion Starter · #1 ·
População por regiões

https://www.mg.gov.br/portalmg/do/m...do=26683&coSeqEstrutura=394&coEstruturaPai=12

A população de Minas Gerais é de 19,4 milhões de habitantes, segundo estimativas da Fundação João Pinheiro para o ano de 2006.

A região Central é a mais populosa do Estado, com 7 milhões de habitantes, seguida do Sul de Minas (2,6 milhões) e Mata (2,2 milhões). O menor contingente de moradores está no Noroeste de Minas, que tem 355 mil pessoas.

De acordo com o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2000, Minas Gerais tinha 17,9 milhões de habitantes naquele ano. As projeções da FJP mostram que o Estado deverá ter 20,5 milhões de residentes em 2010.

·
eu mess
5,231 Posts
Se contarmos a população da mesorregião do Triângulo e Alto Paranaíba (IBGE), que corresponde à soma das regiões de planejamento do Triângulo e do Alto Paranaíba (FJP), temos aproximadamente 2 milhões de habitantes. deste modo, Uberlândia tem aproximadamente 30% da população da mesorregião.

·
Brasil
1,367 Posts
Segundo o IBGE,O Triângulo/Ato Paranaíba é uma única Messoregião...
Mas Minas teima em não considerar um coisa só...
Estudem um pouco mais as regiões pessoal...
:eek:hno:

·
eu mess
5,231 Posts
^^
São apenas 2 regionalizações diferentes, com critérios diferentes. Não que uma esteja errada e outra certa. Muito embora unificar as regionalizações facilite bastante as coisas.

·
Venda Nova Futebol Clube
2,618 Posts
Interessante observar que a região central, mesmo tirando as duas regiões metropolitanas dela, ainda tem população aproximada de 2,5 milhões de habitantes

·
Registered
2,265 Posts
Nas rodovias próximas a Coromandel, que fica perto do Rio Paranaíba, supostamente faz parte do Alto Paranaíba, existem placas informativas dizendo que a cidade é do Triângulo Mineiro. As ligações são mto fortes entre as 2 regiões.

·
Brasil
1,367 Posts
Na prática,ali é tudo Triângulo...
Só não querem enxergar isso...

·
Civilização entre rios.
2,545 Posts
É que antigamente... tipo, há uns 50 anos atrás, nossas relações com as cidades a leste do Alto Paranaíba nem eram tão intensas assim. Elas se intensificaram nas últimas décadas. O desenvolvimento de Uberlândia contribuiu para isso. Acabei de chegar do Center Shopping, almocei lá. Não fazem idéia da quantidade de carros com placas de Patrocínio vi lá, praticamente a mesma quantidade que Ituiutaba. (sim, eu observo esse tipo de coisa :) )
Para mim, não resta dúvida que Uberlândia é capital do Alto Paranaíba. Se não for Uberlândia, é quem então?

·
Brasil
1,367 Posts
E Patos é uma espécie de sub-capital do Alto Pranaíba,já bem na pontinha...

·
Civilização entre rios.
2,545 Posts
E Patos é uma espécie de sub-capital do Alto Pranaíba,já bem na pontinha...
Sim, da mesma forma que Ituiutaba poderá se transformar, em alguns anos, numa sub-capital do Pontal.

·
Civilização entre rios.
2,545 Posts
Interessante... E Uberaba tb eh uma sub-capital?
Também. :eek:kay:
Mas o nível de independencia desta em relação a Uberlândia é um tanto alto.

·
Registered
172 Posts
Quais seriam as outras sub-capitais da regiao (com varios niveis de independencia como foi citado)?
pra mim no Triangulo e mais ou menos assim:

Uberlândia: Cidade Principal - ''capital'' como alguns chamam aqui :lol:
Uberaba: sub-capital - quase independente de udia

outras ''sub-capitais'' :nuts: :

Patos de minas - Parte norte do alto paranaiba
Araxá - parte sul do alto paranaiba
Ituiutaba - pontal do Triangulo

1 - 20 of 41 Posts