Skyscraper City Forum banner
1 - 9 of 9 Posts

·
Banned
4,284 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Por mais eficiência, Alckmin muda Detran de secretaria

Governador eleito afirma que pretende oferecer serviço similar ao do Poupatempo

O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta quinta-feira (16) que o Detran (Departamento de Trânsito Estadual do Estado) deixará a SSP (Secretaria de Segurança Pública) e passará a ser gerido pela Secretaria de Gestão Pública. Segundo ele, a intenção é aumentar o número de serviços do Detran oferecidos por meio da internet. Durante anúncio da equipe de secretários, no escritório de transição do governo, no centro da capital paulista, Alckmin disse que o objetivo da mudança é a busca de mais eficiência nos serviços.

- Vamos liberar mais de mil policiais para sua atividade fim, que é a de polícia investigativa e Judiciária.

Alckmin ressaltou que a intenção é que o Detran passe a ter um padrão de serviço do Poupatempo.

- Só vamos ter benefícios aos usuários e será uma forma de aproveitar melhor nossos recursos humanos.

O secretário de Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, que foi mantido por Alckmin no cargo, também concorda com a mudança.

- A atividade do Detran não tem nenhum viés de segurança pública e não sei as razões pelas quais foram criadas duas delegacias e uma corregedoria no Detran. [...] Vamos extinguir essa divisão policial e aproveitar todos os cerca de mil homens do Detran para outras atividades, entre policiais, investigadores, escrivães, oficiais administrativos e delegados.

Para Ferreira Pinto, as delegacias e a corregedoria no Detran eram "absolutamente ociosas e desnecessárias".

Antônio Ferreira Pinto, que está no cargo desde março do ano passado, destacou que a prioridade da secretaria será o combate ao tráfico de drogas, ao crime organizado, aos crimes patrimoniais e à corrupção policial. O objetivo também é aumentar o efetivo de policiais nas periferias.

- Nós precisamos ter polícia na periferia, essa é uma de nossas metas.

O secretário deixou claro que a ideia não é uma cópia da política de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) do Rio de Janeiro.

- As UPPs foram inspiradas na polícia comunitária, que é pioneira aqui em São Paulo e existe há mais de 20 anos. As UPPs simplesmente foram adaptadas às peculiaridades do Rio de Janeiro.

Comando das polícias

O secretário disse que ainda não decidiu se vai manter um atual comando da Polícia Civil e da Polícia Militar no cargo. Porém, adiantou que vai mudar a direção do Denarc (Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos).

- Lá eu vou mudar a direção, com certeza vou mudar. Não estou satisfeito com a atuação do Denarc. Atualmente estou direto neste assunto. Está deixando muito a desejar.

Ele afirmou também que não será necessário aumentar o efetivo de policiais no Estado, que é hoje de 100 mil militares e 30 mil civis.

Além de Ferreira Pinto, Alckmin também decidiu manter Lourival Gomes na Secretaria de Administração Penitenciária, cargo que ele ocupa desde março do ano passado. De acordo com ele, o Estado deve entregar 12 novos presídios nos próximos 30 meses. Outros 12 devem ser licitados nos próximos meses.

Entre as penitenciárias novas, seis serão exclusivas para mulheres e assim que foram concluídas devem eliminar já em 2011 o contingente de 3,6 mil que estão detidas hoje em cadeias de distritos policiais. Gomes ressaltou que a intenção é eliminar também, nos próximos 30 meses, a quantidade de homens presa em distritos policiais, num total 4,5 mil, por meio de novas penitenciárias e também no aumento de penas alternativas à prisão.

Segundo ele, o objetivo é que os condenados cumpram as penas por meio de trabalho na sociedade e não com o pagamento de cestas básicas.

- Isso depende muito da aplicação pelo judiciário e pelos juízes que condenam.

Crime

O secretário também descartou a ocorrência de novos ataques da facção criminosa que atua na cidade de São Paulo, organizada por lideranças detidas nos presídios paulistas.

- Eu não vejo nenhuma possibilidade de acontecer em São Paulo o que ocorreu em 2006.

Segundo ele, o Estado deu respostas prontas às lideranças que organizaram os ataques, submetidas ao regime de disciplinar diferenciado, à diminuição dos direitos dos presos e à transferência para presídios de outros locais.

- Todos perderam e eu não acredito que haja um novo fato semelhante àquele de maio de 2006. O preso tem a certeza de que não deve praticar porque ele perde e estamos preparados para qualquer situação como essa.
Link da notícia:http://noticias.r7.com/brasil/notic...ckmin-muda-detran-de-secretaria-20101216.html

·
**16º ano**
Ano XVIII
25,894 Posts
Excelente!!

O Detran é um dos órgãos mais ineficientes e com mais corrupção dentro do Estado. Boa parte dessas mazelas se deve ao fato de ser ligado à Policia Civil.

Além dessa melhora no Detran, espero que os policiais que eram responsáveis por esse departamento passem por um amplo processo de reciclagem, e que as laranjas podres sejam definitivamente excluídas da corporação.

Outro ponto da notpicia que muito me agradou foi esse aqui:

Antônio Ferreira Pinto, que está no cargo desde março do ano passado, destacou que a prioridade da secretaria será o combate ao tráfico de drogas, ao crime organizado, aos crimes patrimoniais e à corrupção policial. O objetivo também é aumentar o efetivo de policiais nas periferias.

- Nós precisamos ter polícia na periferia, essa é uma de nossas metas.
É isso aí, o Alckmin está começando com o pé direito!

·
Banned
4,284 Posts
Discussion Starter · #3 · (Edited)
Também me enchi de esperança com a notícia :D, parece que as mudanças pra melhor vão se aprofundando, esse secretário de segurança não é de brincadeira, dá batidas de surpresa nas delegacias (nos horários mais inimagináveis) e conversa com a população que vai até elas pra checar os serviços, tem gente que nem conhece ele que é aveso a aparecer na mídia. As laranjas podres (alguns delegados) tentaram de todas formas fazer ele sair, mas agora quem disse que ele fica é ninguém mais ninguém menos do que o governador, e não tem mais choro.

Tudo indica que a tão falada "corrupção" de políciais alocados no Detran está sofrendo um duro golpe (com as bençãos do secretário e do governador), pelo que já lí em alguns lugares o secretário da Administração penitenciária é também uma pessoas muito centrada que conhece o setor de longa data e isso pra pra mim é um ótimo sinal, a confirmação dos dois secretários e as mudanças no Detran deixam claro que o Alckmim está querendo fazer um governo pra marcar época :banana:

·
uma visão geográfica
281 Posts
Muito boa notícia

Estou ficando contente com as mudanças e os anúncios do Alckmin em SP.
O Detran é um órgão estratégico dentro da administração do Estado. Porém vem se mostrando ineficiente nos últimos anos. No Rio Grande do Sul sua má gestão custou muito caro à governadora.

O Alckmin vem formando um time de secretários fortes, que antes das aspirações políticas, possuem experiência técnica das suas áreas. Fiquei esperançoso com o anúncio hoje do reitor da UNESP Hermann Jacoubs para a secretaria da Educação.
É um nome que vem de dentro do meio acadêmico, altamente sério e competente com suas funções!

:banana::banana::banana:​

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Espero que o processo para aquisição do CNH seja revisto e agilizado com isto também. Tirei a minha recentemente, e era uma burocracia e demora tremendas.
Mesmo sendo um processo que tem se tornado mais complicado a cada ano, tem cada bração por aí...(claro que ainda existem muitas falhas, mas vejo cada coisa absurda...).

1 - 9 of 9 Posts