Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 1536 Posts

·
Registered
8,913 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Em outros paises costuma ser facil.

Mas no Brasil temos um "engarrafamento" na 3a. posicao.
Sampa e Rio sao obviamente as duas cidades globais do Brasil, mas qual e' a Terceira?
Discussoes objetivas, por favor, sem bairrismos ou city vs city.

1) populacao area metropolitan; Belo Horizonte, Brasilia, Porto Alegre
2) Populacao municipio: Brasilia, Salvador, Fortaleza
3) Economia PIB da cidade; Brasilia, Belo Horizonte, Curitiba
4) Economia PIB da area metropolitan; Brasilia, Belo Horizonte, Porto Alegre

Parece que fica sempre entre Brasilia e Belo Horizonte, mas nao ha uma definicao facil.

Sera que deveriamos considerer a importancia politica de Brasilia e definir a favor da nossa capital como a Terceira cidade do pais?

·
Registered
8,913 Posts
Discussion Starter · #3 ·
^^
Entao, nao parece tao facil.
Nao ha uma cidade que seja a Terceira em tudo... entao sempre fica a duvida.
Segundo o seu comentario: Brasilia, Belo Horizonte ou Salvador?

·
Registered
8,913 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Pra mim a terceira cidade do brasil tem que ser Belo Horizonte.

Depois vem Brasilia, e depois dessa vem Salvador.
Entendo, mas a economia de Brasilia e' maior e alem disso e' capital nacional. Tem um aeroporto com maior numero de passageiros que BH, tem as embaixadas. E' sede dos 3 poderes, etc.

Entao BH e' Terceira so em populacao mesmo (da area metropolitana), mas nao sei se e' a Terceira metropole do Brasil. A 3a cidade referencia.

·
Registered
Engenheiro Civil
10,349 Posts
Acho que levando em consideração economia, influência e política, fica bem claro que é Brasília. Vejo que Belo Horizonte é muito importante também, porém é meio que ofuscada por estar na margem de SP e RJ. Outra coisa que BSB ainda continua crescendo muito, tanto economicamente quanto populacionalmente.

·
Registered
528 Posts
Em outros paises costuma ser facil.

Mas no Brasil temos um "engarrafamento" na 3a. posicao.
Sampa e Rio sao obviamente as duas cidades globais do Brasil, mas qual e' a Terceira?
Discussoes objetivas, por favor, sem bairrismos ou city vs city.

1) populacao area metropolitan; Belo Horizonte, Brasilia, Porto Alegre
2) Populacao municipio: Brasilia, Salvador, Fortaleza
3) Economia PIB da cidade; Brasilia, Belo Horizonte, Curitiba
4) Economia PIB da area metropolitan; Brasilia, Belo Horizonte, Porto Alegre

Parece que fica sempre entre Brasilia e Belo Horizonte, mas nao ha uma definicao facil.

Sera que deveriamos considerer a importancia politica de Brasilia e definir a favor da nossa capital como a Terceira cidade do pais?
3ª cidade em que aspecto? Tem que definir qual o contexto. Aliás, você mesmo já respondeu.

·
Registered
8,913 Posts
Discussion Starter · #11 ·
BH sem dúvida e se não fosse ela talvez POA mas Brasilia nunca na vida nem na morte. Me desculpem os Brasilienses mas Brasilia não, não, nunca, jamais...
Mas do jeito que vc esta falando, parece que e' sua "preferencia". Ou seja, voce nao "quer" que Brasilia seja a 3a cidade.
Mas estamos falando de aspectos mais objetivos.
Ate' porque nao ha no Brasil uma 3a cidade que seja realmente a 3a em tudo.
Sampa e Rio nao tem nenhuma duvida, nao tem muito o que falar... sao 1 e 2, respectivamente.
O problema ocorre quando chegamos na 3a.

·
Registered
8,913 Posts
Discussion Starter · #12 ·
3ª cidade em que aspecto? Tem que definir qual o contexto. Aliás, você mesmo já respondeu.
O contexto e' o de ter uma posicao definida.
Por exemplo:
Colombia - Bogota, Medellin, Cali.
USA - NY, LAngeles, Chicago.
Canada - Toronto, Quebec, Vancouver.

Nao e' algo de muito debate. Na Colombia, houve uma epoca em que se debatia se Medellin ou Cali. Mas hoje ha um consenso.

No Brasil, quando a gente faz lista, nao da!
Eu posso por: SP, Rio, Brasilia
ou SP, Rio, Salvador
ou SP, Rio e BH
E nao ficaria "errado" em nenhum deles... so que nao e' claro e inequivoco.

·
Registered
17,142 Posts
Mas do jeito que vc esta falando, parece que e' sua "preferencia". Ou seja, voce nao "quer" que Brasilia seja a 3a cidade.
Mas estamos falando de aspectos mais objetivos.
Ate' porque nao ha no Brasil uma 3a cidade que seja realmente a 3a em tudo.
Sampa e Rio nao tem nenhuma duvida, nao tem muito o que falar... sao 1 e 2, respectivamente.
O problema ocorre quando chegamos na 3a.
Sim, é o que está escrito no enunciado do thread e eu li. :) É claro que é a minha preferência segundo os critérios que considero válidos para se fazer essa afirmação, achava que nem precisava justificar para comentar no seu thread mas aqui vai:

A "terceira cidade" segundo meus critérios de preferência:

- Deve ser populosa ou estar numa grande área metropolitana
- Deve ter uma economia real e representativa para o pais
- Deve ter uma cena cultural, deve ter identidade própria
- Deve estar sempre cheia, movimentada e viva

Brasilia, ao meu ver, não atende nenhum desses critérios.

·
Salvador - Bahia - Brasil
9,872 Posts
Não é difícil, é fácil...

BH é a terceira região metropolitana
Brasília a terceira maior cidade
e Salvador o terceiro maior município pois Brasília não é município.

Economia Brasília claramente, pois é a terceira cidade mais rica no PIB nominal e 3ª Região metropolitana mais rica.
Penso dessa forma também.

São Paulo
Rio de Janeiro
Brasilia

Por tudo que ela representa pro Brasil atualmente, Brasilia é sim a terceira cidade. NMHO.

·
Christian Effenberger
1,395 Posts
Eu acho que vc perguntou e vc mesmo respondeu, defina o critério e terá a resposta. Dê um peso para cada um dos temas e faca entao um coeficiente para cada cidade criando seu ranking pessoal. Nao existe posicao definida, vai depender de qual peso cada aspecto terá, de para que se esta analisando, qual a necessidade de uso aplicativo tal análise e por aí.

Voce diz sobre Brasilia: "tem as embaixadas. E' sede dos 3 poderes, etc." Se vc levar em conta tais aspectos, entao Brasília estará num Ranking sozinha, já que só a capital obviamente sedia tais instituicoes. Número de Passageiros nos aeroportos pode também pode forcar interpretacoes equivocadas, por exemplo, Campinas está a frente de Porto Alegre e Salvador, voce a colocaria à frente de tais cidades em um Ranking de importância?

·
Registered
8,913 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Sim, é o que está escrito no enunciado do thread e eu li. :) É claro que é a minha preferência segundo os critérios que considero válidos para se fazer essa afirmação, achava que nem precisava justificar para comentar no seu thread mas aqui vai:

A "terceira cidade" segundo meus critérios de preferência:

- Deve ser populosa ou estar numa grande área metropolitana
- Deve ter uma economia real e representativa para o pais
- Deve ter uma cena cultural, deve ter identidade própria
- Deve estar sempre cheia, movimentada e viva

Brasilia, ao meu ver, não atende nenhum desses critérios.
Oi, Precisar nao precisa. Mas seria otimo justificar.
Por exemplo: "Deve estar sempre cheia, movimentada e viva e' bom para qualquer cidade, independentemente da posicao no ranking", mas entendo que isso "elimina" Brasilia da sua lista.

·
Registered
17,142 Posts
Oi, Precisar nao precisa. Mas seria otimo justificar.
Por exemplo: "Deve estar sempre cheia, movimentada e viva e' bom para qualquer cidade, independentemente da posicao no ranking", mas entendo que isso "elimina" Brasilia da sua lista.
Se você ignorar os 3 primeiros e deixar só esse, sim, é o que elimina. Mas peço que vc considere a ordem do que eu escrevi porque na verdade o último é justamente o único subjetivo. "Economia real", por exemplo (aquela movida a atividade produtiva), é um dos critérios bem mais objetivos.

·
Registered
8,913 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Eu acho que vc perguntou e vc mesmo respondeu, defina o critério e terá a resposta. Dê um peso para cada um dos temas e faca entao um coeficiente para cada cidade criando seu ranking pessoal. Nao existe posicao definida, vai depender de qual peso cada aspecto terá, de para que se esta analisando, qual a necessidade de uso aplicativo tal análise e por aí.

Voce diz sobre Brasilia: "tem as embaixadas. E' sede dos 3 poderes, etc." Se vc levar em conta tais aspectos, entao Brasília estará num Ranking sozinha, já que só a capital obviamente sedia tais instituicoes. Número de Passageiros nos aeroportos pode também pode forcar interpretacoes equivocadas, por exemplo, Campinas está a frente de Porto Alegre e Salvador, voce a colocaria à frente de tais cidades em um Ranking de importância?
Sim, e' verdade. Mas mesmo sendo injusto comparar Brasilia com as outras candidatas em criterios que so uma capital nacional (sede dos poderes, controle do orcamento nacional, embaixadas etc) teria, tambem nao seria razoavel desconsiderar esses elementos so porque pertencem a essa categoria especial.

E ai e' que a tal matriz fica comprometida, e nao somente pelo fato de ter elmentos que nao sao comuns a todas, mas tambem porque os pesos que damos a cada elemento sao subjetivos.
O fato e' que ha pelo menos 3 cidades que poderiam ser a 3a cidade.
Nao precisamos esgotar o assunto do topico na primeira pagina... e' bom escutar o que os outros foristas acham do assunto.

·
Registered
8,913 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Se você ignorar os 3 primeiros e deixar só esse, sim, é o que elimina. Mas peço que vc considere a ordem do que eu escrevi porque na verdade o último é justamente o único subjetivo. "Economia real", por exemplo (aquela movida a atividade produtiva), é um dos critérios bem mais objetivos.
Legal, mas ter uma identidade propria... voce nao acha que Brasilia tem? Os candangos, a cidade que hoje e' usada pelos habitantes...
Os brasilienses hoje se sentem parte de um "algo proprio"...

A economia real e' um criterio interessante. E' verdade que Brasilia tem muito mais recursos publicos/federais que os que gera com industrias etc.

1 - 20 of 1536 Posts
Status
Not open for further replies.