SkyscraperCity banner
1 - 20 of 26 Posts

·
From Siará
2,737 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Qual seria o motivo de os brasileiros que moram fora dessa região não terem suas rodovias privatizadas e modernizadas como as de São Paulo, por exemplo? Confesso que antigamente era contra pedágios, mas vi que vale muito mais a pena pagar pela utilização da estrada e contar com serviços e infra-estrutura impecáveis do que contar com a boa vontade do governo em efetuar a manutenção das rodovias, obras de duplicação, então, nem se fala :bash:

Será que quem mora fora do centro-sul não tem dinheiro para pegar pedágio? Ou o governo simplesmente não se interessa pelo assunto? :eek:hno:

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
^^

Isso depende de cada estado e governo. SP por exemplo pegou uma época boa de privatizações, privatizaram quase tudo, do jeito bom e do ruim. Talvez com exceção do PR, que também tem um bom número de concessões, foi um dos poucos estados que optaram de vez pela concessão.

Não sei se RJ, MG, ES, RS, opinar têm rodovias concedidas, precisa vir algum forista, mas até então a concessão de rodovias é mais uma exceção doque regra, até mesmo dentro do Centro-Sul.

Acho que é um caso isolado, restrito aos governos "neo-liberais" do PSDB. Não acho que seja descaso e desinteresse com os demais estados.

·
®®®®®
1,679 Posts
Bom realmente nao ha muitas rodovias privatizadas no pais nao pessoal ..Nao é uma exclusividade do centro sul..

Tirando SP que é um campeão isolado no ranking temos algumas rodovias no sudeste e sul do pais.. Acho que nenhuma no centro oeste..
Posso opinar sobre MG..aqui no estado temos a 040 de Juiz de fora ao rio...Agora ela vai ser toda privatizada pelo PT completando todo o trecho RIO-BH...
A rodovia BH-SP (fernao dias) foi privatizada ano passado tb pelo PT.....Temos algumas estaduais que foram privatizadas pelo PSDB tb porem se nao me engano nao passam de 3..
Logo nao acredito que é algo por funçaõ de partido politico nao!
Para se privatizar rodovias, é necessario um alto fluxo de veiculos para tornar interessante às empresas e menos caro pro condutor...acho que por isso essa limitação...

·
BAHIA
7,664 Posts
Aqui mesmo só tem uma rodovia privatizada (BA-099), mas haverão mais uma estadual privatizada (BA-093) e duas federais (BR-324 e BR-116 Sul). Deveriam aproveitar e privatizar logo a BR-101 Sul de Salvador até Itabuna.

·
GaLo SeMpRe!
1,864 Posts
Calma Minas tá começando a
privatizar agora!
Já vendeu vários lotes
e duas estradas já estão cobrando!

·
Moderator
5,356 Posts
Rio de Janeiro tem um bom número de rodovias concedidas sim, se levarmos em conta o tamanho do estado...

- BR 101 Norte; Recentemente começou a ser administrada pela Autopista Fluminense, no trecho entre Niterói e a divisa com o ES.

- Linha Amarela; Operada pela LAMSA, liga a ilha do Fundão a Barra. É a única rodovia municipal do país sob concessão.

- BR 101 - Ponte Rio - Niterói. Administrada pela Ponte S.A.

- RJ 124 - Via Lagos; Administrada pela Vialagos, no trecho de Rio Bonito a São Pedro da Aldeia.

- RJ 116; Administrada pela Rota 116, no trecho Itaboraí - Cachoeiras de Macacu - Nova Friburgo - Bom jardim.

- BR 116 - Rod. Pres. Dutra; Administrada pela Novadutra, no trecho de Rio de Janeiro a São Paulo.

- BR 040 - Rod. Rio - Juiz de Fora; Administrada pela Concer, no trecho de Rio de Janeiro a Juiz de Fora

- BR 116 - Rio - Teresópolis; Administrada pela CRT no trecho do Rio de Janeiro a Além Paraíba.

·
eu mess
5,231 Posts
Pra começar não tem como se privatizar uma rodovia pela legislação brasileira. Nenhuma rodovia é vendida. Apenas é concedida. O que é isso? O governo, seja municipal, estadual, federal, procede estudos verificando a viabilidade de aquela rodovia ser delegada à iniciativa privada. Caso a rodovia apresente volume de tráfego suficiente para com um pedágio razoável custear sua manutenção/ ampliação/ conservação/ restauração, ela será concedida.

A concessão baseia-se na incapacidade de o Estado conseguir tomar conta, com qualidade, da totalidade das rodovias. Deste modo, concede as rodovias de maior tráfego para operação pela iniciativa privada por um prazo pré-determinado. Concessão não significa venda, privatização. Numa concessão, o governo dita as regras e os parâmetros técnicos que as concessionárias deverão seguir na operação da rodovia. Qualquer deslize está sujeito a punições administrativas e penais.

Seguindo o raciocínio de que se concede, prioritariamente, rodovias com maior volume de tráfego; considerando, ainda que a população e a produção no Brasil se concentram no Centro-Sul, é natural que a concessão de rodovias seja mais comum por aqui. Mas nao é exclusividade. Já existem rodovias concedidas no nordeste, por exemplo. E, ainda este ano, sai a concessão do eixo Minas-Salvador da BR-116/234 na Bahia. E, futuramente, mais eixos importantes em todo o país.

·
Banned
27,387 Posts
^^ Isso mesmo, também no ano que vem, vai sair a Concessão das BRs 040 (BH/BSB) e 060 (Brasília a Itumbiara). O preço do pedagio vai ser bem barato, no caso da BR 060 vai ser de apenas de 10 reais em todo o percusso.

·
Registered
17,340 Posts
A BR158 é uma das estradas mais extensas do Brasil, ligando Belem ao RS, porem só privatizaram o trecho paulista, que nem é tão movimentado assim. Porem é muito perigoso.

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
^^

Se não a concedessem ficaria muito feio para o governo federal, já que no estado só existem 3 rodovias federais. Se concedessem as duas, BR-116 e BR-381 e deixassem só ela de fora seria o fim da picada.

Ademais, ela liga quatro cidades importantíssimas no oeste paulista (Ourinhos, Marília, Lins e São José do Rio Preto), fora que liga o triangulo mineiro ao norte do PR, duas regiões muito importantes no "Brasil Carpira".

Só fiquei triste de a concessão não prever duplicação, só 49km serão duplicados, não dá nem para os trechos urbanos dessas cidades.

·
Registered
28,449 Posts
Pagar pedágio para andar em pista única deve ser uma droga...

Mas nem se pode reclamar. A tendência é que mais a frente tudo relacionado à automóveis, essas maquinas poluidoras do mal, seja negligenciado e restringido.

·
Registered
3,902 Posts
Falta de dinheiro, a demanda aqui no Nordeste não deve ser tão grande.

Entretanto eu penso ao contrário em se tratando do Techo entre Natal-Maceió, ainda bem que resolveram duplicar a BR 101 é uma vergonha do jeito que tá hoje.

·
Registered
12,616 Posts
Na verdade SP foi o estado que mais aproveitou essa onda de privatizações e hoje vemos o resultado disso: grande extensão duplicada, em perfeito estado, serviços inexistentes em outras estradas, e as melhores rodovias do país. RJ, PR e RS também têm rodovias pedagiadas, mas não em tão grande quantidade. Existem algumas outras perdidas por aí, como na BA, ES.

Em SC, por exemplo, somente agora teremos uma rodovia pedagiada: a BR-101 no trecho CTBA - Florianópolis e a BR-116, e somente depois de duplicada acredito eu que a BR-470 e a BR-280 serão concedidas.

·
Usuário do Sistema
929 Posts
Rio de Janeiro tem um bom número de rodovias concedidas sim, se levarmos em conta o tamanho do estado...

- BR 101 Norte; Recentemente começou a ser administrada pela Autopista Fluminense, no trecho entre Niterói e a divisa com o ES.

- Linha Amarela; Operada pela LAMSA, liga a ilha do Fundão a Barra. É a única rodovia municipal do país sob concessão.

- BR 101 - Ponte Rio - Niterói. Administrada pela Ponte S.A.

- RJ 124 - Via Lagos; Administrada pela Vialagos, no trecho de Rio Bonito a São Pedro da Aldeia.

- BR 116 - Rod. Pres. Dutra; Administrada pela Novadutra, no trecho de Rio de Janeiro a São Paulo.

- BR 040 - Rod. Rio - Juiz de Fora; Administrada pela Concer, no trecho de Rio de Janeiro a Juiz de Fora

- BR 116 - Rio - Teresópolis; Administrada pela CRT no trecho do Rio de Janeiro a Além Paraíba.
Pode incluir ainda a RJ 116, de Itaboraí - Cachoeiras de Macacu - Nova Friburgo - Bom jardim, com 4 praças de pedágio, administrada pela Rota 116

·
Moderator
5,356 Posts
Pode incluir ainda a RJ 116, de Itaboraí - Cachoeiras de Macacu - Nova Friburgo - Bom jardim, com 4 praças de pedágio, administrada pela Rota 116
Sabia que estava faltando alguma, mas o site que achou aqui só mostrou essas... :tongue3:

Deve ser porque essa concessão é uma das piores do Brasil, deu até vergonha de colocar na lista. :lol:

·
Moderator
38,496 Posts
A BR158 é uma das estradas mais extensas do Brasil, ligando Belem ao RS, porem só privatizaram o trecho paulista, que nem é tão movimentado assim. Porem é muito perigoso.
Não seria a BR-153? Não sei como ela é fora da região de São José do Rio Preto, mas ali na região ela é extremamente movimentada. Ela tem praticamente o mesmo tráfego da SP-310 (Washigton Luís), que tem duas pistas de 2 faixas (mais o acostamento). Só que em Rio Preto ela tem apenas um trecho de menos de 10 quilômetros duplicado, sendo o restante uma pista simples com uma faixa de cada lado (mais o acostamento).

·
Registered
650 Posts
^^ Que eu saiba, só a Concer, na BR-040 de Juiz de Fora até a divisa com o RJ..
E a Fernão Dias (BR-381) que foi recém concedida, acho que para a OHL, mas ainda não possui os pedágios.. Em breve começarão as melhorias..

1 - 20 of 26 Posts