Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 29 Posts

·
...
44,087 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Urbanização
Prefeito Duciomar Costa assinou ontem novas ordens de serviço para a capital

O prefeito de Belém, Duciomar Costa, assinou na tarde de ontem três ordens de serviço para o início de uma nova etapa do Portal da Amazônia, obra que pretende criar uma orla urbanizada de seis quilômetros entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá, e o Mangal das Garças, no bairro da Cidade Velha, abrindo definitivamente para a cidade de Belém a visão do rio Guamá e da baía do Guajará.

As ordens de serviço são referentes à macrodrenagem da bacia da Estrada Nova e a urbanização da área próxima ao portal. Duciomar aproveitou a ocasião para assinar outras duas ordens de serviço, de macrodrenagem do bairro do Paracuri, em Icoaraci, e da Vila da Barca.

'Essa obra vai transformar a cidade, beneficiando diretamente 10 bairros, gerando emprego, renda e fomentando o turismo. Fico muito agradecido e feliz em poder melhorar a qualidade de vida de uma população que paga impostos, mas estava abandonada pelo Poder Público', disse o prefeito, durante a cerimônia de assinatura das ordens de serviço, realizada na área onde a obra teve início, ao lado do Mangal das Garças.

O secretário de Urbanismo da Prefeitura de Belém, Sérgio Souza Pimentel, explicou que os benefícios do Portal vão muito além do fomento ao turismo. Segundo ele, ao ser terminada a obra, os alagamentos, comuns nos bairros próximos, serão definitivamente extintos. 'Eventualmente, em uma chuva muito forte, pode voltar a haver (alagamentos), mas, em geral, será quase nenhuma a inundação', garantiu Pimentel.

O trabalho de urbanização da área começa na próxima semana, com o manejo das águas pluviais, executada a partir de uma das ordens de serviço assinada ontem. As outras duas são para a a substituição de palafitas e moradias precárias por residências 'dignas de serem habitadas', como afirmou a secretária de Habitação, Suely Pinheiro. Segundo ela, a prefeitura usará um sistema semelhante ao utilizado na Vila da Barca.

Cerca de 600 casas serão desocupadas durante as obras. As residências, no entanto, voltarão a ser habitadas em um prazo de dois anos, quando as obras forem concluídas. Após o tempo em que os moradores terão deixar o local, receberão de volta seus imóveis com melhorias estruturais em saneamento, abastecimento de água, urbanização e esgoto.

O Portal está inserido no projeto de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova, que irá beneficiar mais de 250 mil pessoas. Serão construídas, num prazo de 24 meses, 360 unidades habitacionais, que poderão ser utilizadas para o remanejamento das famílias que hoje vivem em situação precária, sobre palafitas. Para a execução da obra, a prefeitura buscou parcerias com os governos federal e estadual, além de recursos de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: Portal ORM

·
A Metrópole da Amazônia!
4,110 Posts
Só espero q essa 1ª etapa seja concluída até janeiro de 2009 pro FSM. Belém tá se ajeitando... graças à Deus!

·
Life is simple!
945 Posts
^^^^Graças a deus mesmo...

Nossa cidade não pára de investir em infra-estrutura e turismo,que orgulho poder presenciar obras de base que há muito tempo esperávamos. Como vai melhorar a qualidade de muitas pessoas .

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
6,350 Posts
^^

Égua..só eu que não enxergo essas coisas.

:D

·
Life is simple!
945 Posts
^^

Égua..só eu que não enxergo essas coisas.

^^^^
Bom jorge, pelo que eu posso perceber(entendam que é uma visão meio limitada pois estou longe de belém há dois anos), é que muitas obras estão no estágio de assinatura de ordens de serviço,que já são por si só confirmações de que as obras irão começar, portanto esse deve ser o motivo de você ainda não poder ver muita coisa pronta. Como não acho que nasceste de sete meses sugiro que tenhas um pouco de paciência.

Se você se desloca pelas áreas mais distantes do centro como augusto montenegro por exemplo ,essas mudanças já são em grande parte visíveis(digo isso por informações seguras de um amigo que mora no conjunto panorama XXI na rodovia citada acima).

A cidade está mudando muito sim,claro que levando em consideração os padrões de mudança plausíveis para uma cidade do norte e nordeste brasileiro em um curto espaço de tempo, como você sempre demonstra ser uma pessoa muito viajada deves estar tentando comparar ao crescimento de uma cidade do sul/sudeste brasileiro e mais ambiciosamente ainda européia ou norte americana. Tome cuidado,pois por enquanto tais comparações são meio inapropriadas.

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
6,350 Posts
^^

Muito viajada:?

quem dera!

a única viagem que eu faço chama-se "Guamá Montepio - faculdade" e a outra "Guamá Montepio - Faculdade - Casa"

o que eu quero dizer é que estão publicando tantas coisas e a realidade é bem diferente.

No caso da Braz de Aguiar.. passei por lá ontem! Não vi nenhuma movimentação!

eu acho que é muito "alarme" para pouca ação!

·
Life is simple!
945 Posts
^^

Muito viajada:?

quem dera!

a única viajem que eu faço chama-se "Guamá Montepio - faculdade" e a outra "Guamá Montepio - Faculdade - Casa"

o que eu quero dizer é que estão publicando tantas coisas e a realidade é bem diferente.

No caso da Braz de Aguiar.. passei por lá ontem! Não vi nenhuma movimentação!

eu acho que é muito "alarme" para pouca ação!

Entendi o que você quiz dizer, mais a obra da braz não é prioritária,se você comparar às obras de infra-estrutura, que irão atender tanto ao FSM(já dobrando a esquina) quanto possivelmente à copa do mundo, lembrando sempre que é ano de eleição(mostrar serviço e tudo mais)...

Se tiveres tempo visite outras áreas da cidade,talvez você encontre a mudança que procuras, eu tenho certeza que quando eu voltar a cidade vou ficar meio perdido com as novidades.

essa do guamá montepio foi ótima,eu andava de canudos praça amazonas...rsss

·
A Metrópole da Amazônia!
4,110 Posts
Jorge, seja paciente. Até janeiro (FSM) estará tudo pronto. Pode ter certeza disso!

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
6,350 Posts

às vezes serve "Cidade Nova 5" ou "Guamá Ver-o-peso"..

só que para uma trip mais tranqüila vou a pé mesmo :D.

Mas enfim..vamos esperar..o que tiver de acontecer..acontecerá

·
Life is simple!
945 Posts

às vezes serve "Cidade Nova 5" ou "Guamá Ver-o-peso"..

só que para uma trip mais tranqüila vou a pé mesmo :D.

Mas enfim..vamos esperar..o que tiver de acontecer..acontecerá

Legal jorge, acho que senti um pouquinho de esparança nas suas palavras, finalmente...:banana::banana::lol::lol:

·
Clube do Remo
3,454 Posts
final desse mes libera um trecho da obra...

·
A Metrópole da Amazônia!
4,110 Posts
final desse mes libera um trecho da obra...
Já li uma notícia dizendo q será só em setembro! A novela vai começar. rsrsrsrsrsrs
Mas não tenho dúvidas q até antes das eleições essa obra sai. Tão Belém, tão Brasil!

·
Carioca
16,321 Posts
Já li uma notícia dizendo q será só em setembro! A novela vai começar. rsrsrsrsrsrs
putz

mas uma coisa é certa. eles vão inagurar esse trecho antes das eleições. afinal essa obra é um dos carros-chefe da campanha do Dudu

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
6,350 Posts
O jeitovai ser a Valéria continuar com a obra.

:|

ahh parei.

·
Clube do Remo
3,454 Posts
teremos fotos sim...
Falando em fotos...
Na coluna do mauro bonna tinha uma foto, eles estavam colocando a grama na orla, ja estao fazendo o paisagismo. O asfalto eh essa semana...

1 - 20 of 29 Posts