SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 256 Posts

·
President and CEO
Joined
·
17,578 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Onde hoje existe uma herdade agrícola em pleno Alentejo vai nascer o primeiro pólo português de criação de jogos electrónicos. O projecto, da autoria da Associação de Produtores de Jogos Electrónicos (Aproje), já está em campo e a primeira fase vai arrancar em Junho, com a implementação de duas empresas da área na cidade eleita para acolher a Game City - Portalegre.

A Game City é o último passo de uma caminhada planeada a duas fases, explica ao DN Paulo Gomes, presidente da Aproje. Será uma zona situada no distrito de Portalegre com uma área de 400 hectares (equivalente a uma cidade como o Porto), onde vão ser criadas infra- -estruturas para receber empresas nacionais e internacionais na área da criação e produção de jogos electrónicos. No mesmo local, além de empreendimentos turísticos, vai nascer o Game Park, o primeiro parque de diversões inteiramente dedicado aos jogos electrónicos, onde os ambientes de realidade virtual serão a grande aposta.

Todo o processo está em fase de implementação. Até Junho vai ser criada a Game Invest, que tem a seu cargo coordenar a criação da Game City, ao mesmo tempo que funciona como fundo de investimento/incubadora para apoiar o nascimento de iniciativas na área da criação de videojogos, através da disponibilização de serviços de project management, marketing e controlo de qualidade. A empresa, que reuniu um capital inicial de 2,5 milhões de euros, terá como accionistas a Aproje (1%), dois fundos de capital de risco, empresários de Portalegre (30%) e vários investidores nacionais do sector (19%). Entretanto, desde o início do ano que têm ocorrido várias apresentações junto de outros possíveis investidores.

Até 2008, a Game Invest pretende apoiar entre oito e dez projectos de criação de jogos electrónicos num segmento mais baixo (e mais barato), funcionando como intermediária entre as empresas criativas e os distribuidores internacionais. Em Junho, a incubadora recebe as primeiras duas empresas, estando prevista a chegada de mais duas em Setembro. Para já, as instalações provisórias da Game Invest situam-se no edifício da antiga Câmara de Portalegre, cedida à Aproje por um período de 10 anos.

A mudança para a Game City deve ocorrer em 2009, altura prevista da implementação das primeiras empresas e casas. Esse é o ano do arranque da construção do Game Park, que deve abrir portas em 2010, com cerca de 20 títulos (jogos) como atracções. Nesta data, a Game Invest planeia realizar um aumento de capital para os 25 milhões de euros, arrancando para a segunda fase do projecto: o apoio à criação de jogos de primeira linha.

Com este projecto, a Aproje pretende também trazer massa cinzenta internacional para Portugal. Segundo a associação, cada projecto irá obrigar à contratação de especialistas internacionais que já tenham trabalhado títulos no tipo de jogo em causa.

Por outro lado, a Game City quer aproveitar a capacidade nacional, explica Paulo Gomes. Estão a ser preparadas várias parcerias com instituições de ensino superior, sendo que já no próximo ano lectivo o Instituto Politécnico de Portalegre vai avançar com uma licenciatura em multimedia e software de entretenimento. Tudo para que Portugal recupere o atraso nesta área.
Fonte: Diário de Notícias
 

·
Moderator
Joined
·
18,004 Posts
Que grande projecto, espero que chegue a bom porto!
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,745 Posts
Portalegre precisa urgentemente de se relançar... Se der certo será o principal projecto ancora do distrito!:eek:kay:
 

·
Registered
Joined
·
21,081 Posts
fred_mendonca said:
A Game City é o último passo de uma caminhada planeada a duas fases, explica ao DN Paulo Gomes, presidente da Aproje. Será uma zona situada no distrito de Portalegre com uma área de 400 hectares (equivalente a uma cidade como o Porto), onde vão ser criadas infra- -estruturas para receber empresas nacionais e internacionais na área da criação e produção de jogos electrónicos. No mesmo local, além de empreendimentos turísticos, vai nascer o Game Park, o primeiro parque de diversões inteiramente dedicado aos jogos electrónicos, onde os ambientes de realidade virtual serão a grande aposta
acho o tamanho um pouco exagerado, mas..
 

·
Moderator
Joined
·
196,466 Posts
É assim.... os 400 hectares = 4 km2 ... Não é o tamanho da cidade do porto.

O concelho do barreiro tem 30 km2 e é minúsculo.

Esperemos é que não seja como a cinema city..... de qualquer forma espero que se faça a ligação em AE entre Estremoz (A6) - Portalegre - Fratel (A23) e que se faça o IC13... Alcochete (IC32) - Infantado (A13) - Coruche - Couço - Montargil - Ponte de Sor - Alter do Chão - Portalegre

:D
 

·
President and CEO
Joined
·
17,578 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Barragon said:
Realmente estes jornalistas às vezes mandam umas gafes.
O que é que queres. É o resultado do desinvestimento do ensino da matemática em portugal.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,745 Posts
Epah, eu também me pareceu que havia ali algo de errado, mas nem me apeteceu converter aquilo para km2...:D
 

·
Registered
Joined
·
8,336 Posts
Fsote tu e eu... mas tb não me dei ao trabalho. Assim já não parece um projecto TÃO megalómano! :lol:

Mas mesmo assim, continuo a achar estranha a possibilidade de um cluster de empresas e parques de jogos electrónicos se possa desenvolver e prosperar em... Portalegre :|
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,745 Posts
Ah, assim já não gosto nem quero brincar mais com Portalegre!!!:cry::cry::tongue:
 
1 - 20 of 256 Posts
Top