SkyscraperCity banner

1 - 20 of 147 Posts

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,594 Posts
A Igreja do Cristo-Rei da Portela de Sacavém



A Portela (antigamente conhecida como Portela de Sacavém e, depois, como Portela de Loures), é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Loures, com 0,99 km² de área e 11 809 habitantes (2011). Densidade demográfica: 11 928,3 hab/km². Desde 2013, faz parte da nova União das Freguesias de Moscavide e Portela.

Localizada no extremo sudeste do concelho, a freguesia da Portela fazia fronteira com Sacavém, a norte, Prior Velho, a oeste, Moscavide, a este (em Loures), e com Santa Maria dos Olivais, a sul (na cidade de Lisboa).

O nome Portela parece derivar de uma corruptela do latim portŭlla em portella, significando «pequena porta», antigamente adjectivada com o determinativo «de Sacavém», uma vez que se tratava de uma das portas de entrada daquela freguesia, para quem vinha de Lisboa.

A Portela foi uma freguesia de constituição bastante recente. Embora a construção da urbanização tenha sido iniciada ainda nos anos 70 (no local onde outrora se erguiam, pelo menos, cinco velhas quintas), a freguesia foi apenas criada oficialmente em 4 de Outubro de 1985, pela Lei n.º 111/85,[5] por desmembramento das freguesias de Sacavém e Moscavide. A referida lei entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 1986.

Freguesia inteiramente urbana, com alguns resquícios das velhas quintas senhoriais (como a Quinta da Vitória, onde já esteve instalado um estabelecimento de ensino superior), a Portela foi uma urbanização pensada e construída de raiz a partir de um ponto central, que é o seu centro comercial. A mesma urbanização modernista, uma das únicas em Portugal, foi idealizada pelo triplo prémio Valmor, o Arqº Fernando Silva.

Os espaços ajardinados e, sobretudo, a Igreja do Cristo-Rei, concluída em meados dos anos 90, em linhas arquitectónicas bastante arrojadas, conferem grande beleza e dinamismo a esta jovem freguesia.

O Plano de Urbanização da Portela de Sacavém, promovido pelo empresário Manuel da Mota, originário de Pombal e da autoria do Arquitecto Fernando Silva, vencedor de três prémios Valmor, foi fortemente inspirado pelas premissas da Carta de Atenas, de 1933, que preconizava uma arquitectura constituída por edifícios em altura com uma exposição máxima aos elementos da Natureza - Sol, Ar e Vegetação e a uma separação das funções urbanas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Portela_(Loures)



A Igreja Matriz Paroquial do Cristo-Rei da Portela de Sacavém, foi sendo construída, a partir de meados dos anos 70, graças a várias doações beneméritas, destinando-se a servir de templo católico à nascente (e crescente) urbanização da Portela de Sacavém, que em 1 de Janeiro de 1986 se tornou em freguesia independente da de Sacavém. A Igreja viria a ser inaugurada em meados dos anos 90, tornado-se matriz da paróquia portelense.

Tem por orago o Cristo-Rei, retirado do vizinho Seminário Maior do Cristo-Rei dos Olivais, que dista cerca de cem metros da Igreja.
É conhecida pelo seu estilo arquitectónico singular, em linhas bastante modernas e arrojadas, tanto no interior como no exterior, causando grande impressão visual a quem a visita.

Arquitecto: Luiz Cunha





 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts
Não conhecendo e antes de ler o teu texto vi logo que era obra de Luiz Cunha. Ele tem uma outra em Guimarães…unico. Creio que ele é mais velho que o Taveira…
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,594 Posts
Discussion Starter #3
sim parece-me k sim, tem fotos dessa igreja Godin?
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts
Devo ter uma porque a zona onde se situa tem uma casas interessantes. Descobri-a por acaso. Mas ainda está nos slides…
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,738 Posts
Finalmente!!:applause:
Já há muito que tinha pedido 1 thread sobre ela, mas ninguém tinha fotos. E como adiei, adiei a minha ida lá com máquina, também eu não o pude fazer...:bash:

Essa igreja parece mais bizantina que católica!!
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,594 Posts
Discussion Starter #6
ya parece sim, engraçado k em Roma há uma mesquita moderna tb mto parecida....
 

·
Moderator
Joined
·
17,466 Posts
Ah então é a essa igreja que pertence a torre dos sinos que já tinha visto em algumas fotos.
Não sei o que pensar.. é uma autentica mistura de estilos!
 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
Essa igreja é muito estranha! Pensava até que nem fosse católica!
 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
Uma característica tem ela, não passa despercebida!
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,594 Posts
Discussion Starter #16
se tivesse cupula teria ficado melhor :yes:
 

·
turquia | türkiye
Joined
·
1,645 Posts

Mais um passeio..



A Portela, também conhecida por Portela de Sacavém ou Portela de Loures, é uma minúscula freguesia portuguesa do concelho de Loures, com 0,95 km² de área e 15 441 habitantes (2001). Densidade demográfica: 17 546,6 h/km².

Ortofoto:









As barracas



































































Vista para a Vasco da Gama








Court de Ténis



O complexo de piscinas








O passeio
















 

·
Registered
Joined
·
2,117 Posts
Gostei muito deste passeio, este bairro sim que surprendiu-me muito positivamente com total sinceridade, gostei muito e fiquei com inveja das ruas tão arborizadas e os jardins tão bem cuidados, passeios, etc. e especialmente duma coisa ..., a vida que há por as suas ruas, sempre há pessoas de toda classe e condição, e isto acho-o muito importante para viver num lugar. Por isso já converteu-se para mim num dos meus bairros favoritos de Lisboa (gostei bastante mais que de Telheiras).
 

·
Moderator
Joined
·
153,696 Posts
Muito bem :yes: Os meninos foram passear onde eu queria :yes: tiraram fotos à igreja que parece um museu :lol:

Não foram à nova urbanização (Orient Park) :rant:

Essa urbanização é muito boa... os clássicos commie blocks, mas que estão muito bem planeados :yes:
 
1 - 20 of 147 Posts
Top