SkyscraperCity banner

1 - 20 of 1699 Posts

·
.
Joined
·
8,787 Posts


O Rio Grande do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sul e tem por limites o estado de Santa Catarina ao norte, Argentina ao oeste e Uruguai ao sul, além do Oceano Atlântico ao leste. É dividido em 497 municípios e sua área total é de 281 730,223 km², o que equivale a 3,3% da superfície do Brasil, sendo pouco maior que o Equador.

Sua capital é o município de Porto Alegre e seu atual governador é Eduardo Leite. As cidades mais populosas são: Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas e Santa Maria. O relevo é constituído por uma extensa baixada, dominada ao norte por um planalto. Antas, Uruguai, Taquari, Ijuí, Jacuí, Ibicuí, Pelotas e Camaquã são os rios principais. O clima é subtropical e a economia baseia-se na agricultura (soja, trigo, arroz e milho), pecuária e indústria (de couro e calçados, alimentícia, têxtil, madeireira, metalúrgica e química).

Com mais de onze milhões de habitantes, ou cerca de 5,4% da população brasileira, é o estado mais populoso da Região Sul e o 5º do Brasil, podendo ser comparado com a Ruanda no número de habitantes. A população gaúcha é uma das mais diversificadas do país e descende principalmente de italianos e alemães, que começaram a emigrar para o país no fim do século XIX. Sua população é em grande parte formada por descendentes de portugueses, alemães, italianos, africanos, libaneses e indígenas, em pequena parte por espanhóis, poloneses e franceses, dentre outros imigrantes.

Em 1627, jesuítas espanhóis criaram missões jesuíticas próximas ao rio Uruguai, mas foram expulsos pelos portugueses em 1680, quando a Coroa Portuguesa resolveu assumir seu domínio, fundando a Colônia do Sacramento. Os jesuítas espanhóis estabeleceram, em 1682, os Sete Povos das Missões. Os portugueses chegaram em 1737 com uma expedição militar de José da Silva Paes. As lutas pela posse das terras entre portugueses e espanhóis continuaram, e somente tiveram fim em 1801, quando os próprios gaúchos dominaram os Sete Povos, incorporando-os ao seu território. É criada em 19 de setembro de 1807 a Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul. Em 28 de fevereiro de 1821 torna-se a Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, que viria a se tornar o atual estado do Rio Grande do Sul, após a Proclamação da República do Brasil. Com a chegada de outros povos a partir de 1824, a sociedade estancieira passou então a coexistir com a pequena propriedade agrícola, diversificando a produção. Durante o século XIX, o Rio Grande do Sul foi palco de revoltas federalistas, como a Guerra dos Farrapos (1835-45), participou da luta contra Rosas (1852) e da Guerra do Paraguai (1864-70). As disputas políticas locais foram acirradas no início da República e só no governo de Getúlio Vargas (1928) o Estado foi pacificado.

É o estado mais meridional da federação, conta com o quarto maior PIB, superado apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o quinto mais populoso e com o sexto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais elevado do país.[3] Em certos locais do estado, como a Serra Gaúcha e a região rural da metade sul, ainda é possível ouvir dialetos da língua vêneta (talian) e do alemão (Hunsrückisch, Plattdeutsch). O Rio Grande do Sul foi apontado em 2014 pelo jornal americano The New York Times como o lugar com mais traços europeus do Brasil.[9] Embora o estado esteja enfrentando uma crise econômica acentuada, é onde há o maior número de idosos e a segunda maior expectativa de vida e onde os trabalhadores são mais bem remunerados, tendo uma das menores taxas de analfabetismo, e mortalidade infantil do país.[10][11][12] Mesmo com bons indicadores sociais, o Rio Grande do Sul sofre com a disparidade econômica entre a metade norte, considerada industrial, e a metade sul, considerada agrária.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Grande_do_Sul








Porto Alegre









 

·
Registered
Joined
·
8,336 Posts
:applause: Cidade muito bonita :yes: Não fosse pelo estilo arquitectónico das casas mais tradicionais e pelos passeios :D passava por uma cidade portuguesa.

Quando li "cidade-irmã de Aveiro" estava à espera de ver uma ria com moliceiros, lol, mas depois li o resto ;)

Adorei a Igreja do Redentor, coberta de trepadeiras e a Santa Casa da Misericórdia!
 

·
Les cites obscures
Joined
·
11,115 Posts
:applause: bonitinha a cidade!

Já tinha visto algumas fotos dessa cidade no forum brasileiro,... a igreja cheia de trepadeiras por exemplo.

Se retirassem a fiação aérea da cidade seria perfeito.
 

·
Banned
Joined
·
5,554 Posts
POA - a cidade do futuro

Porto Alegre(POA p/ os íntimos) a capital do estado do Rio Grande do Sul(no sul do Brasil) foi citada pelo jornal britânico "the guardian"como a cidade do futuro,pois usa do orçamento participativo,como exemplo de iniciativa pública para garantir a governabilidade dos centros urbanos no longo prazo,ou seja, urbanização planejada.Nesse contexto, avalia o diário, o orçamento participativo é uma importante ferramenta para garantir à Porto Alegre "qualidade e expectativa de vida que rivaliza com cidades na Europa e na América do Norte".

"..............In Latin America, much progress has been made since democratically elected mayors
were introduced and city governments got more scope to plan, act and raise revenues.
Porto Alegre, in Brazil, which pioneered participatory budgeting - giving each district's population more
influence in prioritising municipal investments - has a life expectancy and quality of life that rivals cities
in Europe and North America..............."


Para os que não conhece, ou não são muito íntimos da cidade, apresento Porto Alegre(POA)1,5 milhão habitantes. A cidade ficaria perfeita se soterrassem algumas fiações
aereas

















































Neve em 1984


Fotos tiradas pelos foristas: farrapo, Gerson e Portoimagem

The end:)
 

·
fcp fcp fcp
Joined
·
2,136 Posts
Espectacular, é a minha cidade brasileira preferida (antes era Curitiba :D). Do ar têm muito bom aspecto, com muitas áreas verdes, e além do mais a qualidade geral dos seus edificios estão bem acima da média brasileira. Mas eu teria cuidado com a palavra "perfeita" ;)

PS: claro que arquitectónicamente falando, para mim o RJ é e sempre será a nº 1.
 

·
Banned
Joined
·
5,554 Posts
Espectacular, é a minha cidade brasileira preferida (antes era Curitiba :D). Do ar têm muito bom aspecto, com muitas áreas verdes, e além do mais a qualidade geral dos seus edificios estão bem acima da média brasileira. Mas eu teria cuidado com a palavra "perfeita" ;)

PS: claro que arquitectónicamente falando, para mim o RJ é e sempre será a nº 1.
Perfeita para mim:D
 

·
Registered
Joined
·
6,374 Posts
Sim, é bonita, parece que foi feita com cabeça, aproveita muito bem o local onde se situa sem o "sujar" e, essencialmente, não parece cair no mesmo erro que muitas cidades brasileiras onde enchem as cidades de prédios e mais prédios que não são bonitos, ficando uma espécie de bloco de betão "estranho" e desagradável.

Pelos vistos tem judeus.

Digam-me uma coisa, nessa primeira foto o que há para a direita dela?
 

·
Registered
Joined
·
1,883 Posts
as cidades brasileiras parecem-me mt ao estilo das cidades médias/grandes americanas....mas com carros europeus! :D
 
1 - 20 of 1699 Posts
Top