SkyscraperCity banner
1 - 20 of 35 Posts

·
-*-*-*-
26,139 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Porto Alegre ficará sem carroças dentro de 8 anos

Em uma sessão tumultuada, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, ontem à noite, o projeto que prevê
que a circulação de carroças das ruas da Capital será proibida, em definitivo, dentro de oito anos.
A proposta, de autoria do vereador Sebastião Melo (PMDB), presidente da Câmara, teve 22 votos a favor
e 12 contra e instituiu o Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal (VTAs).
Conforme o texto aprovado, o programa deverá estabelecer um prazo para a realização, pelo Executivo,
do cadastramento social dos condutores de VTAs e também a implementação de ações que viabilizem a
transposição desses condutores para outros mercados de trabalho.
Com o projeto, foram aprovadas emendas dos vereadores Beto Moesch (PP), José Ismael Heinen (Dem), João Dib (PP),
Dr. Goulart (PMDB) e Margarete Moraes (PT).
A votação de duas emendas polêmicas terminou empatada e teve que ser decidida pelo vereador Sebastião Melo,
que optou pela rejeição de ambas.
Prontamente, a bancada do PT ingressou com pedido de renovação de votação das duas propostas,
o que deverá ocorrer dentro de 48 horas.
A primeira emenda, de autoria do vereador Professor Garcia, estipula que 'a aplicação da lei dar-se-á a partir da
efetiva existência de formas alternativas de renda e sobrevivência econômica dos condutores de VTAs'.
A segunda, da vereadora Margarete Moraes, determina que o Executivo apresente, em 60 dias,
programa Municipal de Reciclagem de Resíduos Sólidos e Orgânicos e um Plano de Investimentos
na geração de renda e de qualificação profissional para os catadores.
A sessão começou 'quente',
com as duas galerias do plenário completamente tomadas.
Detectores de metais foram usados na entrada. De um lado, carroceiros e catadores de material reciclável.
Do outro, representantes de associações de defesa dos animais e moradores de bairros da Capital.
A cada votação, os ânimos se exaltavam e vereadores eram vaiados ou aplaudidos em discursos.
Os seguranças da Casa tiveram bastante trabalho para evitar confronto entre os dois grupos .

:)

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Boas notícias, eu acho... Mas o problema de carroças em Porto Alegre é assim tão acentuado a ponto de necessitar de uma lei de proibição ?

Aqui no Rio tem muito disso, mas não por tração animal. Em geral são os próprios catadores de material reciclável que empurram as carroças e carrinhos, mas não são tão grandes. Acho que aqui a atuação deles deve ser delimitada por horário porque é muito mais comum vê-los à noite do que de dia.

·
Orgulho de ser Gaúcho
5,384 Posts
^^^^ É sim devido ao fato da cidade ter coleta seletiva a cerca de 15 anos, gerando uma renda mensal de R$900 aos catadores que desde entãonão precisam mais nem abrir sacolas, já que elas vem separadas das residências, éo que permitiu a muitas famílias de zonas periféricas garantirem seu sustento sem depender de ninguém....eu acho positiva a lei, mas será um desafio a inclusão dessa gente em outro tipo de serviço junto as cooperativas de reciclagem, até porque quem trabalha nas cooperativas recebe a metade desse valor obtido pelos catadores.

·
5,253 Posts
Bah...vai levar 08 anos ainda??? É muito tempo! Mas já é uma luz no fim do túnel!

·
Maluko Beleza
221 Posts
Porto alegre tá se livrando, eu um dia desses em Camaçari região metropolitana de Salvador, quase fui atropelado por uma na praia..

Ótima iniciativa! Parabens!!!

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,752 Posts
Feeitoooo

cidade limpa

huhuhu

chega de carroceiro espalhando lixo nas ruas, chega de cavalo morrendo em plena av trancando tudo, chega de carroceiro assaltando pessoas.

CHEEEEEEEEGA!

·
-*-*-*-
26,139 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Bah...vai levar 08 anos ainda??? É muito tempo! Mas já é uma luz no fim do túnel!
Os turistas que vierem a cidade na Copa ainda poderao disfrutar de passeios de carroc.......ooops....carruagem!!:lol:

.

·
Banned
27,387 Posts
^^ Aqui em Brasília as carroças estão sendo substituidas pelos triciclos motorizados, mas falta muito para acabar com todas as carroças.

·
Registered
484 Posts
Carroças em vias urbanas são um problema por si só, mas o pior mesmo é que essas pessoas tem liberdade para fazer o que querem no trânsito sabendo que ninguém faz nada. Aqui em Pelotas, se eu parar o meu carro em local proibido no centro não dá nem 10 minutos já chega um agente de trânsito pronto pra me multar. Mas se uma carroça parar no MESMO lugar, ninguém pode fazer nada. E eles sabem disso e fazem a festa. Isso dá muita raiva em quem procura sempre viver dentro das regras estabelecidas. Dá vontade de espancar um carroceiro infeliz desses.

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
Nao gostei... Vou ter que ver a cidade antes da lei ser aplicada... Pra poder conhecer bem a essencia da cidade.

:D
:hilarious ^^

Ainda tenho 8 anos para conhecer POA e fazer um tour pela cidade à bordo de uma carroça nesse estilo:

Simplesmente um loosho!!! :D

1 - 20 of 35 Posts