SkyscraperCity Forum banner

Porto Alegre já teve obra de Niemayer (há décadas)

5727 Views 31 Replies 19 Participants Last post by  FlicK
2
Bom, como falei no Encontro do SSC - Porto Alegre, e acho que muitos não acreditaram :D, Porto Alegre já teve uma obra (pequena, efêmera) de Oscar Niemayer.

Era chamado de Mata-borrão (lembrando a parte superior do Museu de Curitiba)

Eis a foto:

Foto: João Alberto Fonseca da Silva

A explicação de um site (SINPRO-RS):
(http://www.sinpro-rs.org.br/extra/mai98/capa1.htm)

"O terreno do mata-borrão, uma construção de madeira com esta forma, que ficava na esquina da Andrade Neves com a Borges, em frente ao Cine Vitória, onde até poucos dias estava a matriz da extinta Caixa Econômica Estadual (veja foto abaixo), muitas vezes serviu de refúgio na hora da correria, já que as bolinhas de gude não arrefeciam a ação da cavalaria da Brigada Militar. E assim Porto Alegre e seus estudantes compartilhavam as mesmas expectativas políticas e existenciais dos rebeldes de Paris, naquele explosivo maio de 1968."

A foto acima é de um famoso fotógrafo histórico de Porto Alegre, único vivo da época. Ele está com 86 anos: João Alberto Fonseca da Silva.

O terreno onde ele estava hoje é este prédio aqui:

Foto: portoimagem
Edifício do governo do estado, onde funciona o Tudo Fácil, um centro de serviços onde se pode fazer de tudo, desde pagar contas de energia, até fazer sua carteira de identidade. Foi sede até uns anos atrás da Caixa Econômica Estadual, extinta.

.
See less See more
1 - 20 of 32 Posts
Bem melhor o prédio que tá no lugar agora!
Interessante. O que funcionava nessa estrutura?
Que bom que tu conseguiu uma foto Gilberto!

Me lembro que tu falou no encontro e eu fiquei curioso. O prédio é bonito, mas eu prefiro o do Tudo Fácil.

Valeu pela informação!:D
melhor o prédio mesmo, mas me lembrou mesmoo museu oscar niemayer (o do olho) aqui de Curitiba, so q em minhatura hehe :lol:
legal :D
Na época interessante e inovador...

Triste é ver que o cara continua fazendo a mesma coisa até hoje.:eek:hno:
Na época interessante e inovador...

Triste é ver que o cara continua fazendo a mesma coisa até hoje.:eek:hno:
É verdade, postei a foto só por curiosidade mesmo!

E era de madeira, como fala no texto. Foi algo provisório mesmo.

O prédio que tá hoje tá bem melhor!
Obrigado pela informação! Muito interessante.
Sabe que gostei do projeto! Lembra um pouco aquelas construções de beira de estrada americanas. A luminosidade grande do interior lembra uma concessionária ou algo parecido.
Já que era provisório e de madeira, coisa incomum nos projetos do Niemayer, poderiam ter reconstruido o pavilhão em outro local.
Niemayer era oftamologista? :nuts:
Que bom que tu conseguiu uma foto Gilberto!

Me lembro que tu falou no encontro e eu fiquei curioso. O prédio é bonito, mas eu prefiro o do Tudo Fácil.

Valeu pela informação!:D

Tive que fazer uma longa pesquisa na internet, pois a foto que eu tinha em casa não achei ...

E fui achar por um acaso, pois procurando pelas palavras chave óbvias, não veio nada ...
O nome desse arquiteto me dá urticária... Basta eu ler o nome que eu me lembro do projeto dele para o parque de Boa Viagem... vai de retro satanás!
Marcos David Heckman ou Niemayer??

Quem projetou o Mata-borrão?
See less See more
Que incrível !

Sempre ouvi falar no mata-borrão, as achava que era uma coisa tosca, e não algo ousado assim !
Lamento pelo lugar e pela construção!
Se colocassem uma obra definitiva no meio de um parque em concreto revestido e impermeabilizado ia ficar jóia :eek:kay:!
Bah, me surpreeendi com essa agora...

Parece que não resta dúvida que é deste tal de Marcos David Heckman ...

Informações contraditórias... alguém que deve ter achado que era o estilo do Niemayer e noticiou que era dele. E aí pegou ....

Valeu Hed a informação mais concreta !

.
Até que era uma construção interessante, embora tb não achasse propriamente bonita.

O local, muito apertado tb não o destacava, as obras do Niemeyer (eu tb sempre erro e escre com "a", hehe) parece que são feitas pra ficam em locais mais amplos, onde se destacam.

E tb não sabia que Porto Alegre não tinha nenhum obra dele, deve ser uma das poucas capitais de maior destaque que nao tem (não sei se isso é bom ou ruim, hehe :D)
1 - 20 of 32 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.