Skyscraper City Forum banner
1 - 18 of 18 Posts

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Convoco os engenheiros, arquitetos e pessoas que gostam deste assunto para discutirmos sobre os métodos de construção civil que são empregados de forma errada, sem levar em consideração a diferença do local onde está sendo construído.

Um exemplo é a mania que se espalhou pelo Brasil após a construção de Brasília, de fazer edifícios deixando a sua estrutura de concreto aparente.

A estrutura de muitos prédios em Porto Alegre vêm sofrendo ataque devido à alta umidade da cidade, coisa que não existe em larga escala em Brasília, por isto o título do thread.

São muitos os exemplos do mal uso do concreto aparente. Prédios antigos e novos foram construídos desta forma, e todos, sem exceção, passaram ou passarão por problemas em relação à umidade.

Entre eles cito alguns:

Centro Administrativo do Estado:

Sua estrutura estava sendo danificada, então após alguns anos, o prédio teve de ser pintado, como forma de proteção à estrutura, descaracterizando todo o projeto inicial.

Torres gêmeas do Estado:

Recém construídas, e também com concreto aparente. :eek:hno:

Museu Iberê Camargo:

Ainda não foi inaugurado, porém é todo em concreto branco aparente. O projeto é magnífico, recebeu prêmios internacionais, porém é uma polêmica obra, sem nenhum bom senso. :eek:hno:

Quero deixar claro que eu adoro estruturas em concreto aparente, porém elas não podem ser construídas em Porto Alegre. :eek:hno:

Em pouco tempo eles ficam pretos, mofados, e sua armadura metálica começa a sofrer por causa da umidade, podendo causar vários problemas para o edifício.

·
Bronzil il il
4,581 Posts
Apesar do problema da umidade, não constroem assim principalmente por causa do baixo custo?
Acho que o concreto aparente sai mais barato que qualquer tipo de revestimento, não?

Eu não tenho a mínima idéia de estar falando algo coerente. :)D) Portanto, e não for, não me xinguem.

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #3 ·
^^ Vai toma no c*!!!

ahhahaha

Brincadeira! :D

Concreto aparente sai mais barato sim, mas eles usam ele assim por funções estéticas.

Vale lembrar que existem diversas formas de revestimento, uma delas é barata e tem uma boa função de proteção: a tinta! :D

Por que vocês acham que os viadutos de Porto Alegre são pintados? :D

·
SP BSB
2,139 Posts
Eu adoro estruturas em concreto aparente, mas acho que eles devem ser muito bem executadas e conservadas, caso contrário a tendência é ficarem horríveis, a execução exige qualidade do material e da modelagem (não raro vemos todos as marcas das "formas" usadas nas construções) e conservação é algo não muito difundido no país, sempre esperam os problemas aparecerem.
Não tenho idéia se o uso do concreto é inviável em locais mais úmidos como em Porto Algre, não conheço a reação do material a essa situação, mas mesmo aqui em Brasília não é raro ver estruturas em concreto em péssimo estado e aparência, eu atribuo isso à má conservação, pois temos os dois lados, prédios como os do CCBB e do Palácio da Justiça estão bonitos e com as fachadas em bom estado, mas os prédios em concreto aparente da UnB estão em péssimas estado, corroídos e completamente manchados de negro (umidade), um dos professores de engenharia da UnB disse que a conservação dos prédios é ignorada e que manter a boa aparência do concreto exige a aplicação periódica de silicone (acho que cinco em cinco anos) nas estruturas.

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^ Em POA, o concreto não "segura" a umidade, fazendo com que as armaduras metálicas da estrutura dos prédios sofram ataques. Muitas vezes a única solução é a troca de pilares e vigas, o que não é uma coisa nada barata. :eek:hno:

·
Registered
2,699 Posts
Não entendo bulhufas disso Rodrigo, mas tu comparar as estruturas de prédios como o Centro Administrativo e as Torres Gemeas com o Museu Ibere Camargo acho que não tem nada a ver.

O Museu é uma obra de arte por inteiro, e o seu arquiteto não iria criar uma obra que durasse pouco, ou que mofasse logo, sei lá. Creio ter alguma tecnologia que impeça de estragar com as intempéries. Não esquece que o arquiteto que criou o Museu é um dos mais renomados do mundo, o Álvaro Siza, de Portugal.

Mas em relação às torres gemeas e ao Caergs, acho horrível o concreto aparente. Da a impressão que esqueceram de colocar o revestimento ... ou esqueceram de pintar...

Me lembro quando estavam construindo as torres gemeas, eu estava louco pra ver qual seria o revestimento delas ... ehehehe... qual não foi minha surpresa que ficou exatamente igual como tava na obra ...

.

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #8 ·
^^ O Museu foi projetado sim por um grande arquiteto, porém os materiais não foram escolhidos somente por ele.

Optar por construir em concreto branco já deixa a obra de cara pelo menos 5 vezes mais cara que o normal, o que na minha opinião é uma frescura, já que é mais fácil construir em concreto normal (cinza, no caso, por causa do teor de ferro empregado na fabricação do cimento), e depois pintar de branco ou revestir com alguma coisa.

O Museu é sim uma obra de arte, porém não é uma obra que se adequou ao clima de Porto Alegre.

Nele certamente deverá ser gasto horrores para que a estrutura em concreto aparente esteja sempre limpa e em boas condições.

O Museu é considerado polêmico por causa de vários fatores, entre eles estes: o concreto branco e ainda mais aparente.

·
Registered
309 Posts
Em questão o Ibere Camargo é uma obra de nome uma das poucas no Brasil assinadas por um arquiteto de fora, da contemporaneidade e ter uma desta é sinonimo de fama para a cidade agora sobre o revestimento é marca do Siza sempre branquinho como ja disse é uma obra de nome de GRIFE

Salvador Perder um Guggenheim o proprio Gehry chegu a ir apresentar o projeto la na capítal bahiana mas foi escarniado por pessoas burras do iphan que chegaram a dizer que não combianava com cidade uma "troço daquele" acabou indo para o rio um troço pior ainda assinado pelo Jean Nouvel
e o que falar da grife Brasileira de traz milhares de arquitetos de fora para conhece-las a Grife ON Oscar Niemeyer

Todo Estudante de arquitetura ou arquiteto deve conhecer essa obras sendo boas o não para a cidade

·
Registered
2,699 Posts
^^ O Museu foi projetado sim por um grande arquiteto, porém os materiais não foram escolhidos somente por ele.

Optar por construir em concreto branco já deixa a obra de cara pelo menos 5 vezes mais cara que o normal, o que na minha opinião é uma frescura, já que é mais fácil construir em concreto normal (cinza, no caso, por causa do teor de ferro empregado na fabricação do cimento), e depois pintar de branco ou revestir com alguma coisa.

O Museu é sim uma obra de arte, porém não é uma obra que se adequou ao clima de Porto Alegre.

Nele certamente deverá ser gasto horrores para que a estrutura em concreto aparente esteja sempre limpa e em boas condições.

O Museu é considerado polêmico por causa de vários fatores, entre eles estes: o concreto branco e ainda mais aparente.

Entendi Rodrigo!
Valeu a explicação.

Mas continuo achando super hiper mega diferente e bonito o Museu Iberê Camargo, e se eles vão gastar com a manutenção do concreto aparente, é problema deles. Não sendo o meu dinheiro tudo bem.... Como o Museu é privado, não será.

Ele não pode ter algum tipo de impermeabilizante ou selante, que faça não mofar/escurecer/sujar ou pelo menos que torne mais simples, fácil e barato a sua limpeza?

A propósito: O museu vai colocar Porto Alegre e o RS no mapa da vanguarda arquitetônica, por conter uma obra da Grife Alvaro Siza !
Só isso já me basta pra gostar dele!

.

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Eu acho esses dois prédios tão parecidos com TRT daqui.

TRT-RO

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #16 ·
^^ Tá no fundo eu gosto do fato dele ser em concreto branco. Por muito tempo será a única obra em concreto branco do estado. :lol:

Mas que eles vão gastar com a manutenção eles vão... :D

Mas mesmo assim, temos muitos outros prédios e obras em concreto aparente pela cidade, algumas em terrível estado, ameaçando as pessoas que utilizam os edifícios.

Acredito que o meu esqueletinho também está com parte da estrutura ameaçada, porém ainda tenho esperanças em uma reforma.

:D

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #18 ·
^^ Ata, agora abriu a foto. :)

Não achei eles muito parecidos, só a janela "apertadinha" lembra um pouco. :D

1 - 18 of 18 Posts