Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 68 Posts

·
Registered
1,224 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Buenas tchê! :wave:

Viajei para Porto Alegre nas minhas férias em Agosto (de 10 a 25) de 2016 e tirei muitas fotos. Decidi compartilhar com vocês e mostrar um pouco da capital gaúcha que é bela e encantadora.

Aproveitem e curtam a cidade e as fotos. Todas as fotos são minhas.

I - Porto Alegre vista do lago Guaíba, andando de catamarã até Guaíba

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

II - Centro

a) Centro baixo

9. Mercado público

10.

11. Prédio da prefeitura

12. Chalé da praça XV

13.

14.

15.

16. Rua dos Andradas, também chamada de Rua da Praia.

17. Santander Cultural

18. Praça da Alfândega

19.

20.

21. Casa de Cultura Mário Quintana. Originalmente, Hotel Majestic

22.

23.

24. Jardim no Terraço

25.

26. Quarto do Mário Quintana intacto como ele deixou, mas não é bem assim (ver comentários do renehass e Gui_Poa).

27. Igreja da Nossa senhora das dores.

28.

29. Usina do Gasômetro

b) Centro alto

30. Av. Borges de Medeiros

31. Elevado da Borges

32.

33.

34.

35. Igreja Matriz

36.

37.

38. Palácio Piratini

39.

40. Praça Matriz

41. Palácio Farroupilha. Sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

42. Teatro São Pedro.

III - Centro Administrativo

43.

44.

45.

46.

47.

IV - Parque da Redenção.

48.

49.

50.

51.

52.

53.

54.

V - Parque Moinhos de Vento

55.

56.

57.

58.

59.

60.

61.

62.

63.

VI - Parque da Harmonia

64.

65.

66.

67.

68.

69.

VII - Jardim Botânico

70.

71.

72.

73.

74.

75.

76.

77.

78.

VIII - Fundação Iberê Camargo e arredores

79.

80.

81.

82.

83.

84.

IX - Barra Shopping Sul e Arredores

85.

86.

87.

X - Shopping Iguatemi e arredores

88.

89.

90.

91.

92.

93.

XI - Terceira Perimetral e arredores

94.

95.

96.

97.

98.

99.

100.

101.

102.

103.

104.

105.

106.

107.

108.

XII - Avenidas Protásio Alves e Osvaldo Aranha

109.

110.

111.

112. Hospital de pronto socorro.

113.

114.

115.

XIII - Rua Gonçalo de Carvalho - A rua mais bonita do mundo.

116.

117.

118.

119.

120.

XIV - Avenida Ipiranga

121.

122.

123. Shopping Bourbon Ipiranga

124.

125.

126.
1

127. Museu de ciência e tecnologia da PUC-RS

128. PUC-RS

129.

130.

XV - Um pouco do parque Marinha do Brasil

131.

132.

133.

XVI - Zona sul

134.

135.

136.

137.

138.

139.

140.

141.

142.

XVII - Santuário mãe de Deus e vista do morro.

143.

144.

145.

146.

147.

148.

149.

150.

151.

XVIII - Praia de Ipanema

152.

153.

154.

155.

156.

157.

158.

159.

160.

161.

162.

163.

164.

XIX - Outras ruas e avenidas de Porto Alegre

165. Av. Independência

166.

167. Av Nilo Peçanha

168.

169. Viaduto da Borges

170.

171. Vias da orla e do centro administrativo

172.

173. Av Goethe e outras ruas do Moinhos de vento.

174.

175.

176. Av. João Pessoa

177. Rua Cabral e outras ruas do bairro Rio Branco.

178.

179.

180.

181.

182.

183.

184.

185. Avenida Goethe

186. Rua Barros Cassal

187. Rua Irmão José Otão

188. Pra finalizar, final de dia na Osvaldo Aranha.

É isso. Um thread pouco longo, mas é o que eu quis mostrar dessa cidade linda que gostei muito. É claro que como toda cidade ela pode melhorar, mas de qualquer maneira, Porto Alegre é demais.

Espero que gostem. :)

·
Registered
317 Posts
Legais as fotos, gosto de threads assim, a nível de rua... Para mim, mesmo Porto Alegre sendo bastante mostrada aqui é meio difícil ter noção de como a cidade é (claro que você só vê como uma cidade é realmente indo até lá). Mas em alguns casos, mesmo sem conhecer pessoalmente da para ter noção de como uma cidade é por fotos! Enfim, seu thread ajudou muito. Ficou muito legal, Porto Alegre por uma visão bem particular.

·
Rene Hass
4,331 Posts
Muito belo o seu passeio, pegando o essencial da nossa cidade em fotos. Registro bastante completo.

Comentários sobre algumas das fotos:

Foto 26Quarto do Mário Quintana. Eu não tenho certeza que o quarto onde o poeta viveu é aquele mesmo. E com certeza, não foi deixado por ele daquela forma quando morreu. A certeza é que o mobiliário pertencia a ele. A história é longa.

O poeta morou no Hotel Majestic até a sua desativação, em meados dos anos 80. Depois, ele se mudou para um prédio na avenida Salgado Filho, também no centro de Porto Alegre. Foi nesse prédio da Salgado que ele viveu os seus últimos anos e, imagino, com os pertences que aparecem na foto 26. Quando o Hotel Majestic foi desativado, ele seria demolido. Mas, por sua significância histórica, o poder público municipal se apressou e desapropriou o hotel, transformando-o em no prédio público municipal que hoje abriga a Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), em homenagem ao seu hóspede-morador mais ilustre. E foram alguns anos de reformas da desapropriação até que a CCMQ fosse entregue à população. E quando isso aconteceu, não havia esse quarto ainda porque o poeta ainda era vivo e morava, como eu disse, em outro lugar.

Mário Quintana deixou apenas uma sobrinha, com quem ele morou até o fim da vida. O que eu imagino é que essa sobrinha doou esses itens do poeta para que o quarto fosse remontado ali onde ele está hoje. Eu não sei se você notou que há na parede do quarto uma foto com o poeta junto àqueles mesmos pertences dentro do quarto que ele de fato ocupou naquele hotel. Se olharmos para a foto e para os pertences, percebemos que eles não estão dispostos na mesma ordem e que há detalhes diferentes na construção das paredes. São evidências que o quarto não é o mesmo. Aquele ali que você fotografou fica no segundo andar do hotel. Parece que o que ele ocupou ficava em andar mais alto. Mesmo assim, é válido aquele quarto, e vê-lo causa emoção em função de ele reunir a mobília e os pertences usados pelo poeta quando morou no Majestic.

Foto 44 – Chamamos esse monumento de Monumento aos Açorianos, dedicado aos casais que deixaram a Ilha dos Açores para serem as primeiras famílias a habitar a região que mais tarde virou Porto Alegre. Este monumento foi inaugurado no início dos anos 1970. Ele representa uma caravela, que foi o meio de transporte usado pelos casais açorianos para chegarem aqui. O corpo da caravela é composto por várias pessoas que representam os casais. Na ponta esquerda, vê-se a figura mitológica de Ícaro com suas asas tentando voar, que era o seu grande sonho. Ícaro, neste monumento, representa, portanto, o sonho dos casais açorianos de construir uma vida melhor por aqui.

Foto 47 – Sede do Tribunal Federal da 4ª Região, dentro do Parque da Harmonia. Poucos sabem, mas é para este prédio que vem e são decididos todos os recursos da Operação Lava Jato.

Foto 117 – Uma lástima ver o topo das árvores da Gonçalo de Carvalho com galhos quebrados pelo temporal que atingiu a cidade no final de janeiro de 2016.

Foto 134 – O famoso casarão-castelinho do bairro Assunção que serviu de cenário para a série global Doce de Mãe (2013). Por anos, tentaram vender o casarão. Parece que desistiram de vender e preferem alugá-lo agora.

Foto 137 – Ah, por pouco você não fotografou a casa onde Dilma Rousseff morou com o marido. Fica a duas quadras desse ponto, quando essa avenida termina e converge para a esquerda. É uma casa de esquina, junto ao Guaíba. Está escondida por aquela placa de sinalização e árvore atrás dela.

Foto 146 – Não sei se você conseguiu perceber que lá longe, depois dos morros e à esquerda, é possível ver um pedacinho da Lagoa dos Patos. Com um zoom poderoso, é possível fotografá-la dali. Esse Santuário Mãe de Deus é uma das construções mais elevadas de Porto Alegre em relação ao nível do mar. Daí ser possível ver dali coisas tão distantes em dias claros quanto a Lagoa dos Patos. Mãe de Deus – ou melhor, Madre de Deus – é um dos nomes históricos de nossa cidade.

Ruas e avenidas cujos nomes você não lembra:

Foto 185 – Avenida Goethe (bairro Rio Branco)

Foto 186 – Parece ser a rua Santo Antônio (bairro Bom Fim)

Foto 187 – Avenida João Otão (bairro Bom Fim)

Gostaria de comentar mais fotos. Muitos desses lugares são do meu dia a dia. Mas, esta postagem ficaria imensa se eu comentasse mais. Parabéns pelo registro! :applause:

·
Registered
984 Posts
Muito belo o seu passeio, pegando o essencial da nossa cidade em fotos. Registro bastante completo.

Foto 26Quarto do Mário Quintana. Eu não tenho certeza que o quarto onde o poeta viveu é aquele mesmo. E com certeza, não foi deixado por ele daquela forma quando morreu. A certeza é que o mobiliário pertencia a ele. A história é longa.

O poeta morou no Hotel Majestic até a sua desativação, em meados dos anos 80. Depois, ele se mudou para um prédio na avenida Salgado Filho, também no centro de Porto Alegre. Foi nesse prédio da Salgado que ele viveu os seus últimos anos e, imagino, com os pertences que aparecem na foto 26. Quando o Hotel Majestic foi desativado, ele seria demolido. Mas, por sua significância histórica, o poder público municipal se apressou e desapropriou o hotel, transformando-o em no prédio público municipal que hoje abriga a Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), em homenagem ao seu hóspede-morador mais ilustre. E foram alguns anos de reformas da desapropriação até que a CCMQ fosse entregue à população. E quando isso aconteceu, não havia esse quarto ainda porque o poeta ainda era vivo e morava, como eu disse, em outro lugar.

Mário Quintana deixou apenas uma sobrinha, com quem ele morou até o fim da vida. O que eu imagino é que essa sobrinha doou esses itens do poeta para que o quarto fosse remontado ali onde ele está hoje. Eu não sei se você notou que há na parede do quarto uma foto com o poeta junto àqueles mesmos pertences dentro do quarto que ele de fato ocupou naquele hotel. Se olharmos para a foto e para os pertences, percebemos que eles não estão dispostos na mesma ordem e que há detalhes diferentes na construção das paredes. São evidências que o quarto não é o mesmo. Aquele ali que você fotografou fica no segundo andar do hotel. Parece que o que ele ocupou ficava em andar mais alto. Mesmo assim, é válido aquele quarto, e vê-lo causa emoção em função de ele reunir a mobília e os pertences usados pelo poeta quando morou no Majestic.

Foto 44 – Chamamos esse monumento de Monumento aos Açorianos, dedicado aos casais que deixaram a Ilha dos Açores para serem as primeiras famílias a habitar a região que mais tarde virou Porto Alegre. Este monumento foi inaugurado no início dos anos 1970. Ele representa uma caravela, que foi o meio de transporte usado pelos casais açorianos para chegarem aqui. O corpo da caravela é composto por várias pessoas que representam os casais. Na ponta esquerda, vê-se a figura mitológica de Ícaro com suas asas tentando voar, que era o seu grande sonho. Ícaro, neste monumento, representa, portanto, o sonho dos casais açorianos de construir uma vida melhor por aqui.

Foto 47 – Sede do Tribunal Federal da 4ª Região, dentro do Parque da Harmonia. Poucos sabem, mas é para este prédio que vem e são decididos todos os recursos da Operação Lava Jato.

Foto 117 – Uma lástima ver o topo das árvores da Gonçalo de Carvalho com galhos quebrados pelo temporal que atingiu a cidade no final de janeiro de 2016.

Foto 134 – O famoso casarão-castelinho do bairro Assunção que serviu de cenário para a série global Doce de Mãe (2013). Por anos, tentaram vender o casarão. Parece que desistiram de vender e preferem alugá-lo agora.

Foto 137 – Ah, por pouco você não fotografou a casa onde Dilma Rousseff morou com o marido. Fica a duas quadras desse ponto, quando essa avenida termina e converge para a esquerda. É uma casa de esquina, junto ao Guaíba. Está escondida por aquela placa de sinalização e árvore atrás dela.

Foto 146 – Não sei se você conseguiu perceber que lá longe, depois dos morros e à esquerda, é possível ver um pedacinho da Lagoa dos Patos. Com um zoom poderoso, é possível fotografá-la dali. Esse Santuário Mãe de Deus é uma das construções mais elevadas de Porto Alegre em relação ao nível do mar. Daí ser possível ver dali coisas tão distantes em dias claros quanto a Lagoa dos Patos. Mãe de Deus – ou melhor, Madre de Deus – é um dos nomes históricos de nossa cidade.

Gostaria de comentar mais fotos. Muitos desses lugares são do meu dia a dia. Mas, esta postagem ficaria imensa se eu comentasse mais. Parabéns pelo registro! :applause:
Muito bom o thread. Sempre gosto de saber a sensação dos turistas, ver a cidade pelas lentes e olhos de quem visita. Porto Alegre fica mais bonita em dias ensolarados de inverno.

Pequenas correções:

A foto 186 é a rua Barros Cassal, no Bom Fim. E a 187 é Irmão José Otão, continuação da Vasco da Gama.

P.S.: Acho a Gonçalo de Carvalho bonita, mas muito superestimada. A Rua Paraíba é tão bonita quanto, mas como ela fica entre a Farrapos e a Voluntários da Pátria, numa zona degradada, é sempre relegada. Nela também há predinhos e sobrados antigos, o que deixa ela mais feia são alguns galpões e empresas e uma cooperativa de reciclagem. Aquela área do 4º distrito perdeu o glamour ainda nos anos 70.

·
Rio de Janeiro
31,447 Posts
Nossa, saudades de Portooooooooooooooooooo!! Estive em janeiro de 2015! :cry:

Passei por 95% dos lugares postados! Que bela cidade!!! :drool:

Lembrei até do Kleiton e Kledir

Parabéns pela viagem e pelas fotos!!! :applause:

·
Registered
4,353 Posts
Bah tchê, tava muito frio? Pessoal mantado nas ruas da cidade ... podemos ver ainda um belo céu azul , e ruas arborizadas.. :)

Adorei esse corredor de ônibus com palmeiras californianas.

POA é unyca, :cheers: mas ao mesmo tempo, em algumas fotos , faz lembrar de algumas outras cidades, essa foto aqui me lembrou o aterro do Flamengo no Rio.

Muito legais suas fotos. Parabéns pelo passeio :cheers:

·
Banned
1,306 Posts
Linda porto alegre, estive na cidade em 91 a trabalho na puc, fiquei confinado o tempo todo e não sai, só fui até viamão na cada de um gaúcho louco um fim de semana, pra um churrasco ,deveria ter conhecido a cidade, mas não foi possivel!

·
Rene Hass
4,331 Posts
Adorei esse corredor de ônibus com palmeiras californianas.

LRenato, as palmeiras californianas estão bastante presentes em Porto Alegre e hoje constituem, na minha opinião, uma das marcas de identidade da cidade. Elas foram plantadas em diversos locais como vias públicas e parques públicos. Mas de todos os lugares, os dois em que elas mais se destacam em função de como foram dispostas são as avenidas Osvaldo Aranha (a desta foto acima) e a avenida João Pessoa.

Curiosamente, lá nos anos 80, quando o poder público em Porto Alegre começou a se importar mais com mobilidade urbana e a implementar os corredores de ônibus, um vereador sem noção chegou a propor a derrubada de todas essas palmeiras californianas na avenida João Pessoa para que no lugar delas fossem colocados os corredores de ônibus.

Nesta foto acima, a da avenida Osvaldo Aranha, você percebe que elas convivem bem com o corredor de ônibus.

No caso da avenida João Pessoa, por sorte a proposta do vereador não foi adiante e as palmeiras californianas foram poupadas. Estão lá ainda, lindas e vigorosas. Mas aconteceu de algumas serem atacadas, acho que por fungos, e apodreceram.

Um dos locais mais curiosos onde essas palmeiras estão presentes é na Ponte da João Pessoa, conforme se vê na foto abaixo. Hoje são sete palmeiras plantadas ali. Havia mais, mas elas apodreceram. O curioso é como elas conseguem se firmar com o tamanho que tem num espaço tão fininho de terra sobre a ponte.

·
Registered
4,353 Posts
^^ Curiosíssima essa foto !
Deve ser um emaranhado de raízes imenso em um curto espaço disponível, uma se apoia na outra, se uma tombar todas caem juntas. rs
muitíssimo interessante! Me encantei com a beleza singela e ao mesmo tempo desafiadora dessa foto, a natureza realmente é muito fantástica , Pela altura delas , devem ser centenárias , me amarrei nesse detalhe paisagístico da cidade . :cheers:

·
Registered
1,224 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Legais as fotos, gosto de threads assim, a nível de rua... Para mim, mesmo Porto Alegre sendo bastante mostrada aqui é meio difícil ter noção de como a cidade é (claro que você só vê como uma cidade é realmente indo até lá). Mas em alguns casos, mesmo sem conhecer pessoalmente da para ter noção de como uma cidade é por fotos! Enfim, seu thread ajudou muito. Ficou muito legal, Porto Alegre por uma visão bem particular.
Obrigado Mateus por eu ter-lo ajudado! Também gosto de threads a nível de rua e gosto de tirar muitas fotos das cidades aonde visito. Realmente dá uma noção melhor de como ela é. Abraço :)

Gostei, tinha visto poucas fotos de Porto Alegre, parabéns.
Obrigado Henrygonn! :)

·
Registered
1,224 Posts
Discussion Starter · #18 ·

Obrigado Renehass! Seus comentários enriquecem bastante o thread e é muito bom saber um pouco mais de Porto Alegre. Até coloquei o nome das ruas nas três fotos. Gostei demais de Porto Alegre, da cidade, da cultura, das pessoas, do sotaque, da natureza e de outras coisas. Voltarei novamente pra cidade em Junho. Abraço :)

·
Registered
1,224 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Parabéns pelas fotos!
O que eu mais gosto em Porto Alegre são esses bairros arborizados ao estilo da rua Gonçalo de Carvalho, aparentam ser muito aprazíveis.
Obrigado Mifars! Realmente Porto Alegre é uma cidade muito arborizada e gosto bastante das suas ruas. São um charme. Abraço :)

A cidade fica linda com o céu azul do inverno!!
Realmente o céu azul ficou lindo lá. O sol até que esquentou um pouco e teve alguns dia que ficou um pouco quente mas teve outros dias que deu um vento gelado. Obrigado pela visita! :)

·
Registered
1,224 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Muito bom o thread. Sempre gosto de saber a sensação dos turistas, ver a cidade pelas lentes e olhos de quem visita. Porto Alegre fica mais bonita em dias ensolarados de inverno.

Pequenas correções:

A foto 186 é a rua Barros Cassal, no Bom Fim. E a 187 é Irmão José Otão, continuação da Vasco da Gama.

P.S.: Acho a Gonçalo de Carvalho bonita, mas muito superestimada. A Rua Paraíba é tão bonita quanto, mas como ela fica entre a Farrapos e a Voluntários da Pátria, numa zona degradada, é sempre relegada. Nela também há predinhos e sobrados antigos, o que deixa ela mais feia são alguns galpões e empresas e uma cooperativa de reciclagem. Aquela área do 4º distrito perdeu o glamour ainda nos anos 70.
Obrigado Vinicius! Realmente a cidade fica mais bonita nos dias ensolarados mesmo. Coloquei os nomes das ruas corrigidas. A rua Paraíba me interessou. Vou tentar dar uma olhada quando for de novo. Abraço :)

1 - 20 of 68 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.