Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 40 Posts

·
Registered
Joined
·
148 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Em viagem recente a Proto Alegre (RS) tive a oportunidade de fazer um passeio turístico pela zona sul da cidade, até então desconhecida por mim, o passeio é feito em um onibus de 4 metros de altura com o segundo andar aberto, o que possibilita uma visão privilegiada da cidade.

Existem duas linhas de turismo:A linha Centro histórico, que passa pelos conhecidos pontos turístico de POA como o Parcão e o mercado Publico, e a linha Zona Sul que faz um trajeto onde os atrativos principais são as belezas naturais da capital.

Embarcamos na linha Zona Sul em um fim de semana as 10:30h onde o ponto de partida é em frente a secretaria de turismo da cidade, o restante do trajeto acompanharemos durante as fotos do thread.

O passei conta com um guia turístico que narra as história e costumes daquela área da cidade.

Segue então em ordem cronológica as fotos do trajeto.

(desculpem a má qualidade das fotos, mas elas foram tiradas em movimento e tinham uns postes que adoravam aparecer nas horas que clicava!:eek:hno:)


01- Ônibus aberto adesivado com motivos que remetem a copa de 2014.


fonte: http://www.google.com.br/imgres?q=l...w=177&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:0,s:0,i:73

02- algumas fotos dos predios no entorno da estação de embarque, ao lado o centro administrativo. A guia disse que estes predios pareciam uma grande rampa de skate..:lol:



02



03



04- já com ônibus andando..clima de eleição no ar...



05



06- arborização característica das ruas de Porto Alegre.:)



07



08- o centro da cidade é recheado de bloções antigos, alguns estão bem pixados o que da um aspecto sujo ao local..:eek:hno:



09



10- casarão antigo e um tanto preservado (não recordo a descrição da guia mas ele foi importante..)



11- As torres gemeas de Porto Alegre (a guia que disse!:lol:) abrigam o ministério público.



12



13



14-Monumento que não é o que você está pensando, são várias cuias grudadas (recipiente onde se toma o tradicional chimarrão:cheers:)



15- agora um passeio pela orla do Guaiba, lago que banha a cidade, alguns prédios novos em construção..



16- tradicional caminhada na orla...



17- penso que estão revitalizando a pista de caminhada.



18- estadio gigante da beira rio, do Internacional, sediará a copa de 2014...obras atrasadas



19- Fundação Iberê Camargo, conserva as obras do artista gaucho, arquitetura bem contemporânea...:)



20- Shopping Barra Sul, enooooorme, torre de vidro bem interessante, penso ser no bairro Cristal.



21



22- Algumas mansões na Orla do Guaiba, área nobre da cidade...



23- casarão importante, mas não me lembro de quem foi também:nuts:...desculpas...



24- o bairro é super arborizado, assim como grande parte de Porto Alegre, a guia disse que existem mais árvores do que habitantes no perímetro urbano da cidade...:)



25



26



27- mansões geminadas..



28- Bairro Ipanema de Porto Alegre, possui uma prainha lacustre, que penso não ser própria para banho, onde muitas pessoas caminham...



29



30



31



32



33- casa de samba do jogador Ronaldinho Gaucho...



34- portal de entrada da casa de Ronaldinho Gaucho, a casa não é possivel ver pois fica mais afastada da entrada.



35- subimos um morro de 270 metros de altura onde no topo está o santuário N. senhora mãe de Deus



36



37- de cima do morre tem-se uma vista 360 graus da cidade de Porto Alegre, a maquina não era muito boa, mas da de se ver ao fundo o centro de POA...



38- casas do outro lado do morro



39-Ja no fim do trajeto, o estadio Olimpico monumental, do gremio, o novo está sendo construido em outro local, no bairro Humaitá zona Norte.



Este foi o trajeto completo, mais uma vez desculpem pelas fotos desfocadas e pelos amigos postes, e parabés aos gauchos por esta cidade "TRI" bonita!:lol:

Comentem!
 

·
Registered
Joined
·
1,504 Posts
As fotos não estão tão ruins, gostei do thread!
Não simpatizo muito com essa linha turismo da Zona Sul, pequenas modificações no trajeto deixariam o passeio mais interessante, e a fiação detona qualquer lugar. Mas de qualquer jeito é válido por mostrar uma parte da cidade que não é muito conhecida.
Poderia dizer mais um pouco das suas impressões da cidade, do que gostou e não gostou etc.
 

·
Registered
Joined
·
148 Posts
Discussion Starter · #3 ·
As fotos não estão tão ruins, gostei do thread!
Não simpatizo muito com essa linha turismo da Zona Sul, pequenas modificações no trajeto deixariam o passeio mais interessante, e a fiação detona qualquer lugar. Mas de qualquer jeito é válido por mostrar uma parte da cidade que não é muito conhecida.
Poderia dizer mais um pouco das suas impressões da cidade, do que gostou e não gostou etc.
Adoro Porto Alegre, tenho parentes que moram lá e frequentemente visito a cidade, porém a zona Norte, mas o que mais me encanta mesmo e o povo Gaucho, gosto muito do orgulho que eles tem de serem gauchos e de preservarem a tradição, além de tudo POA é uma capital que respira cultura e o bom dia ta sempre na ponta da lingua de um "galo veio" piuchado! cidade Tri lagal!:lol:
 

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
Joined
·
6,753 Posts
Opa, show as fotos, parabens.

A zona sul é tudo de bom (é o que tem nos carros dos moradores.. ashushuas), e ta se desenvolvendo muito, claro que tem algumas areas largadas, como em qualquer cidade, mas a valorização da região vai mudar isso.

Que bom que gosta da cidade, que volte sempre.. :D
 

·
Longe demais das Capitais
Joined
·
10,311 Posts
Lindo passeio! Tenho curiosidade em fazer! E queria que fosse num dia beeem frio, pra ser "com emocao"

Sendo chato, a arborizacao rala, raquitica e retorcida da foto 6 nao eh a cara de Porto Alegre. Seria se fosse farta e densa.

Ja a favela da foto 38 eh tipica daqui. Favela portoalegrense sao assim bem arborizadas. :lol: mas eh verdade.

Tambem sempre ouco dizer q a casa da foto 23 seria de alguem famoso, mas nao sei de quem eh. Mas a casa exatamente ao lado dela...eh a casa da Dilma!

Valeu pelo thread! :eek:kay:
 

·
Rene Hass
Joined
·
4,331 Posts
É sempre bom ver o registro fotográfico de nossa cidade feito por pessoas de fora.:) As fotos não estão ruins. Gostaria de comentar algumas:

Foto 6 - Mostra o Largo da EPATUR (Empresa Porto-Alegrense de Turismo) de onde o ônibus partiu. Concordo com o Portoimagem-II que as árvores ali mostradas (ainda) não refletem a arborização característica de POA. Um dia refletirão, quando estiverem mais densas.

Foto 10 – O casarão da foto 10 é o prédio do antigo Cinema Capitólio. Foi um dos cinemas mais chiques e mais bem frequentados de Porto Alegre até a sua decadência total e fechamento no final dos anos 80 quando os Shopping Centers decretaram a falência dos cinemas de bairro. Nos seus últimos anos de operação, o Capitólio exibia apenas filmes pornográficos. Depois do seu fechamento, cogitou-se sua demolição. Nos anos 90, passou por um longo processo de reforma e revitalização para se tornar em Espaço Cultural. O Espaço Cultural, infelizmente, nunca se concretizou. E hoje, a reforma do Capitólio já carece de uma outra reforma.

Foto 14 – É o Monumento das Cuias, doado pelo artista à cidade depois de uma das primeiras edições da Bienal do Mercosul. Por causa dele, a rótula onde ele foi definitivamente instalado se chama Rótula das Cuias.

Foto 17 – Trata-se da duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, mais conhecida por Avenida Beira Rio, construída no final dos anos 80. É hoje importante via de ligação entre o Centro Histórico e a Zona Sul de Porto Alegre. Sua duplicação é uma das únicas obras de infraestrutura para a Copa do Mundo acontecendo atualmente em Porto Alegre. Como parte da duplicação, uma ciclovia está sendo construída. Essa avenida será, por ocasião da Copa, a mais importante via de acesso até o Estádio Beira Rio.

Foto 18 – Os colorados que me desculpem, mas é lamentável que esse estádio sediará a Copa do Mundo em Porto Alegre ao passo que uma Arena está sendo construída na zona norte da capital. Longe de querer gerar polêmica, mesmo que eu fosse colorado, eu continuaria achando a escolha do Beira Rio lamentável. Penso primeiro na cidade e na impressão positiva que eu gostaria que Porto Alegre e o estádio escolhido para a Copa causassem nos turistas que nos visitarão.

Foto 20 – Sim, o bairro é o Cristal.

Foto 22 – Essas casas ficam no bairro Assunção, ou Vila Assunção, um dos mais elitizados de Porto Alegre.

Foto 23 – Até onde eu sei, é o único casarão em estilo colonial português na zona urbana de Porto Alegre. Não sei se pertenceu a alguém famoso. Também fica no bairro Assunção, na avenida Copacabana. Ao seu lado direito, e não aparecendo na foto, está a casa que serviu de residência para a Presidenta Dilma Rousseff antes da fama e enquanto esteve casada. Não sei se o guia do ônibus chegou a mencionar isso. Na casa, ainda reside o ex-marido da Presidenta Dilma. Nessa mesma rua, só que no outro extremo, está o edifício onde a Presidenta Dilma ainda mantém um apartamento.

Foto 34 – Ronaldinho Gaúcho, quando está em Porto Alegre, reside neste condomínio, no bairro Cavalhada, um dos condomínios mais luxuosos e caros de Porto Alegre. Para os curiosos, tem-se uma boa visão da sua casa ao subirmos o Morro do Osso.

Foto 36 – Lá longe e atrás do Santuário Mãe de Deus, é possível ver a Lagoa dos Patos em dias claros. Esse Santuário fica num dos morros mais altos de Porto Alegre.

Foto 38 – Essas casas são o que chamamos aqui de Vila ou Favela. Lá longe, um pouco do “skyline” da cidade de Viamão.

Parabéns pelas fotos! :eek:kay:
 

·
Rene Hass
Joined
·
4,331 Posts
Vocês sabem se há alguma linha de ônibus que vai até o Santuário N.S. Mãe de Deus partindo do centro?
Existe um que vai até a Vila que existe no Topo do Morro da Polícia. Se eu não me engano, o nome se chama Embratel. Há também os ônibus que vão para Belém Velho e Restinga via Oscar Pereira. É só pega algum deles e descer na avenida Oscar Pereira com Estrada dos Alpes e caminhar pelo trecho até o Santuário. Deve haver alguma lotação que passa pela Oscar Pereira também.
 

·
Registered
Joined
·
1,504 Posts
Foto 23 – Até onde eu sei, é o único casarão em estilo colonial português na zona urbana de Porto Alegre. Não sei se pertenceu a alguém famoso. Também fica no bairro Assunção, na avenida Copacabana. Ao seu lado direito, e não aparecendo na foto, está a casa que serviu de residência para a Presidenta Dilma Rousseff antes da fama e enquanto esteve casada. Não sei se o guia do ônibus chegou a mencionar isso. Na casa, ainda reside o ex-marido da Presidenta Dilma. Nessa mesma rua, só que no outro extremo, está o edifício onde a Presidenta Dilma ainda mantém um apartamento.
Acredito que esse casarão seja falso, mas ainda temos o Solar da Travessa Paraíso, no Menino Deus/Santa Teresa, Solar Lopo Gonçalves, na Cidade Baixa e a Casa Ferreira de Azevedo, no Centro. Nenhum deles é realmente da época colonial (pré-1822), mas acho que entram na definição arquitetônica do estilo.
 

·
Registered
Joined
·
148 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Sendo chato, a arborizacao rala, raquitica e retorcida da foto 6 nao eh a cara de Porto Alegre. Seria se fosse farta e densa.
entendo o seu parecer, me equivoquei ao dizer, adoro as ruas de porto alegre principalmente por umas parecerem tuneis verdes, naquela foto na verdade quis dizer que porto alegre tem o costume de arborizar muito suas ruas.... mais ok valeu pelo comentario...:)
 

·
-*-*-*-
Joined
·
26,387 Posts
Infelizmente ja tive a oportunidade de fazer passeio "turistico"!?!?...
..... e' o maior programa de indio....


:runaway:
 

·
Registered
Joined
·
2,085 Posts
NÃO SEI ESCOLHER QUAL A PIOR FOTO!

Não por culpa do fotógrafo, mas do que tinha para ser fotografado. Que passeio lamentável.

Seria triste, se não fosse CÔMICO.


 

·
Registered
Joined
·
2,085 Posts
Sinceramente não entendi. O que é triste nessas fotos? Pq passeio lamentável?

02(?), 03 - De cara somos apresentados a alguns dos prédios velhos, sujos, pichados e mal cuidados da cidade;

05 e 06 - Junte ao anterior: calçadas e passeios péssimos e sem um mínimo de padrão urbanístico, sinalização asfáltica idem. Detalhe para as árvores sufocando no concreto rachado (06). Única coisa peculiar e digna de atenção é a placa de "Proibido Carroças" (05)

07 - Seguindo temos o Muro ridículo e a parada de ônibus no belo conjunto com a lixeira, que NÃO é usada, como percebe-se no chão. O qual não sabe-se onde termina e começa o asfalto - que diabos é aquilo paralelo ao meio fio, areia? De novo, a única coisa peculiar e digna de atenção é a borboleta estilizada no asfalto, indicando que alguém morreu devido ao trânsito no local.

10 - Casarão "importante". Imagina se não fosse, com tanta tralha urbana cuspindo à sua porta.

11 - Hahahaha. Vergonha alheia do destaque que dão a essa b... (Opinião pessoal)

17 e 17 - Bem vindos a "Rambla porto-alegrense." Não carece de mais comentários.

18 -Somente o entorno do Estádio da Copa 2014: mais parece a entrada de algum desmanche de carros, ou ferro-velho do tipo.

19 - Sinceramente, pela empolgação dos turistas, não creio que a Fundação tenha recebido a importância devida pelo organizadores da Linha.

26 - Pelo menos podaram o mato da calçada...

28 a 32 - Ipanema merece mais, apesar que, SIM, ainda vale muito uma visita.

33 e 34 - Isso é ponto turístico em PoA! Reflitam...

36, 36, 37 e 38 - Lugar lindo, mas infra-estrutura zero.


Pegou pesado, muito pesado...
Peguei foi leve.

:lol:
 

·
Banned
Joined
·
374 Posts
02(?), 03 - De cara somos apresentados a alguns dos prédios velhos, sujos, pichados e mal cuidados da cidade;

05 e 06 - Junte ao anterior: calçadas e passeios péssimos e sem um mínimo de padrão urbanístico, sinalização asfáltica idem. Detalhe para as árvores sufocando no concreto rachado (06). Única coisa peculiar e digna de atenção é a placa de "Proibido Carroças" (05)

07 - Seguindo temos o Muro ridículo e a parada de ônibus no belo conjunto com a lixeira, que NÃO é usada, como percebe-se no chão. O qual não sabe-se onde termina e começa o asfalto - que diabos é aquilo paralelo ao meio fio, areia? De novo, a única coisa peculiar e digna de atenção é a borboleta estilizada no asfalto, indicando que alguém morreu devido ao trânsito no local.

10 - Casarão "importante". Imagina se não fosse, com tanta tralha urbana cuspindo à sua porta.

11 - Hahahaha. Vergonha alheia do destaque que dão a essa b... (Opinião pessoal)

17 e 17 - Bem vindos a "Rambla porto-alegrense." Não carece de mais comentários.

18 -Somente o entorno do Estádio da Copa 2014: mais parece a entrada de algum desmanche de carros, ou ferro-velho do tipo.

19 - Sinceramente, pela empolgação dos turistas, não creio que a Fundação tenha recebido a importância devida pelo organizadores da Linha.

26 - Pelo menos podaram o mato da calçada...

28 a 32 - Ipanema merece mais, apesar que, SIM, ainda vale muito uma visita.

33 e 34 - Isso é ponto turístico em PoA! Reflitam...

36, 36, 37 e 38 - Lugar lindo, mas infra-estrutura zero.




Peguei foi leve.

:lol:
Vamos lá:

O dia não ajudou muito, e a cidade parecia muito pouco movimentada nesse dia (não sei se foi num final de semana). Resumindo: Não culpe a cidade pelas fotos e muito menos esse passeio.

O fato é que quando eu morava na Argentina eu tinha essa mesma visão (uns 7 anos atrás), costumava ver defeitos em tudo (fiação aérea, mobiliário urbano, etc.).

Contudo, a série de viagens que eu acabei fazendo por esse mundo me ensinaram a ver as coisas de outras formas, vi que estava errado, que isto era uma estupidez.

Essas fotos não captam a essencia da cidade, não é como andar por ela. Porto Alegre não pareceu "fotogênica" nestas fotos, e só.

O barato é sair hoje, por exemplo, em um dia frio e perceber a essência da cidade, as pessoas bem agasalhadas, as ruas limpas, as mulheres bonitas, os idosos, as árvores, a cultura, os prédios antigos e os novos, o comércio, os carros, enfim, o belo e o feio, as coisas que integram a alma de qualquer cidade viva do planeta, seja ela Londres ou a Cidade do Cabo.

Prender-se em excesso a preseça ou não de fiação aérea ou em um monumento X ou Y é o cúmulo da superficialidade, é uma coisa pequena. A maioria das pessoas não dão a mínima pra isso, e com razão.

O ideal é que não tivéssemos fiação, mas há outras prioridades mais importantes neste país, todos infelizmente sabemos disto.

Não sei qual é o teu ideal de cidade, mas de for uma cidade artificial como Gramado (acho deprimente - diga-se de passagem), com certeza não será Porto Alegre que irá agradar, pois ela é uma cidade viva e autêntica, como todas as grandes cidades do mundo, e isso é o legal em conhecê-la, e foi por isso que decidi morar nela.

Só pra uma noção (pelo tel alto nível frescura...digo, de exigência), de onde você é?
 

·
Banned
Joined
·
9,176 Posts
Também fiz o passeio, ele é incompleto por ser feito apenas em uma parte da cidade, concordo com o Gerson, é meio programa de índio mesmo. Oscila entre lugares bons e bem cuidados, mas passa em bairros degradados com a Glória etc...Ele não circula nos melhores bairros da cidade e não mostra sua real identidade cosmopolita. Quem faz o passeio pela primeira vez, um forasteiro, jura que a cidade é meio rural e voltada para o Guaíba, uma baita mentira. O guia ainda piora a situação mostrando a entrada(ridícula) da casa de um jogador de futebol e uma casa de samba. O guia também dá um excessivo destaque a cultura negra e despreza sua tendência urbana e mais politizada.
Deixar fora a Zona Norte e bairros como o Bom Fim, Moinhos de Vento, Menino Deus, Bela Vista é um erro gravíssimo.
Sei que existe um outro trajeto do Centro, mas pelo que vi nesse da Zona Sul, me recuso a fazer.
 

·
Registered
Joined
·
2,085 Posts
Só pra uma noção (pelo tel alto nível frescura...digo, de exigência), de onde você é?
O seu discurso politicamente correto se esvai totalmente no argumento ad hominem, e a tentativa implícita de estereotipar as pessoas pelo lugar de onde são, derruba seu viés pretensamente cosmopolita e globetrotter.

:colgate:
 
1 - 20 of 40 Posts
Top