25/10/2007 - 17h01m - Atualizado em 25/10/2007 - 20h35m
Fãs da velocidade têm boa notícia no Sul
Em fevereiro será inaugurado o Velopark, que une várias categorias do automobilismo
Os fãs da velocidade ganharão no ano que vem uma espécie de parque de diversões na cidade de Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre. Em fevereiro, será inaugurado o Velopark, projeto que promete revolucionar a noção que os brasileiros têm de espaços voltados ao automobilismo. Será o maior complexo de velocidade da América do Sul. No mesmo local - uma área equivalente a 68 campos de futebol e duas vezes maior do que Interlagos -, haverá três pistas de kart, uma de arrancadas e um circuito misto. Todos os espaços terão condições de receber competições internacionais.
A iniciativa é de três empreendedores: Felipe Johannpeter, Jhonny Bonilla e Sergio Cirne Lima. A idéia é criar um complexo que respire automobilismo 24 horas por dia. Os idealizadores do projeto prometem levar o público para dentro do espaço, com aulas de automobilismo, locais para visitação diária e até participação, a bordo dos tradicionais dragsters, em provas de arrancadas.
- Temos viajado muito pela Europa, pelos Estados Unidos, e podemos dizer que não há nada parecido do México para baixo. O mais importante é que será um complexo com o DNA do automobilismo, onde as pessoas vão querer voltar. Todas as pistas terão homologação internacional. Nenhuma delas terá qualquer restrição para receber provas de modalidades estrangeiras - afirma Bonilla.
Até o momento, o investimento é de R$ 20 milhões, com projeção de outros R$ 10 milhões para os próximos meses. O kartódromo larga na frente: será inaugurado já em fevereiro. São duas pistas que podem ser transformadas em uma só, de mais de 2 quilômetros.
- É o maior autódromo de kart do Brasil e talvez até do mundo - observa Reginaldo Leme, o comentarista de automobilismo da Rede Globo.
Está prevista para abril a inauguração da pista de arrancada, cercada por uma arquibancada com capacidade para receber público de 30 mil pessoas. Até o fim de 2008, ganha forma o circuito misto, que logo deve entrar no calendário de competições nacionais e internacionais.
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Motor/0,,MUL158596-1310,00.html
25/10/2007 - 17h06m - Atualizado em 25/10/2007 - 20h36m
Stock Car e Nascar nos planos do Velopark
Circuito misto será candidato forte a sediar competições internacionais em 2008
Divulgação
Até o fim de 2008, o Velopark deve finalizar a construção de seu circuito misto, totalmente inserido nas regras internacionais de automobilismo. A pista será candidata forte a receber, por exemplo, provas da Stock Car. É um dos objetivos iniciais dos idealizadores. Mas a ambição é ainda maior. Eles sonham em sediar até mesmo etapas da Nascar americana.
- Estivemos, em setembro passado, como participantes de um evento e tivemos a oportunidade de falar com alguns dirigentes da Nascar. Eles querem tornar a modalidade mais internacional, já que 95% dos pilotos são americanos. É uma preocupação deles. Nos chama a atenção o interesse de mudar esse aspecto. Por isso, não é de se duvidar que no futuro tenhamos a Nascar também aqui - afirma Jhonny Bonilla, um dos investidores do Velopark.
Inicialmente, o objetivo era fazer um circuito oval, nos moldes das pistas que tanto agradam aos americanos. Mas, por causa da capacidade dos veículos que costumam correr no Brasil, a idéia foi abolida. Mesmo assim, os idealizadores do circuito prometem deixar a emoção da velocidade colada no público, com uma estrutura que aumenta a força do ronco dos motores. O objetivo é receber até 100 mil pessoas nas provas.
Formula 1 é sonho distante
Se a Stock Car e a Nascar estão na mira dos investidores do Velopark, o mesmo não vale para a Formula 1. Por mais que o circuito não deva nada a Interlagos, falta estrutura para abraçar tudo que envolve uma etapa da principal modalidade do automobilismo mundial.
- Acredito que seja muito difícil, porque a F1 exige uma estrutura para atender diretamente a milhares de pessoas. Precisamos, por exemplo, de uma forte rede hoteleira, e essa é uma dificuldade - comenta Bonilla.
O Velopark fica em Nova Santa Rita, uma pequena cidade localizada a cerca de 30 quilômetros de Porto Alegre. Além do circuito misto, o espaço terá três pistas de kart (duas delas são projetadas para virar uma só, de mais de 2 quilômetros) e uma pista de arrancada
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Motor/0,,MUL158604-1310,00.html
25/10/2007 - 17h08m - Atualizado em 25/10/2007 - 20h37m
Dragsters: da Flórida para o Brasil
Carros envenenados dos Estados Unidos vão voar baixo no Rio Grande do Sul em 2008
A pista de arrancadas é um dos charmes do Velopark, complexo automobilístico em vias de ser inaugurado na cidade de Nova Santa Rita, a cerca de 30 quilômetros de Porto Alegre. A partir de abril do ano que vem, uma pista localizada diante de arquibancada com capacidade para 30 mil pessoas receberá os tradicionais dragsters. Os investidores do complexo adquiriram 12 máquinas. Elas trocarão a Flórida, nos Estados Unidos, pelo Brasil. E poderão ser pilotadas pelo público, desde que as pessoas estejam dispostas a investir tempo em aulas e, claro, dinheiro.
O piloto Alejandro Sánchez, tetracampeão paranaense de arrancadas, elogiou a pista e comemorou a abertura de mais um espaço para a modalidade, que ele vê como largada a um segundo plano no Brasil.
- Nem nos Estados Unidos, o berço da arrancada, existe uma pista como essa. Espero que o Brasil ainda tenha outras, para que a arrancada deixe de ser uma modalidade marginal entre as outras - afirma o velocista.
Os dragsters atingem até 400km/h. São capazes de percorrer, em dois segundos, 100 metros. Em abril, o Velopark promete uma competição para inaugurar a pista.
- Serão todos carros iguais, cuidados aqui mesmo no Velopark. A idéia é fazer chaves eliminatórias, como no sistema americano, até definir o campeão - explica Johnny Bonilla, um dos investidores do local.
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Motor/0,,MUL158607-1310,00.html