SkyscraperCity Forum banner

Porto Alegre (RS) | RMPA | Maior complexo automobilístico da América Latina

28495 Views 137 Replies 57 Participants Last post by  AcesHigh





19/10/2007
Brasil terá o maior complexo automobilístico da América Latina

Na cidade de Nova Santa Rita, a pouco mais de vinte de quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, segue em construção o maior complexo de esporte a motor da América do Sul, o Velopark. As obras foram iniciadas aproximadamente um ano atrás.

Este espaço em questão de meses terá dois kartódromos, uma pista de arrancada de um quilômetro e, cerca de um ano depois, um autódromo para receber competições nacionais e internacionais.

A garantia de realização do projeto vem primeiramente da independência dos idealizadores, que contam com órgãos externos apenas para as obras de adequação das vias de acesso ao local e demais ações de melhorias.

Na quinta-feira, dia 25 de outubro, às 10h30, os empreendedores gaúchos Felipe Johannpeter e Jhonny Bonilla querem reunir a imprensa no próprio canteiro de obras para apresentação e almoço.

Os investidores continuam se reunindo com pessoas envolvidas com as mais diversas categorias do automobilismo para adequação do projeto às necessidades de cada modalidade. A idéia é que o quarto autódromo do Rio Grande do Sul seja bem mais do que apenas mais uma pista de corrida. É torná-lo referência no continente.
http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=234077





O Projeto
O sonho que os amantes da velocidade acalantaram por vários rincões do Brasil, em poder acelerar fundo dentro de padrões internacionais, está se tornando realidade. Ou melhor, transformando o padrão das provas de arrancadas no país.

Através da iniciativa dos empreendedores gaúchos, Jhonny Bonilla e Felipe Johannpeter, ambos sócios no kartódromo de Tarumã, o projeto Velopark eleva estas provas para os limites internacionais homologados pela NHRA - (National Hot Rod Association) - a maior associação profissional de pilotos de arrancadas dos EUA.

Assim, a partir do segundo semestre de 2007, o Brasil estará no calendário internacional imprimindo profissionalismo, qualificação, conforto, infra-estrutura e segurança total para os amantes da velocidade de todo o mundo sem deixar, em nenhum momento, a emoção de fora da pista.


No parque que soma uma área de 680.000m2, o mesmo que 68 campos de futebol, encontraremos uma estrutura de dar inveja a qualquer outro complexo internacional. As obras estão bem adiantadas e a previsão de inauguração é para o final do ano de 2007.

A reta de arrancada tem 900m, distribuídos em 402m de concreto, 480m em asfalto, e nos últimos 60m em brita com aclive de 20%, tem ainda um muro nas laterais e há a possibilidade de se colocar redes de contenção para garantir a frenagem com segurança. Aliás, segurança é prioridade. Para ter idéia da dimensão do projeto e garantir a qualidade do parque e, principalmente, da pista, a empresa responsável pela concretagem da mesma esteve em Las Vegas para conhecer a textura do concreto utilizado nos EUA.

Os carros e suas equipes têm entrada própria, separada do público, o que proporciona mais conforto e comodidade para todos. Afinal, o projeto foi pensado exaustivamente no bem-estar de pilotos, equipes e público.


Os carros saem dos boxes e ficam em fila até entrarem na pista. Após a arrancada retornam aos boxes por uma via lateral à pista, que fica em frente à arquibancada. Além de dar agilidade ao piloto, agrada ao público que estará mais próximo dos carros e de seus pilotos.

A estrutura prevê inicialmente 150 boxes com capacidade para até 4 carros cada, torres com painéis eletrônicos com os tempos dos carros para o público acompanhar o tempo dos pilotos e ao final da reta está prevista a também a instalação de painéis com os tempos, para que o piloto possa avaliar seu desempenho ao término da arrancada.

O estacionamento comporta 5 mil veículos. As arquibancadas fixas estão preparadas para acomodar 30 mil pessoas, e há a possibilidade de acoplar arquibancada móvel com capacidade para mais 20 mil pessoas.

Toda esta infraestrutura será utilizada em benefício do esporte de arrancada e, principalmente, do público. Para isso oferece ainda:

2 pistas de kart para adultos

1 pista para crianças

Banheiros

Áreas de lazer

Lago

Quiosques

















Localização





See less See more
15
Status
Not open for further replies.
1 - 10 of 138 Posts
^^
^^
Vai continuar sendo o principal autódromo do Estado.
...Finalmente a economia gaucha e do Sul do BR decolou no governo Lula! Vejam quantos bons projetos!!! :yes:
:|
É empreendimento completamente privado...
De gente que já tinha dinheiro muito antes da atual conjuntura.
Só não tiveram a idéia (ou vontade) antes.
Pois então! Agora que eles tiveram coragem de investir porque consideraram atualmente a conjuntura economica melhor. :)
Você que está falando em coragem...
Eu falei idéia ou vontade.
^^ Não vai dizer que tinha que ser em POA também. :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Dificil agradar os feirantes de santana.
Não só a eles.
JetCar: uma raridade por perto


Público vibrou com a apresentação do carro inédito

Um raríssimo carro impulsionado por um motor de avião a jato fez testes em Nova Santa Rita, no último domingo, durante a abertura para treinos da pista de arrancada do Velopark, que será inaugurada no próximo final de semana.

O carro, que chega a atingir de 300 a 380 quilômetros por hora, foi importado do Estados Unidos e se apresentou pela primeira vez no país. É o único no Brasil e ainda não tem concorrente em pistas brasileiras para essa categoria.


Esse carro deve ser muito loko!
Eu queria ir lá no domingo, mas acho que vou viajar =/
See less See more


Quem passava por Nova Santa Rita até pouco tempo atrás, não poderia acreditar na mudança da paisagem que estava prestes a acontecer. Muita terra foi movimentada para que o asfalto pudesse chegar em parte dos 70 campos de futebol e nessa área se construísse duas pistas de kart – uma para aluguel e outra para competição – que unidas formam um dos maiores kartódromos do mundo. Não bastasse isso, sonhava-se com a pista de arrancada, hoje já concretada, e com um autódromo previsto para 2009.

Esse sonho começa a nascer neste março de 2008, quando o ronco dos primeiros motores de kart dá lugar a calmaria que era característica da região até então. Para iniciar seus trabalhos com chave de ouro, o Velopark convidou nada menos que os pilotos que fizeram a história do automobilismo no país nos últimos 40 anos. Autoridades das pistas que irão testar a construção feita de acordo com as exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Além deles, jornalistas esportivos, pilotos iniciantes e profissionais da atualidade inauguram a circuito. A prova principal, as 500 Milhas do Velopark, reunirá mais de cem esportistas do Brasil e Uruguai.

O projeto nasceu há mais de cinco anos, “a partir do sonho de se ter um espaço que valorizasse a Arrancada”, como observa o sócio-proprietário e piloto Felipe Johannpeter. O desejo foi concretizado graças a união da experiência em administrar grandes negócios de Klaus Gerdau Johannpeter e a paixão pelo automobilismo de Felipe Johannpeter e Jhonny Bonilla.

Hoje, reconhecido internacionalmente, o Velopark é considerado pelo presidente da Comissão Nacional de Kart da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Pedro Sereno de Mattos, como o maior complexo automobilístico das Américas. A grandiosidade da obra que respeita as normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), permitirá ao Brasil pleitear pela primeira vez, uma etapa do mundial de kart em seu território. Aprovado sem restrições para a categoria A, já teve sua homologação solicitada junto a FIA, de forma a garantir a realização de eventos internacionais.



A Construção do Sonho

Concluído em dois anos, o empreendimento está localizado em Nova Santa Rita, ao lado da BR 386 (Tabaí-Canoas), a menos de 30 quilômetros do centro de Porto Alegre. O Velopark ocupa uma área duas vezes maior que o Autódromo de Interlagos em São Paulo e conta com três pistas de kart, sendo uma dedicada às crianças, uma para locação e outra para competição. Quando unidos, os circuitos de competição e locação podem ser utilizados também para provas de pequenos protótipos.

No centro do empreendimento, está o canal de arrancada a ser inaugurado em abril. Construído dentro dos padrões internacionais para a modalidade de quarto de milha, homologados pela National Hot Rod Association (NHRA) - a maior associação profissional de pilotos de arrancadas norte-americana, apresentará as disputas lado a lado entre dragsters e outros modelos preparados especialmente para este tipo de prova, que ocorrem em 402,5 metros de extensão. O Velopark já adquiriu 12 dragsters nos Estados Unidos, que deverão chegar ao Brasil para o evento de Arrancada no próximo mês e que será aberto ao público, tendo venda antecipada de ingressos. Os modelos, que chegam a 400km/h, serão utilizados na criação de uma categoria inédita no sul do país, onde interessados poderão fazer a escola de pilotagem e locar as máquinas para participar da novidade. A estrutura inicial prevê até 150 boxes para quatro carros cada.

A obra, que está sendo concluída por cinco empresas, envolvendo mais de 250 trabalhadores, prevê ainda a construção de um circuito misto com mais de 3 mil metros para abrigar os campeonatos regionais, nacionais e internacionais de automobilismo a partir de 2009. O público assistirá as provas numa arquibancada projetada para 30 mil pessoas. O estacionamento é capaz de atender 5.435 veículos e 456 motos, em local asfaltado.

Liderado pelo jovem arquiteto Ricardo Milanez e a experiência de Pedro Simch, o Velopark foi concebido para oferecer inúmeras alternativas de lazer, tendo o cuidado de preservar as árvores nativas e espaços considerados adequados para a utilização do público, inclusive para a realização de shows internacionais. Além de uma mini cidade e um shopping distribuídos em 29 edificações, são disponibilizadas churrasqueiras ao ar livre e 10 quiosques de alimentação.

Velopark
See less See more
^^
^^
Vai continuar sendo o principal autódromo do Estado.
Me expressei mal nessa frase. Falando sobre Tarumã, eu quis dizer que ele continuaria sendo "o mais tradicional", não "o principal". Definitivamente 'o principal' autódromo do RS será o Velopark.
1 - 10 of 138 Posts
Status
Not open for further replies.
Top