SkyscraperCity Forum banner

Porto Alegre (RS) | RMPA | Maior complexo automobilístico da América Latina

28503 Views 137 Replies 57 Participants Last post by  AcesHigh

19/10/2007
Brasil terá o maior complexo automobilístico da América Latina

Na cidade de Nova Santa Rita, a pouco mais de vinte de quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, segue em construção o maior complexo de esporte a motor da América do Sul, o Velopark. As obras foram iniciadas aproximadamente um ano atrás.

Este espaço em questão de meses terá dois kartódromos, uma pista de arrancada de um quilômetro e, cerca de um ano depois, um autódromo para receber competições nacionais e internacionais.

A garantia de realização do projeto vem primeiramente da independência dos idealizadores, que contam com órgãos externos apenas para as obras de adequação das vias de acesso ao local e demais ações de melhorias.

Na quinta-feira, dia 25 de outubro, às 10h30, os empreendedores gaúchos Felipe Johannpeter e Jhonny Bonilla querem reunir a imprensa no próprio canteiro de obras para apresentação e almoço.

Os investidores continuam se reunindo com pessoas envolvidas com as mais diversas categorias do automobilismo para adequação do projeto às necessidades de cada modalidade. A idéia é que o quarto autódromo do Rio Grande do Sul seja bem mais do que apenas mais uma pista de corrida. É torná-lo referência no continente.
http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=234077

O Projeto
O sonho que os amantes da velocidade acalantaram por vários rincões do Brasil, em poder acelerar fundo dentro de padrões internacionais, está se tornando realidade. Ou melhor, transformando o padrão das provas de arrancadas no país.

Através da iniciativa dos empreendedores gaúchos, Jhonny Bonilla e Felipe Johannpeter, ambos sócios no kartódromo de Tarumã, o projeto Velopark eleva estas provas para os limites internacionais homologados pela NHRA - (National Hot Rod Association) - a maior associação profissional de pilotos de arrancadas dos EUA.

Assim, a partir do segundo semestre de 2007, o Brasil estará no calendário internacional imprimindo profissionalismo, qualificação, conforto, infra-estrutura e segurança total para os amantes da velocidade de todo o mundo sem deixar, em nenhum momento, a emoção de fora da pista.

No parque que soma uma área de 680.000m2, o mesmo que 68 campos de futebol, encontraremos uma estrutura de dar inveja a qualquer outro complexo internacional. As obras estão bem adiantadas e a previsão de inauguração é para o final do ano de 2007.

A reta de arrancada tem 900m, distribuídos em 402m de concreto, 480m em asfalto, e nos últimos 60m em brita com aclive de 20%, tem ainda um muro nas laterais e há a possibilidade de se colocar redes de contenção para garantir a frenagem com segurança. Aliás, segurança é prioridade. Para ter idéia da dimensão do projeto e garantir a qualidade do parque e, principalmente, da pista, a empresa responsável pela concretagem da mesma esteve em Las Vegas para conhecer a textura do concreto utilizado nos EUA.

Os carros e suas equipes têm entrada própria, separada do público, o que proporciona mais conforto e comodidade para todos. Afinal, o projeto foi pensado exaustivamente no bem-estar de pilotos, equipes e público.

Os carros saem dos boxes e ficam em fila até entrarem na pista. Após a arrancada retornam aos boxes por uma via lateral à pista, que fica em frente à arquibancada. Além de dar agilidade ao piloto, agrada ao público que estará mais próximo dos carros e de seus pilotos.

A estrutura prevê inicialmente 150 boxes com capacidade para até 4 carros cada, torres com painéis eletrônicos com os tempos dos carros para o público acompanhar o tempo dos pilotos e ao final da reta está prevista a também a instalação de painéis com os tempos, para que o piloto possa avaliar seu desempenho ao término da arrancada.

O estacionamento comporta 5 mil veículos. As arquibancadas fixas estão preparadas para acomodar 30 mil pessoas, e há a possibilidade de acoplar arquibancada móvel com capacidade para mais 20 mil pessoas.

Toda esta infraestrutura será utilizada em benefício do esporte de arrancada e, principalmente, do público. Para isso oferece ainda:

2 pistas de kart para adultos

1 pista para crianças

Banheiros

Áreas de lazer

Lago

Quiosques

See less See more
15
Status
Not open for further replies.
121 - 138 of 138 Posts
Muito bom o autódromo...
Em estrutura, está a altura de Curitiba.
Tomara que dê tudo certo. Aos poucos a Região Metropolitana está ganhando muitos atrativos que até pouco tempo seriam considerados coisa de ficção científica, como o Iberê, Arena e o Velopark :lol:
^^ Curitiba?
Conhece o autódromo de Curitiba pelo menos?
Muito bom o autódromo...
Em estrutura, está a altura de Curitiba.
Tomara que dê tudo certo. Aos poucos a Região Metropolitana está ganhando muitos atrativos que até pouco tempo seriam considerados coisa de ficção científica, como o Iberê, Arena e o Velopark :lol:
Exagero... o de Curitiba é muito bom mas não é um complexo. Esta obra aqui de aqui de Poa é algo monumental mesmo, caraca! Até estranhei em função da pouca tradição do estado no automobilismo nacional.
Agora, essa obra, vai ser difícil algo igual no país.
Poa muito de parabéns!
See less See more
Exagero... o de Curitiba é muito bom mas não é um complexo. Esta obra aqui de aqui de Poa é algo monumental mesmo, caraca! Até estranhei em função da pouca tradição do estado no automobilismo nacional.
Agora, essa obra, vai ser difícil algo igual no país.
Poa muito de parabéns!
Piada do ano!
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

E não me refiro ao complexo como um todo... Me refiro a pista que será usada pela Stock Car e sua estrutura (boxes, arquibancadas).
See less See more
Piada do ano!
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

E não me refiro ao complexo como um todo... Me refiro a pista que será usada pela Stock Car e sua estrutura (boxes, arquibancadas).
Então me responda quantos pilotos gaúcho já correram na fórmula 1, na Yndy, quantas equipes gaúchas estão na Stock Car e quantos pilotos, e na fórmula truck e na Turismo ???????
See less See more
Eu particularmente não acho nenhuma graça em automobilismo, acho um esporte realmente sel sal, mas o complexo parece ser bem interessante, mas realmente pouco conhecido tanto entre os gaúchos quanto os demais.
Também não gosto e não acho nenhuma graça nesse esporte, entre os esportes elitizados prefiro mil vezes o golf!
See less See more
Então me responda quantos pilotos gaúcho já correram na fórmula 1, na Yndy, quantas equipes gaúchas estão na Stock Car e quantos pilotos, e na fórmula truck e na Turismo ???????
Coitado desse cara...
Além de sequer conhecer a história do automobilismo gaúcho, pensa que tradição se mede por quantidade de pilotos em determinadas categorias.
O RS tem uma vasta história no automobilismo, se um dia tu for a Passo Fundo, dá uma passada no Museu do Automobilismo que tem lá. Seria muito interessante falar sabendo do assunto...

E que categoria é essa? Fórmula YNDY? Nunca ouvi falar...
Ah, só pra lembrar...
Jorge Fleck, bicampeão na Truck, é gaúcho :lol:
See less See more
Coitado desse cara...
Além de sequer conhecer a história do automobilismo gaúcho, pensa que tradição se mede por quantidade de pilotos em determinadas categorias.
O RS tem uma vasta história no automobilismo, se um dia tu for a Passo Fundo, dá uma passada no Museu do Automobilismo que tem lá. Seria muito interessante falar sabendo do assunto...

E que categoria é essa? Fórmula YNDY? Nunca ouvi falar...
Ah, só pra lembrar...
Jorge Fleck, bicampeão na Truck, é gaúcho :lol:
Sem querer ofender, eu pouco conheço mesmo da história do automobilismo gaúcho, achava que aqui o futebol monopolizava as atenções, e geralmente nas categoria mais badaladas não se ouve falar em equipes ou pilotos gaúchos; eu só chonhecí até hoje o Leonel Friederich, o Iserhard e o Fleck.
Paraná, onde o futebol é mediocre, tivemos seis pilotos na F1, dois na Indy, o campeão mundial da WTCC, seis equipes na Stock - hoje apenas a RCM é 100% paranaense, mas temos mais três "metade" do Paraná como a campeã Eurofarma, a Boettger, etc; temos duas na Turismo, e já tivemos o maior contingente da Stock (irmãos Sperafico, irmãos Marques, Boesel, Feldmann, Kaesemodel, Muffato, Bernoldi, Zonta, Julio Campos).
Ah, e o Kau Machado campeão da Picku-up e da truck.
MAs com esse Velopark agora, só vai dar gaúchos por aí competindo!
See less See more
Sem querer ofender, eu pouco conheço mesmo da história do automobilismo gaúcho, achava que aqui o futebol monopolizava as atenções, e geralmente nas categoria mais badaladas não se ouve falar em equipes ou pilotos gaúchos; eu só chonhecí até hoje o Leonel Friederich, o Iserhard e o Fleck.
Paraná, onde o futebol é mediocre, tivemos seis pilotos na F1, dois na Indy, o campeão mundial da WTCC, seis equipes na Stock - hoje apenas a RCM é 100% paranaense, mas temos mais três "metade" do Paraná como a campeã Eurofarma, a Boettger, etc; temos duas na Turismo, e já tivemos o maior contingente da Stock (irmãos Sperafico, irmãos Marques, Boesel, Feldmann, Kaesemodel, Muffato, Bernoldi, Zonta, Julio Campos).
Ah, e o Kau Machado campeão da Picku-up e da truck.
MAs com esse Velopark agora, só vai dar gaúchos por aí competindo!
E daí?
Número de pilotos em determinadas categorias não quer dizer nada...
O RS, bem como SC, tem um passado rico no automobilismo.
Até pela influência dos países banhados pelo Rio da Prata
See less See more
Lembrando que dia 2 de maio a Stock Car vai estreiar no Velopark :banana:
em qual circuito (dos mostrados ali na foto do GE)?? Aquela pista maior é de Kart, não é? Tem só 2.47 km no percurso mais longo...

qto aos pilotos gauchos, tinha um bem famoso da Stock Car que se aposentou faz 1-2 anos...
See less See more
em qual circuito (dos mostrados ali na foto do GE)??

qto aos pilotos gauchos, tinha um bem famoso da Stock Car que se aposentou faz 1-2 anos...
No circuito em obras na foto do GE.
Aonde aparecia um ''terrão'' :lol:
See less See more
é, eu acabei de ver no proprio site do Velopark... mas foi bem rapido então as obras!

a reta de arrancada servirá tb como reta do circuito principal.
é, eu acabei de ver no proprio site do Velopark... mas foi bem rapido então as obras!

a reta de arrancada servirá tb como reta do circuito principal.
Aham, e da uma reparada nas arquibancadas...
Muito bem cuidadas!
Os boxes são amplos (até porque recebem dragsters), o estacionamento é bom, enfim, tem tudo para ser um sucesso! :banana:
See less See more
pessoal, quem estiver interessado em ver a pista, é só ir no site do velopark (www.velopark.com.br) que tem um video lá, mostrando oq foi feito, etc
121 - 138 of 138 Posts
Status
Not open for further replies.