Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 433 Posts

·
Premium Member
Joined
·
71,549 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Conhecia o da direita, o da esquerda nem por isso. Que monstro :eek:hno:
Vi movimentações nesse terreno junto à ponte.

Esta arquitetura brutalista, não sei... mesmo com vegetação.
O que resta dessa belíssima escarpa vai desaparecer, porque não há noção de nada, nem de equilíbrio, nem de porra nenhuma. Mas quando a construtora da família do presidente da câmara adquire um terreno ali ao lado nos termos em que o fez, não se poderia esperar outra coisa que não construção excessiva no local...

Esse cenário de escarpa granítica, de relevo vertiginoso até ao rio, coberta por alguma vegetação, em contraste com a bela ponte da Arrábida.... Trata-se de um um cenário ÚNICO, um património da cidade mesmo, e vai se perder... :eek:hno:

Já existe um grande prédio mesmo ao lado a tapar parte da escarpa, e não aparenta ter vendido mais de 40% se quer!!! Ganância e mais ganância...

E mesmo em cima desse terreno (i.e. no topo da escarpa) também estão a construir... Um excesso de contrução, num piscar de olhos, a ser concentrada na mesma escarpa.......


Eu não estou a dizer que não se deva construir nada em cenários como este.
O outro grande prédio que referi que já lá está parece-me bem, mas isto se se ficassem por aí! Não é tapar toda a escarpa!!! :bash:

Equilíbrio, consciência patrimonial, natural, urbanística, é tudo que está em falta por estas bandas....
Gosto desse ao pé da Arrábida. E não sei onde é que aquela escarpa tem beleza...

Esse prédio ao lado da Trofa Saúde já deve estar em construção, pelo menos tenho ideia de que já vi movimentações no terreno.
Também não entendo essa história da escarpa, é um pedaço de pedra cheio de ervas daninhas até ao rio, uau, devia-se candidatar à UNESCO realmente.

Os edíficios são fantásticos, espero bem que avancem!
Anda uma máquina a trabalhar na escarpa...




Enfim, gostos, mentalidades....
Já agora o Corcovado e a Gávea também são pedragulhos sem interesse :nuts:
As escarpas caracterizam o Porto, são um cenário único. Fazem parte do imaginário da cidade.

O projecto também parece bem conseguido. Mas para ali, NÃO....
Sim sim sim sim !!!
Sim o quê?
Para este projeto penso eu.
o da escarpa!
...
 

·
Premium Member
Joined
·
71,549 Posts
Discussion Starter · #4 ·
As escarpas são realmente um cenário do Porto, infelizmente. Basta "admirá-las" para se perceber que são lugares degradados, feios, sem vida.
^^

Entre a Ponte Luis I e a D. Maria Pia é terrível.
Não se perdia nada o maiorzito ficar do mesmo tamanho do irmão :|

E como nota essa bela escarpa há ano e pouco tinha uma coleção de frigoríficos abandonados...que nem pareciam ser antigos...
Tuca tuca aqui, tuca tuca ali, a máquina lá foi lambendo a escarpa toda.


Fonte aqui.
...
 

·
Premium Member
Joined
·
71,549 Posts
Discussion Starter · #6 ·
São capazes de vir mesmo os 2 prédios. E o que estão a fazer em cima?
O senhor que postou isso no facebook também está triste... Não há como, é uma desfiguração total :eek:hno:
Parece que vai mesmo avançar, as imobiliárias já andam a vender apartamentos do projeto


1 - Se a torre no render da escarpa te parece exagerado, então imagina-o com o edifício que vai aparecer no buraco que estão a fazer mesmo por cima.

2 - é só a mim, que não sou engenheiro, que parece má ideia ter o buraco na escarpa e o buraco do novo edifício lá em cima separados por poucos metros?
Esse é apenas o edificio mais baixo, que será a primeira fase.
Pois não, a torre não existe nem nunca existirá. :nuts:

Pessoal eu sei que os padrões portugueses são baixíssimos mas chamar àquilo de torre, cruzes credo!

Os velhos do restelo e da esquerda reacionária vão começar a criticar tudo o que apareça de novo e de interessante?
Não se pode modernizar S. Bento, não se pode criar mais oferta de habitação, não se pode fazer absolutamente nada. P*ta de país.
Mas o que é que isto tem de "esquerda reacionária"??
Neste caso da escarpa, trata-se de defender o património natural da cidade, que está a ser atacado de maneira torpe. Isto é ser de "esquerda reacionária"??

O Aleixo é mesmo ali ao lado, não é preciso estar a desfigurar a escarpa!! A palavra chave é; EQUILÍBRIO.
Mandem aquilo tudo abaixo duma vez por todas e reconstruam as torres que quiserem!! Não era isso que estava planeado??

De quem é a culpa do impasse no Aleixo?!
E do Bolhão?!
E do Palácio de Cristal!?
E da futura (ou hipotética) Avenida D. Pedro IV?!

E a lista não pára por aqui...

Não são os velhos do Restelo nem a "esquerda reacionária", são as gestões camarárias que os portuenses têm eleito.

C´est la vie...
mesmo! que puta de pais!

:bash::bash::bash::bash:

mais um a favor do betao a torto e a direito!


(Resumindo e concluindo, o presidente da câmara está a cagar-se para o assunto, até porque tem terrenos ali próximos e não quer que lhe compliquem mais a vida no futuro!! :bash: :bash: )


A ligeireza com que se fazem coisas irreversíveis e que colidem com o bem comum, é de levar as mão à cabeça em desespero :eek:hno: :bash:

Mas que raio de legislação que permite que direitos adquiridos (conformados num quadro que pode ser totalmente distinto!!) se sobreponham ao interesse público!!! :bash::bash:
Os valores estão todos invertidos.... :eek:hno:
No JN também se fala do assunto:

Intervenção na escarpa da Arrábida abre espaço para torre

Direitos adquiridos em 2000 permitiram aprovação de edifícios com 81 fogos. Executivo promete fiscalizar obras

O vereador do Urbanismo da Câmara do Porto garantiu ontem que a construção de um empreendimento na marginal do Douro junto à ponte da Arrábida apenas prevê a desmatação da encosta e não alterações topográficas. Pedro Baganha revelou que em 2016 foram licenciados dois edifícios com base em direitos adquiridos em 2000 para aquele local. O presidente da Câmara, Rui Moreira, prometeu reenviar a fiscalização à obra face aos alertas da oposição, preocupada com a aparente destruição da escarpa (...)
Não sou a favor de betão a torto e a direito, mas ali na escarpa queriam o quê? A zona vai ficar muito melhor quando estiver urbanizada!

Querem fazer um espaço verde na zona? Por mim ótimo, acho muito bem! Agora lembraram-se de criticar um projeto numa zona que já estava prevista construção desde 2000, que tem uma boa qualidade estética e que ainda por cima se integra muito bem com a envolvente. Enquanto isso, os investidores sentem-se hostilizados, não há mais oferta de fogos e os preços das rendas não descem (curiosamente uma das grandes bandeiras desta esquerda que falo (BE's PCP's e a ala mais extrema do PS).
Que loucura que anda pelos media!:nuts:
Praticamente a altura da Ponte da Arrábida? Torre? Parcialidade ao mais alto nível! JN e Público a mostrarem a sua grande qualidade mais uma vez.

Para que conste a Arrábida tem 70 metros e o edifício mais alto 50, mas tirando isso são praticamente da mesma altura.
Parece-me tempestade num copo de água. Estive a ver o local no google maps (street view). A zona menos interessante da escarpa é precisamente a que fica atrás do edifício alto.
e renderes do projecto?
^^

Na página atrás :)
o projecto é fraco, a contestaçao é bem vinda! os edificios habitacionais do porno dos ultimos 20 anos nao passam disso! que se faça barulho, chega disso, estamos em 2018!
Mén, se a cidade está parada e a única coisa que mexe é fruto da iniciativa privada (que tem que cumprir regras) a culpa é nossa, que votámos pela segunda vez num tipo que fala muito e faz pouco. Basta ver aquele video lá em cima a encher chouriços para perceber o embaraço.

Não metas a esquerda ao barulho. Aliás, tal como a maioria da malta aqui no fórum, gosto muito de torres e da densidade que faz mais cidade que o sprawl... Mas aquele aborto totalmente desconexo da envolvente causa asco generalizado, da esquerda à direita.
Não sei onde é que aquilo pode ser considerado aborto. Quem dera ao Porto que metade do seu edificado tivesse a qualidade deste projeto. E porque é que está mal com a envolvente? Tem um edifício do mesmo género a jusante e parece que vai ter vegetação.

Já agora digam lá por que razão a escarpa tem de ser preservada. O que é que aquilo tem de especial? Sempre que a vejo acho-a uma coisa feia.
melhor, há muita escarpa no Porto e em Gaia que pode ser preservada e não o estão a fazer, especialmente da arrábida para interior.
N vejo problema absolutamente nenhum no projeto, a unica coisa que me preocupa é que o edificio do lado ainda está qse vazio. Prédios para ficarem vazios tb n me parece bem...
Que me recorde sempre estiveram previstas construções naquela zona, posso entender que critiquem a cércea do edifício mais alto, tb acho que ficaria melhor se acompanhasse a dos outros, mas não me choca. A escarpa ali n acrescenta grande valor e certamente que será tratada. O edificio também será certamente de grande qualidade, pq a zona assim o exige.
O resto da campanha anti Rui Moreira, enfim, ressabiados.
Ora mas que pergunta! As escarpas não são assim como os prédios, que caso não se goste, mandam-se abaixo...

Mas o que é que para ti é uma escarpa "especial" ou bonita?


A partir do momento em que não consegues ver a beleza natural da escarpa e o quanto este cenário natural singulariza o Porto, realmente é difícil convencer-te de qualquer outra coisa...
Sim, as escarpas singularizam a cidade do Porto! Quantas cidades na Europa conheces com este cenário natural? A partir do momento em que as tapas com construção, estás a banalizar o Porto, ao privar a cidade de uma das suas características diferenciadoras e especiais. Sim, especiais!

Eu não censuro a tua livre opinião, nem faço juízos de valor...
Mas neste caso, também não se trata de uma questão de mero gosto pessoal.

Não é á toa que à luz do atual PDM esta construção não seria permitida, pois esta escarpa corresponde a uma "àrea de proteção de recursos naturais".
O problema é que só acordaram para isto em 2006, e a cagada já estava feita. Algumas consciências demoram a evoluir...
Seguramente hoje não arrebentariam a Serra da Arrábida com cimenteiras e pedreiras.... :eek:hno:


Esta escarpa é diferente das outras na cidade. Era talvez a única que estava praticamente inalterada, desde logo sem as barracas que deformaram as escarpas entre a ponte Luís I e a Ponte do Freixo...

Se a tivessem observado antes do desmatamento, teriam visto que grande parte das rochas estavam cobertos por cactos, e que até um ou outro pinheiro bravo crescia no meio delas! Com aquele declive até ao rio, enquadrada pela ponte da Arrábia, estávamos perante um cenário simplesmente espetacular!




O que é que se quer numa escarpa como aquela?? NADA!! Mais uma vez, remeto para o atual PDM...
Como não valorizas a beleza natural e a singularidade da escarpa, partes do pressuposto que alguma coisa tinha que ser ali construida?
Mas o que é que aconteceu com a escarpa para estarem assim tão contra?

1. O prédio não devia ser tão alto e tapa a escarpa, pois esta devia estar à vista?

2. Não deviam ser construidos prédios à frente da escarpa pois esta deve ser mantida à vista ?

3. Andaram a escavar a escarpa para o prédio caber e agora estragaram a escarpa e é horrível?

4. Sou contra tudo o que o executivo faça?

5. Não tenho a noção de outras coisas mais prioritárias para gastar a minha energia então eu focalizo toda a minha atenção na conservação de uma escarpa?
Fica ali fantástico :yes: ou preferem uma escarpa malcheirosa e degradada cheia de lixo.

...
 

·
Premium Member
Joined
·
71,549 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Barra, manca te pah!

O prédio é hediondo, nao traz nada de novo e apenas vai servir os caprichos do seu promotor e moradores, o teu ponto de vista foi o comum das ultimas décadas em portugal: modernidade e betao, os resultados estao à vista!

O Porto esta cheio de buracos e edificios desses, esteticamente muito fracos, muito ao género do "que se foda", "nao é do meu pai", "nao vou morar ali"!

Como o lord disse, a escarpas fazem parte da paisagem urbana do porto e douro e integram o seu sistema natural hidrico, esta arriva granitica é a unica na cidade ainda totalmente à vista e integra um dos postais de engenharia mais importantes de Portugal: a ponte da arrabida. Vai ser destruida para satisfazer os caprichos e o bolso de alguns!
a arriva granítica vai ser destruída :eek: a sério?
...
 

·
Premium Member
Joined
·
71,549 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Acabei de passar lá e não vi nada destruído :dunno:
Pelas imagens no GMaps não parece nada destruída. Apenas foi limpa como está previsto no projeto. Claro que não tem o mesmo aspeto que antes, mas depois do projeto concluído a vegetação volta a crescer.
Lá está, quem vê da outra margem parece estar praticamente como estava, mas com menos verde... Provavelmente tb picaram alguma rocha, mas nada do que querem vender como "destruir" a escarpa...
Como já disse, concordo com o projecto.
...
 
1 - 20 of 433 Posts
Top