SkyscraperCity banner

1 - 20 of 726 Posts

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts

A Avenida da Boavista é um arruamento que atravessa as freguesias de Cedofeita, Massarelos, Lordelo do Ouro, Ramalde, Aldoar e Nevogilde, da cidade do Porto, em Portugal.

Tem cerca de cinco mil e quinhentos metros de extensão, prolongando-se em linha recta desde o Hospital Militar do Porto até à Praça de Gonçalves Zarco, conhecida por Castelo do Queijo, designação popular do antigo forte de São Francisco Xavier, junto ao mar.

A Avenida da Boavista foi buscar o seu nome à Rua da Boavista que tem o seu início na Praça da República.

Foi aberta em meados do século XIX, mas o último tramo entre a Fonte da Moura e o mar só foi terminado em 1917.

Até meados do século XX a avenida era uma autêntica alameda com duas filas de frondosos plátanos que acabaram por ser sacrificados para facilitar o trânsito automóvel. Alterações recentes e pontualmente polémicas têm conferido um novo visual à avenida, em que resistem alguns exemplares de boa arquitectura, mas de onde desapareceram muitas árvores do separador central.

Nova centralidade económica e cultural da cidade do Porto, ao longo da avenida há de tudo, edifícios de escritórios, hotéis, zonas comerciais, zonas de habitação — muitas delas luxuosas —, passando também por uma zona comercial, onde há das lojas mais conceituadas da cidade e do país.

Sucessivas construções em altura e estabelecimentos comerciais, de certo modo, descaracterizaram o longo e nobre eixo de comunicação, enriquecido, entretanto, pela instalação do Parque da Cidade, uma vastíssima área lúdica e de lazer desportivo.

Pontos de Interesse:

Estádio do Bessa Século XXI
Hospital Militar do Porto
Casa da Música, o seu mais distintivo e mediático atributo arquitectónico, obra do holandês Rem Koolhaas, inaugurada em 2005, no espaço outrora ocupado pela remise dos eléctricos, na Rotunda da Boavista.
Casa da Viscondessa Santiago Lobão
Antigo Colégio dos Maristas
Complexo Residencial da Boavista, de Agostinho Ricca
Fundação AEP
Fundação Dr. António Cupertino de Miranda
Parque da Cidade, uma vasta área lúdica e de lazer desportivo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_da_Boavista

wikimedia

sapo

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts

É o Burgo?? Ja está pronto???:eek:

·
30,728 Posts
(refiro-me obviamente ao edificio atrás das bandeirinhas da Citröen!!:D)
O thread está muito bom, Daniel... Agora deveria ser complementado por outro, só com fotos dos fabulosos palacetes que a Avenida tem, isso sim é que me deixava de água na boca sempre que por lá passava!!:drool::eek:kay:

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Discussion Starter · #5 ·
CLARO!!! mas isso é pra depois :) agora era so a parte moderna.. os palacetes vêm em breve eheheheheh :)

ps: aquele é o burgo sim.. mas nao ta pronto.. ta na cobertura.. e depois ainda falta fazer a envolvente.. que parecendo que nao.. é MUITO importante.

·
30,728 Posts
Tens alguma foto do Burgo mais proxima?;)
Quanto à Avenida em si, ha um misto de sentimentos... Ha partes em que eu simplesmente adoro (desde 1 pouco antes do cruzamento para a Marechal Gomes da Costa, com todas aqueles palacetes lindissimos, até ao Castelo do Queijo e igualmente a zona do Burgo com belos edificios modernos) e há outras que sinceramente me desiludiu bastante (a zona mais proxima da Casa da Musica...).
Mas é sem duvida 1 marco na cidade e confesso que gostava de ter em Lisboa 1 avenida assim, tao longa e diversificada. Pena realmente alguns edificios...:(

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Discussion Starter · #11 ·
pois é.. na zona Leste.. perto da casa da musika ha uns edificios de merda.. mas isso melhora-se com o tempo.. acho que se fizermos uma media.. tendo em conta tudo.. diversidade, largura, comprimento.. zonas que abrange; foz (rich district, mar), boavista (business district).. axo k realmente é um ponto mt importante na cidade. é claro que ha que melhorar muitas coisas ainda...

1 - remodelar certas casas antigas
2 - construir um cluster REALMENTE poderoso (parece k vamos no bom caminho)
3 - melhorar certas partes da avenida a nivel do pavimento
4 - fazer o metro no meio...

depois disto.. fica perfeita.

·
30,728 Posts
Na zona do Burgo pareceu-me existir espaço suficiente para a construção desse cluster... Pode ser que se entusiasmem e construam mais Burgos...:)

·
Registered
8,336 Posts
Eu e o Jikas já tinhamos falado desse "cluster" em frente ao Parque da Cidade, com o prédio do Santander e aquela gigantesca torre residencial :) Está uma bela colecção de edificios nessa zona!

Quanto aos carros, pá... estás perto da Foz e da chiquérrima Av. Marechal Gomes da Costa ;) ;) ;)

Tb pensei que o Burgo já estivesse completo, mas dp vi aí uma foto em que se via de esguelha e a fachada frontal ainda não está completa!!! :bash: Mas tenho de confessar que a 1ª foto em que ele aparece, dá-me a sensação não muito boa (como já deu a mais alguém) de ser praticamente só placa de granito :( :sly: Bem... ficarei à espera de fotos da fachada envidraçada...

Boa reportagem fotográfica.

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Barragon said:
Belas fotos Dani!! :applause: A Avenida da Boavista está a ficar bem moderna.... porque não tiraste fotos ao Burgo????
obrigado barra! :)

eu tirei fotos do burgo ao perto.. so nao pus aki porque nao queria mostrar assim tipo cenas em construçao.. quis mostrar o todo.. tipo o cluster.. mas claro que posso por.. aqui está o burgo em construçao.

·
Moderator
179,363 Posts
Epah ..... é para meter todas as coisas aqui rapaz.... que outras coisas escondeste por estarem também em construção???? Desse lado até nem está tão merdoso.

·
Registered
52,552 Posts
Daniel_Portugal said:
obrigado barra! :)

eu tirei fotos do burgo ao perto.. so nao pus aki porque nao queria mostrar assim tipo cenas em construçao.. quis mostrar o todo.. tipo o cluster.. mas claro que posso por.. aqui está o burgo em construçao.
esta excelente :yes: precisa de uma gemea ao lado!!

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Discussion Starter · #20 ·
ps: o burgo é muito bonito visto na realidade acreditem :) pelo menos eu axo.. concerteza as fotos nao fazem juz ao edificio

1 - 20 of 726 Posts