SkyscraperCity banner

1 - 20 of 950 Posts

·
Registered
Joined
·
6,709 Posts
Discussion Starter #1 (Edited by Moderator)
Porto - Casa da Música​



------------------------------------------------------

Arquitecto holandês esteve ontem no Porto para mostrar a sua obra à imprensa estrangeira. Koolhaas aproveitou para dizer que o edifício BPN não é um assunto encerrado

Luís Octávio Costa

"Espero que a sombra seja transparente". Utópico, Rem Koolhaas terminou com esta frase a apresentação da sua Casa da Música à comitiva de jornalistas estrangeiros que durante o dia de ontem (hoje repete-se a dose) tiveram a oportunidade de percorrer os corredores, galerias e auditórios da obra portuense. Depois da visita guiada, o arquitecto holandês abriu um pouco mais o jogo, dando a entender que a abertura do janelão no edifício-sede do Banco Português de Negócios poderá não ser um assunto encerrado: "Sempre soubemos que esse prédio iria existir, não é nenhuma surpresa. Mas ainda estamos a negociar. Estou optimista".
Koolhaas, que sempre defendeu a abertura do janelão de forma a conservar a vista panorâmica, preferiu não se alongar no assunto, conservando o terreno das traseiras - propriedade da promotora imobiliária Adicais, que dá por encerradas as negociações - como mais um dos segredos que a Casa da Música esconde; os mesmos segredos que foram sendo desvendados perante os maravilhados jornalistas estrangeiros, cerca de quatro dezenas, entre representantes da revista New Yorker e dos diários Le Monde, The New York Times, The Times ou The Independent, convidados pelo atelier do arquitecto, a OMS.
"Faz-me lembrar a Biblioteca Central de Seattle, parecida, mas diferente", resumiu ao PÚBLICO Jörg Hantzschel, do alemão Süddeutsche Zeitung. Mas "sem momentos aborrecidos". Na opinião de Beatriz Gomez, da revista espanhola Arquitectura Nova, a impressão exterior "pode não ser consensual", mas o interior não engana: "É genial. São muitos estilos juntos e nada estridentes. A Casa da Música é uma peça singular que irá funcionar como um íman de pessoas". Gomez adiantou que "só uma catástrofe" prejudicaria a "estranha harmonia" da obra de Koolhaas com a zona envolvente: "A Casa da Música não gostaria de ter a seu lado um grande edifício com muito dinheiro, não precisa de mais peças singulares. A ideia mete medo".
O pormenor não chegou a ensombrar a visita guiada, que começou no grande auditório com a apresentação do projecto que inicialmente seria uma habitação para um holandês (a casa foi alargada cinco vezes), do seu ideal acústico, e até da sua evolução política ("Foi muito instável, mas a conclusão é positiva", notou Koolhaas). No auditório principal, Koolhaas mostrou a concha acústica, explicou as três camadas das cortinas, gracejou com os órgãos falsos, testou o conforto das cadeiras. E fez votos para que a luz natural do compartimento nobre da Casa da Música se mantenha intocável.

fonte
 

·
Registered
Joined
·
10,456 Posts
Este:





Actualmente fala-se em nao se fazer o janelao no edifício...
 

·
Future after Past
Joined
·
1,515 Posts
pois é que trata-se dum edificio para um banco e desconfio que aquele janelão vai tirar alguns kilometros quadrados de espaço util. faz-me lembrar um edificio em hong kong que tiveram que fazer um janelão identico para... hummmm... o dragao poder descer das montanhas e ir beber agua ao mar... :crazy2:
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,736 Posts
Como é que é a fachada da Casa da Musica que fica virada para o edificio do BPN?
 

·
Registered
Joined
·
6,408 Posts
MCarr said:
em hong kong que tiveram que fazer um janelão identico para... hummmm... o dragao poder descer das montanhas e ir beber agua ao mar... :crazy2:
:rofl:
 

·
Les cites obscures
Joined
·
10,837 Posts
TeKnO_Lx said:
jornalistas estrangeiros, cerca de quatro dezenas, entre representantes da revista New Yorker e dos diários Le Monde, The New York Times, The Times ou The Independent, convidados pelo atelier do arquitecto.
fixe! boa promoção da obra!
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,736 Posts
A ideia do janelão é a luz trespassar os 2 edificios, sendo representada a rosa no 2º render?:|
 

·
braaaap all day!
Joined
·
4,698 Posts
Aquela porta grande mais parece é um portal e à Estado Novo! Epah não estraguem a envolvente da Casa da Música, valorizem-na pq tá a precisar!
 

·
Registered
Joined
·
10,456 Posts
Fui à Casa da Musica comprar uns bilhetes e aproveitei para tirar umas fotos! Aquilo ainda nao está totalmente terminado, mas já quase! No interior só dava para andar no hall de entrada e na zona de venda de bilhetes...





Aqui pode-se ver a sala VIP, coberta com azulejos:
















 

·
Geógrafo
Joined
·
3,132 Posts
É magnifica!!, obrigado pelas fotos, são excelentes. Tanto o exterior como o interior são impresionantes, tudo muito sobrio. Gostei da presença do azulejo que da uma sensação de mistura entre a modernidade e o tradicional, e a escolha do piso para o exterior parece-me muito acertada. Um edificio totalmente vanguardista. Sem palavras :applause: :eek2: :eek2:
 
1 - 20 of 950 Posts
Top