SkyscraperCity banner

1 - 20 of 152 Posts

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Faz amanhã uma semana, fui visitar esta bela propriedade situada na Avenida da Boavista aqui bem perto de minha casa.

A casa, o jardim e estruturas adjacentes (coreto, moinhos de vento e estufa) datam do primeiro quartel do século XX. Árvores de grande porte (plátanos, faias, cedros, carvalhos) sombreiam o coreto, mobilado com mesa e cadeiras de ferro forjado; nos canteiros que bordejam os caminhos distribuem-se magnólias, hibiscos, camélias, jacarandás, palmeiras e uma profusão de plantas ornamentais. Igualmente de assinalar são o roseiral e o pomar.

Hoje alberga o Centro Viscondessa de Lobão que é um organismo do Instituto do Serviço Social dedicado ao apoio e formação de deficientes, função essa que a própria viscondessa queria que a sua propriedade albergasse ao ponto de lha deixar em herança. Os jardins e pomar são cuidados por 4 dos deficientes e eu diria mesmo que fazem um excelente trabalho, está um brinco.

O conjunto casa-jardim encontra-se classificado pelo IPPAR como Imóvel de Interesse Público desde 1982.

Vista da casa desde a Av. da Boavista

Muro com belo trabalho de ferro forjado

O jardim alberga algumas espécies raras, incluindo esta um eucalipto ornamental , Eucalyptus ficifolia, conhecido pela sua belíssima floração carmim.

A Casa

Jardim

Um dos grandes plátanos

Cedro

Roseiral

Pomar

Casa dos Caseiros

Casa das Máquinas

Estufa

Coreto

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
como eu conheço essa casa :) ehehehee

é lindissima... e as fotos estão muito boas :) é uma das poucas vivendas que ainda está nessa zona de predios mais recentes. e fica excelentemente bem enquadrada :)

parabens.

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Não me lembro de a ter visto, mas é muito bela...;)

Há 1 certo forumer portuense que 1 vez me prometeu 1 thread com os casarões lindissimos da Boavista...até hoje!!:|:|

·
Registered
21,083 Posts
Reflex said:

Há 1 certo forumer portuense que 1 vez me prometeu 1 thread com os casarões lindissimos da Boavista...até hoje!!:|:|
ai e tal...

esse só quer hoteis e aeroportos.. :D eheheh

·
Registered
3,774 Posts
Parabéns JM, gostei mt da casa e dos otros prédios e da estufa mas ainda gostei mais do trabalho dos deficientes nos jardines certamente eles sao mt eficientes, esta classe de coisas alegran-me sobremaneira :yes:

·
30,728 Posts
daniel322 said:
ai e tal...

esse só quer hoteis e aeroportos.. :D eheheh
...e turistas, milhares de turistas na ribeira...:sleepy:

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #10 ·
está óptimo.;) esta casa fica mesmo ao lado da outra belíssima que o BES comprou e que destruiu o jardim!:bash:

Existe ainda um outro casarão em ruínas ao lado deste e que também pertence ao centro, já há um projecto de recuperação!:yes:

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Reflex said:

pode ser que eu me faça à avenida no fim de semana!:D mas não prometo nada...são muitos km pa fazer a pé!:D

·
30,728 Posts
Havia 1 casarão lindo que no ano passado estavam a recuperar. Vindo da casa da música, ficava do lado direito e era 1 dos primeiros palacetes da avenida vindo da Rotunda...É esse o do BES?

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
JohnnyMass said:
pode ser que eu me faça à avenida no fim de semana!:D mas não prometo nada...são muitos km pa fazer a pé!:D
vamos os dois? (e kem mais kiser ir... fica desde ja convidado)

reflex: desculpa :( nao penses k esse eh um thread facil de fazer... acredita k ja andei muitos kilometros a pé.. já arriskei a minha integridade fisica... e ja algumas vezes um gaju cheio de lata pra trazer fotos praki :D mas ha mt cena.. e tem k se ir fazendo com calma :D ainda nem seker fiz um thread da minha amada foz ao pormenor.. vê lá tu :D

·
Registered
21,083 Posts
Daniel_Portugal said:
já arriskei a minha integridade fisica... e ja algumas vezes um gaju cheio de lata pra trazer fotos praki :D
isso é algo q me preocupa.. ando mtas vezes sozinho pela cidade com a maquina comigo.. qq dia aparece-me um grupo de ciganos e lá s vão as fotos.. ('dass) :runaway:

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
nao foi bem por isso.. foi mais ir pro meio da rua.. subir a muros.. entrar em propriedades privadas à socapa :D ainda ontem.. como axas k consegui fotos do hangar? :lol: trepei a uns contentores do lixo dakeles grandões nas traseiras do aeroporto.. e pumba :D fotinhas kentinhas :lol:

·
Registered
21,083 Posts
Daniel_Portugal said:
nao foi bem por isso.. foi mais ir pro meio da rua.. subir a muros.. entrar em propriedades privadas à socapa :D ainda ontem.. como axas k consegui fotos do hangar? :lol: trepei a uns contentores do lixo dakeles grandões nas traseiras do aeroporto.. e pumba :D fotinhas kentinhas :lol:
:lol:

·
Moderator
17,867 Posts
Ca por mim deitavam tudo abaixo e construiam mais uns bloquitos destes..

Agora a serio. A casa e' linda e o jardim ainda melhor. Espetacular! :applause:

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Reflex said:
Havia 1 casarão lindo que no ano passado estavam a recuperar. Vindo da casa da música, ficava do lado direito e era 1 dos primeiros palacetes da avenida vindo da Rotunda...É esse o do BES?
é capaz, este fica antes, mas tenho aqui uma foto que saquei do lado de cá do muro!:D

1 - 20 of 152 Posts