SkyscraperCity Forum banner

Porto de Inhangapi pode ser saída para boi em pé

2113 Views 1 Reply 2 Participants Last post by  odilsons
EDIVALDO MENDES
Correspondente em Castanhal

A polêmica e combatida saída de gado vivo pelo porto de Belém rumo ao Líbano e à Venezuela, com seus odores desagradáveis para quem trabalha ou está visitando a cidade pode ter, finalmente, uma solução para acabar com os problemas vividos pelos pecuaristas do nordeste paraense.

Ela fica a cerca de 90 quilômetros da capital, no porto de Pernambuco, município de Inhangapi e onde, apesar da pouca estrutura na sua área de embarque e desembarque, e das estradas ruins que ligam Castanhal e Inhangapi ao porto, já existe uma considerável movimentação, principalmente de gado de corte, vindo da região da Transamazônica e de outras regiões, inclusive do Marajó, além de tijolos, telhas e madeira.

Em visita feita na semana passada ao porto, o secretário de Transporte, Valdir Ganzer, disse considerar o porto de Pernambuco 'um local estratégico, com 100% de viabilidade'. Ganzer informou que a Setran e a Companhia Docas do Pará (CDP) já vêm montando um projeto, analisando as várias saídas e alternativas para o escoamento do boi em pé. 'Essas alternativas apontam para um porto de embarque em Tucuruí, e depois em Marabá, quando as eclusas estiverem funcionando, para receber o gado do sul e sudeste do Estado, outro em Vitória do Xingu, recebendo o gado da Transamazônica, e no porto de Pernambuco, para o gado da região nordeste', explicou o secretário.

Ele disse que a idéia é fazer o gado embarcar no porto de Pernambuco em balsas, e de lá seguir para o porto da Sotave, em Belém, onde o gado embarcaria em navios para os países compradores. Isso evitaria que centenas de carretas invadissem o centro de Belém trazendo o gado, e, ao mesmo tempo, o esterco e o mau cheiro. 'Hoje o porto (de Pernambuco) está sendo utilizado mais para o transporte de gado. Mas ele também é viável para cargas gerais, que atravessariam o rio Guamá', disse Valdir Ganzer.

Fonte: Portal ORM
See less See more
1 - 2 of 2 Posts
Espero que esse porto de Inhagapi seja a solução desse sério problema de exportação de gado em pé pelo porto do Belém. Eu sou contra exportar gado em pé. Se esse gado fosse exportado beneficiado deixaria muito mais dinheiro no Pará, com a geração de mais emprego e impostos e sem o problema de sair pelo porto de Belém. A venda do boi em pé não compensa os impactos ambientais causados por esses gananciosos empresários, que já devastaram grande parte da floresta Amazônica, para criar gado. A criação de gado é uma atividade que gera pouco emprego e muitos danos ao meio ambiente, com comprometimento da flora, da fauna e dos recursos hidricos.
1 - 2 of 2 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top