SkyscraperCity banner

121 - 136 of 136 Posts

·
Banned
Joined
·
8,524 Posts
Governo deu luz verde a investimento de 3,5 milhões no porto de Setúbal
26 Novembro 2013, 23:52 por Lusa

O Secretário de Estado dos Transportes revelou hoje que o Governo já aprovou a ampliação do terminal 'roll-on/roll-off' do porto de Setúbal, um investimento global de 3,5 milhões de euros.

"É um investimento feito exclusivamente com meios da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), que tem estado a reter parte dos seus resultados para fazer este investimento", esclareceu.

O Secretário de Estado dos Transportes, que falava aos jornalistas no final de uma conferência sobre o porto de Setúbal, disse tratar-se de um investimento que vai dar resposta às necessidades do sector automóvel, designadamente, da fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela.

"É um reforço de capacidade, aproveitando o espaço disponível e que servirá fundamentalmente para o reforço das exportações da Autoeuropa, uma unidade industrial da maior importância no contexto local e nacional", disse Sérgio Monteiro.

Sérgio Monteiro disse tratar-se de uma medida que se enquadra nas preocupações do Governo em reduzir os custos de contexto para as empresas exportadoras, de forma a que sejam cada vez mais competitivas.
 

·
Registered
Joined
·
142 Posts
Notícia da Rostos:

Porto de Setúbal: Melhoria das acessibilidades é projeto prioritário
Um investimento previsto de 25 milhões de euros

O Projeto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e de Otimização dos Fundos do Porto de Setúbal foi considerado em 4º lugar, numa lista que elenca as infraestruturas estratégicas prioritárias no sector dos transportes, até 2020, elaborada pelo Grupo de Trabalho das Infraestruturas Estratégicas de Valor Acrescentado a nível nacional.

Com um investimento previsto de 25 milhões de euros, visa dotar o porto para receber navios de linha regular de média dimensão Panamax com 13 metros de calado em qualquer maré, uma necessidade que resulta do aumento de tamanho e calado dos navios modernos, permitindo manter a posição do porto no mercado shortsea de contentores e deepsea ro-ro e carga fracionada, servindo a região de Lisboa, a região Sul de Portugal e Espanha, até Madrid.

Permitirá aproveitar a capacidade já instalada no porto, como o Terminal Multiusos Zona 2, predominantemente um terminal de contentores de shortsea em termos de infraestruturas e equipamentos, que dispõe de um terrapleno com 20 ha e uma capacidade atual para movimentar 250 mil TEU/ano, utilizada em apenas 25%, podendo, com a instalação de mais pórticos chegar aos 650 mil TEU/ano.

O mesmo Grupo de Trabalho considerou, também, como 18º projeto prioritário, o Projeto de Expansão do Terminal Roll-on Roll-Off do Porto de Setúbal, um investimento de 3,5 milhões de euros, que vai avançar este ano e destina-se a criar, nos novos 5,8 ha de terrapleno, um Hub automóvel, de crosstrade intercontinental na ligação entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e Mediterrâneo, e de distribuição de veículos para Portugal e Espanha, até Madrid, com áreas de atividades logísticas especializadas de valor acrescentado no interior do porto.

A estes dois projetos, junta-se a pretensão do Porto de Setúbal em avançar com a melhoria da articulação da ferrovia com os terminais portuários, destacando-se o Projeto de Ligação Ferroviária à Mitrena, em estudo, um investimento com potencial para aumentar o movimento nacional anual de cargas por ferrovia até 2 milhões de toneladas, isto é, até mais 20% do total atual.

São três projetos que contribuem para posicionar o Porto de Setúbal como “como solução ibérica disponível”, rentabilizando as modernas infraestruturas de que dispõe atualmente e reforçando o papel de porta atlântica de exportação da indústria da região de Lisboa.

APSS, 30 de janeiro de 2014
 

·
Geógrafo
Joined
·
3,114 Posts
PORTO DE SETÚBAL PODE SER ALTERNATIVA A LISBOA



Foi assinado o protocolo “Região Industrial, Logística e Portuária de Setúbal Rumo ao Futuro” no 6.º Seminário de Plataformas Ibéricas, afirmando o Porto de Setúbal como “alternativa” a Lisboa.

O Porto de Setúbal vai estender os seus cais comerciais por mais dois ou mais três quilómetros, a custos reduzidos e sem conflitos.

Uma envolvente onde se destacam extensas áreas logísticas e industriais carentes de ser potenciadas, onde existem recursos humanos para produzir e consumidores para consumir.

Vão ser melhoradas as acessibilidades marítimas, previstas para o próximo ano, 2017, e também vão ser expandidos os cais acostáveis.

Na extensa área logística, deverá ser criado um terminal ferroviário e uma frente de cais com 800 metros, segundo Luís Fernandes Cruz (Grupo Sapec).

Os custos portuários, os horários de trabalho, a flexibilidade no desenho de soluções à medida, a transparência foram discutidos, declarados fundamentais para a competitividade das empresas tanto nacionais, como internacionais.

Sandra Augusto (AutoEuropa), afirmou que Setúbal poderá tornar-se a porta de entrada de componentes provenientes da Ásia/Índia para distribuição às fábricas do grupo na Península Ibérica.

O terceiro comboio semanal foi anunciado entre a plataforma de Badajoz e os portos de Lisboa, Setúbal e Sines, os mais próximos da Extremadura Espanhola.

O Presidente do Porto de Setúbal, Vítor Caldeirinha, sublinhou as potencialidades e defendeu a autonomia do porto e a necessidade de ser reinvestida em Setúbal a riqueza ali gerada.

Algumas das prioridades da tutela do setor foram listadas, tais como: a fatura única portuária, a revitalização do registo convencional de navios, e a Janela Única Logística.

http://setubaltv.com/porto-de-setubal-pode-ser-alternativa-a-lisboa/
 

·
10anos neste manicómio xD
Joined
·
13,015 Posts
Porto de Setúbal bate recorde mensal nos contentores
O Porto de Setúbal bateu um recorde mensal na movimentação de contentores. Em janeiro de 2016, foram movimentados cerca de 12 mil TEU, contra os 9,5 mil TEU movimentados em igual mês de 2015, um crescimento de 25% e que passa a constituir o novo máximo mensal nesta tipologia de carga.

Recorde-se que nos últimos três anos, assistiu-se a um crescimento assinalável da movimentação anual de contentores, que passaram de 49 mil TEU, em 2012, para 121 mil TEU, em 2015, mais cerca de 145%. São números que reforçam a aposta do Porto de Setúbal em rentabilizar a grande capacidade instalada e a valia da promoção das extensas áreas de expansão disponíveis, tornando-o ainda mais atrativo para os armadores e carregadores e posicionando-o como “The South Lisbon Gateway”, aumentando o hinterland nacional e até Espanha.
in Distrito Online
 

·
Moderator
Joined
·
71,549 Posts
APSS INVESTE 1,2M€ NA MELHORIA DE INFRA-ESTRUTURAS NO PORTO DE SETÚBAL

O Porto de Setúbal vai investir 1,2 milhões de euros na ampliação e melhoria de diversas infraestruturas de apoio às suas operações. Esta obra, que tem hoje início e deve estar concluída até ao final do ano, vai possibilitar, entre outras melhorias, a criação de mais 83 lugares de espera e estacionamento, junto aos Terminais Multiusos Zona 2 e Roll-On Roll-Off.

A obra prevê o aumento da capacidade actual do parque de espera de pesados no Terminal TMS 2 de 17 para 61 lugares e do estacionamento de ligeiros de 48 para 87 lugares, dividido em dois parques. Também a portaria do terminal “Ro-Ro – Coelho da Mota” actualmente de carácter provisório, será demolida e substituída por nova portaria e edifício de apoio.

As obras incluem a construção de uma passagem pedonal entre o parque de espera de pesados do “TMS-2” e um dos parques de estacionamento de ligeiros e a construção de novas infraestruturas de combate a incêndio, abastecimento de água potável, rede eléctrica e CCTV e fibra óptica.

Fonte: http://www.construir.pt/2019/08/20/apss-investe-12me-na-melhoria-de-infra-estruturas-no-porto-de-setubal/?fbclid=IwAR3Tw_M9mUptcBlye-781RG37JpoDQvGnUa-unJnPKPRf4NcOgMtqJlpxHQ
 

·
Registered
Joined
·
5,540 Posts
A obra de fundo já terminou?
É que eu já não vejo os barcos enm espera na maré baixa.
Estão a comercializar m terminal de carga de 500metros na praia da mitrena.
Se canhar vão apostaar neste porto e por isso esqueceram o barreiro, não venham com a treta da contaminação.
Este porto precisa é de una variente ferroviári decennte para futura plataforma do. Poceirão.
 
121 - 136 of 136 Posts
Top