Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 25 Posts

·
Norte do Brasil
62,011 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Essa é a nova vista para o Rio Madeira que está sendo revalorizada em Porto Velho. Consiste na região do Mercado do Peixe e Terminal Hidroviário (com Porto Flutuante), no bairro Triângulo, Zona Central de Porto Velho.

Chegando ao Mercado do Peixe

Pessoal trabalhando na sinalização do local

Estacionamento do Mercado do Peixe

Fachada do Mercado voltada para o Rio

Outra do Mercado

Alí já é a visão do Rio Madeira

Terminal Hidroviário

Aqui é atrás do Terminal Hidroviário

Pátio do Terminal Hidroviário

Porto Flutuante

Porto Flutuante

Parte do barranco foi concretada

Rua margeando o barranco do Madeirão

Mesma visão

Essa é uma máquina a vapor que está sendo restaurada

Visão da máquina em frente ao Mercado

Visão da Hidrelétrica de Santo Antônio, e de barcos ancorados

Avião sobrevoando o Mercado

Rua

Aquela construção verde é o Terminal Pesqueiro

Aqui é a lateral do Terminal Hidroviário

Visão da UHE Santo Antônio de longe

Essa região sofreu uma revalorização enorme...

·
Registered
5,881 Posts
Belo trabalho de urbanização com preservação do patrimonio. Este mercado é bem interessante. Qual a epoca de sua construção? Não sabia que a hidrelétrica de Sto Antonio era tão perto de PV. É rio acima ou abaixo? Este cais flutuante é pra que? Travessia de lanchas? Existe alguma povoação do outro lado do rio? Parabens a PV que mostra que vem crescendo e melhorando a cada dia.

·
Norte do Brasil
62,011 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Valeu pelos comentários pessoal :D

Belo trabalho de urbanização com preservação do patrimonio. Este mercado é bem interessante. Qual a epoca de sua construção?
O Mercado é recente, só que foi usada uma arquitetura alusiva (acredito eu) a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Ele deve ter uns 2 ou 3 anos que foi construído

Não sabia que a hidrelétrica de Sto Antonio era tão perto de PV. É rio acima ou abaixo?
A Hidrelétrica é próxima a Porto Velho, fica 7 km do Centro da cidade.
É Rio acima.

Este cais flutuante é pra que? Travessia de lanchas? Existe alguma povoação do outro lado do rio?
O cais flutuante é para receber essas embarcações grandes que aparecem na imagem. O descarregamento delas era feito no barranco mesmo, coisa bem improvisada.
Agora o fluxo de passageiros e cargas de Porto Velho vai usar essa rampa, pois como o nível do rio varia muito, o terminal flutuante vai acompanhar isso.

Existe sim travessia de lanchas para o outro lado do Rio, pois há comunidades como a São Sebastião e Novo Engenho Velho.

Parabens a PV que mostra que vem crescendo e melhorando a cada dia.
Valeu. Qualquer coisa, é só perguntar :D

·
Registered
5,881 Posts
Valeu pelos comentários pessoal :D

O Mercado é recente, só que foi usada uma arquitetura alusiva (acredito eu) a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Ele deve ter uns 2 ou 3 anos que foi construído

A Hidrelétrica é próxima a Porto Velho, fica 7 km do Centro da cidade.
É Rio acima.

O cais flutuante é para receber essas embarcações grandes que aparecem na imagem. O descarregamento delas era feito no barranco mesmo, coisa bem improvisada.
Agora o fluxo de passageiros e cargas de Porto Velho vai usar essa rampa, pois como o nível do rio varia muito, o terminal flutuante vai acompanhar isso.

Existe sim travessia de lanchas para o outro lado do Rio, pois há comunidades como a São Sebastião e Novo Engenho Velho.

Valeu. Qualquer coisa, é só perguntar :D
Obrigado! Respostas precisas e diretas. Tenho vontade de conhecer PV. Me parece uma cidade em pleno progresso. Imagino o impacto economico da hidro na cidade.

·
Norte do Brasil
62,011 Posts
Discussion Starter · #8 ·
^^ Das hidros... são duas :D

Soteropolis, aqui vão duas fotos internas do Mercado do Peixe que tinha esquecido de colocar:

1

2

Como ele estava fechado, só estavam funcionando alguns boxes que ficam do lado de fora.

·
Registered
5,881 Posts
^^
Gostei do mercado. Arquitetura simples, mas criativa. Pensei que era histórico. As cidades da Amazonia tem uma relação muito boa com os seus rios. Aqui, na maioria, as cidades dão as costas ao seus rios. Acredito que isto está relacionado ao sistema de transportes.

·
Pro SP fiant eximia
6,608 Posts
Está ficando muito bom e bonito.

·
Norte do Brasil
62,011 Posts
Discussion Starter · #11 ·
^^
Gostei do mercado. Arquitetura simples, mas criativa. Pensei que era histórico. As cidades da Amazonia tem uma relação muito boa com os seus rios. Aqui, na maioria, as cidades dão as costas ao seus rios. Acredito que isto está relacionado ao sistema de transportes.
Porto Velho nunca teve essa relação boa, acho que por não entender a importância que o rio tem no seu cotidiano, na sua economia, na sua cultura.
Até mesmo o Patrimônio Histórico da cidade esteve jogado a traças a décadas, e só começou a ser resgatado agora.

Eu mesmo nunca tinha navegado nas águas do Madeirão, fui passear esse ano :D

E achei uma coisa muito legal foi ver uma grupo grande de turistas estrangeiros visitando alguns pontos turísticos de Porto Velho hoje... o que demonstra na prática que o incentivo ao turismo é crucial.

·
Registered
7,862 Posts
É animador e revoltante ao mesmo tempo!!

Pra quem não é de Pvh, não tem ideia da revitalização que essa região tão antiga e degradada passou.

Outro destaque é o acabamento das obras viárias da prefeitura, que tem um histórico bem ruinzinho e veio melhorando, chegando ao ideal apenas no ultimo ano (dentre os 8) de mandato ... Destaque para a dignidade da sinalização, caçadas, acessibilidade, limpeza, até paisagismo do mercado ...

Não curti as luminárias com aqueles detalhes laranjados ... mas foda-se, ta lindo diante da revitalização que a região passou.

Super digno o porto flutuante, população em geral, turistas, pessoas que navegam a lazer e principalmente habitantes ribeirinhos que dependem do transporte fluvial merecem.

Belo registro Rondon. :eek:kay:

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Ficou muito bom o resultado! Gostei!
Antes, eu lembro que era uma região nada agradável, embora não houvesse quem duvidasse do potencial turístico do lugar.

·
R.I.P. Niki
15,221 Posts
Nossa! Impressionante a transformação desse lugar! Nem parece o mesmo local.

Como o Rosato disse, quem não conhece PVH não tem noção de como era isso aí. Aliás, se eu soubesse que esse lugar passaria por uma transformação tão profunda, teria feito algumas fotos antes pra fazer um "antes e depois".

Uma pena que por aqui esse tipo de coisa só acontece em período eleitoral...

·
Norte do Brasil
62,011 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Aqui, encontrei umas fotos dessa região há algum tempo atrás...

Rio Madeira

Porto Flutuante nem estava montado na época das fotos

O pátio era na terra mesmo...

Não perdendo a graça em momento nenhum... tirei até a tradicional foto de um avião sobrevoando a cidade

Parece que leram meus pensamentos: "Vai ser legal se derem uma boa arrumada aqui. Já tem até um Monumento para ser restaurado :D"

Mercado do Peixe

Postado aqui em 16 de Outubro de 2011
http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=84769250&postcount=3073

·
Norte do Brasil
62,011 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Operações no novo Porto do Cai n'Água, em Porto Velho

As fotos são pequenas pois foram tiradas do site da Prefeitura de Porto Velho

Barcos ancorados no terminal flutuante

Visão de longe

Pessoas sobre a Hidroviária com um barco ancorado

Transporte de carga

Manobra de uma caminhão no pátio do Porto Flutuante

Caminhão sobre a rampa

http://www.portovelho.ro.gov.br/ind...-nagua&catid=899:noticias-eventos-secretarias

http://www.portovelho.ro.gov.br/ind...-porto-do-cai-nagua&catid=35:notas&Itemid=178

http://www.portovelho.ro.gov.br/ind...astante-movimentado&catid=35:notas&Itemid=178

·
❝O Norte é meu norte!❞
2,121 Posts
Ficou muito boa a revitalização!
O terminal hidroviário, apesar de pequeno (mas que certamente deve atender a demanda) tem um flutuante perfeito, com acesso de passageiros separado de veículos, coisa que cidades amazônicas com fluxo hidroviário muito maior não tem.
O urbanismo dessa área é merecido e esse mercado eu até pensei que era uma construção da época da ferrovia.
Não sabia que a Hidrelétrica era tão próxima da cidade. Essa torre é alta, hein?! deve estar entre as maiores do país (tem como saber?). Chineses estão construindo uma 320m para atravessar o linhão de Tucuruí pelo rio Amazonas e ela é muito parecida com esta.
Não conheço Porto Velho, mas quero muito conhecer, e quero chegar pelo Madeira! :cheers:

1 - 20 of 25 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.