SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 1 of 1 Posts

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 ·
RAFAELA AGUIAR - Folha de Pernambuco

O Porto do Recife está entre os três primeiros do Brasil que receberão recursos do Programa Nacional de Dragagem (PND) em julho. Na lista, também estão os de Rio Grande (RS) e Itaguaí (RJ). O prazo dado era de que os R$ 24,4 milhões para o Recife sairiam até 31 de julho, sem previsão de data exata, mas existe uma expectativa de que o dinheiro saia antes. A sinalização vem com a visita do ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, ao Estado, na próxima terça-feira, para assinar o convênio de construção do novo Terminal de Passageiros do Porto do Recife.

Atualmente, o calado (profundidade) do porto é de nove metros, o que prejudicaria o embarque da safra 2008/2009 de açúcar e o desembarque de outros produtos. Há 20 anos não é feita uma dragagem como essa que está prevista. “Recife está na liderança. Pode ser que sejamos o primeiro (porto a receber recursos), pois estamos com a licença ambiental e o edital pronto para ser lançado. Diferente dos outros. Isso é fundamental”, explicou o presidente do Porto do Recife, Alexandre Catão. Com a dragagem, o calado passará para 11 metros. E, se o recurso for liberado no início de julho, as obras serão iniciadas em setembro.

De acordo com Catão, a prioridade da dragagem será no terminal de açúcar e nos terminais 5 e 6, onde a situação está mais crítica. A movimentação do açúcar corresponde a 25% do total de cargas do porto. “Em dois meses de dragagem, teremos condições de atender a safra 2008/2009”, completou. Com a ação, é esperado que haja uma redução nos custos do porto e incremento de até 10% na movimentação das cargas. “Haverá um aumento da capacidade dos navios, passando de 25 mil TPB (toneladas por porte bruto) para 50 mil TPB. Isso vai baratear o frete devido à quantidade maior”, disse o presidente.

O PND foi criado a partir da Lei 11.610 de dezembro de 2007, trazendo a possibilidade das licitações serem internacionais, por exemplo. Além disso, com o contrato assinado, a empresa vencedora se encarregará de manter a dragagem por um período de até seis anos. Serão investidos mais de R$ 1 bilhão e, neste primeira etapa, serão beneficiados 11 terminais portuário no País.
 
1 - 1 of 1 Posts
Status
Not open for further replies.
Top