SkyscraperCity banner

1 - 20 of 54 Posts

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
A Casa das Artes fica situada na Rua António Cardoso, no seio da que foi, e ainda é, uma das zonas mais selectas do Porto no virar do Século XIX para o XX e onde as mais abastadas e influentes famílias portuenses tinham as suas residências. Entre essas famílias os nomes mais sonantes são os Andresen, os Allen e os Burmester e as casas eram à data Quintas nos arredores do Porto.

A Casa das Artes era pertença dos Allen, que tal como os outros eram grandes interessados em coleccionismo botânico e graças aos quais temos hoje no Porto diversas colecções sem par no panorama português. A casa dos Andresen, a título de curiosidade, é hoje o Jardim Botânico da Faculdade de Ciências do Porto.

Esta casa, foi nos anos 90 pertença da Secretaria de Estado da Cultura, tendo o Souto Moura construído nos terrenos da casa um Centro Cultural premiado em 1992 com o Prémio Secil de Arquitectura.

Nos últimos anos, a SEC saíu do local passando o mesmo para posse da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional - Norte, que à boa maneira portuguesa, "tomou posse" e fechou o jardim ao Público.

No entanto, aparentemente, "alguém" abriu o portão das traseiras pois encontra-se aberto e sem vigilância, logo à mercê do vandalismo...:bash: A casa, fechada, mostra já sinais evidentes de degradação. O futuro do espaço é portanto uma incógnita o que é uma pena já que tanto a casa como o jardim, conhecido por possuir um dos maiores Tulipeiros (Liriodendron tulipifera) do país são merecedores de uma visita atenta.

No Domingo passado, depois de dois anos a tentar entrar, arrisquei um passeio e aqui ficam as fotos!;)

Logo à entrada, uma plaquinha!:D Não consegui foi perceber muito bem onde estava a obra!:lol:

Entrando pelo jardim somos recebidos por um belíssimo conjunto de Tílias Prateadas "Choronas" (Tilia petiolaris) raras em Portugal, caracterizadas pelas suas folhas em forma de coração e ramos que descem até ao chão, quando as deixam crescer...

O espaço central do jardim, com o famoso Tulipeiro

Dois gigantes, um Tulipeiro à direita e uma Faia (Fagus sylvatica) à esquerda

Continuando pelo jardim dou de caras com um belíssimo Eucalipto Ficifolia (Eucalyptus ficifolia) ainda em floração!:drool: Que cores!

Reparem no chão, tingido de vermelho pelas flores

Um dos grandes Tulipeiros

Canyon vegetal! :D

Caminhando em direcção à casa

A Casa é uma construção muito provavelmente de finais do Século XIX e é um misto de Neo-classico-Paladiano-Pompeiano!:D Muito bonita!:yes:

Na frente da casa existe um notável conjunto de Cedros do Líbano (Cedrus libani)

E dois Mosaicos no primeiro andar que acho simplesmente deslumbrantes!:eek:

A Rua António Cardoso e um outro palacete, este se não me engano pertença dos Andresen

À sombra de uma bela Magnólia Soulangeana (Magnolia x soulangena)

O chão de mosaico

Voltando ao outro lado do Jardim...

...a sua árvore mais memorável, um Tulipeiro monumental que tem a particularidade de alguns dos seus ramos terem chegado ao chão e ganho raízes formando novas árvores!:eek: Fenomenal de facto!

Brutal! Impõe respeito estar sob a copa de tal "gigante verde", o terror da maioria dos nossos autarcas...

E já quase de saída...

Tons de verde numa Catalpa (Catalpa bignonioides)

E de novo os vermelhos do Eucalipto Ficifolia

Parece Outono, mas não é! São as folhas de uma Ameixeira de Jardim (Prunus cerasifera)

No Outono, se me deixarem, faço outra visita!:eek:kay: Espero que tenham gostado tanto como eu!

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #7
os mosaicos são dos mais belos que conheço em portugal!:yes: tb gosto muito, especialmennte quando têm os dourados! em Lisboa há uns na 5 de outubro que adoro!:D

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #10
Eu de mosaicos neo-classicos de tipo pompeiano só conheço estes :p, agora de romanos já conheço mais:D, um dos mosaicos romanos que eu adoro é de uma sala da Villa Romana de Rio Maior, é divinal:drool:
não são os mosaicos que são pompeianos, são os arabescos brancos nas paredes!;)

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #14
tou a ver q tenho bom gosto :D
tinhas dúvidas?:D
Claro que gostei. Existem pequenos tesouros nas nossas cidades... nós é que não temos acesso aos ficheiros secretos dos arquitectos paisagistas/funcionários da camara :lol:
não sou funcionário da câmara!:D deixa lá, não tens acesso aos ficheiros secretos mas eu tenho algum acesso a alguns ficheiros!:lol: embora este não seja muito difícil de desvendar, fica mesmo aqui ao pé de casa!;)

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
:no: francamente Phobos, k frondosos os tulipeiros e belos palacetes...

·
President and CEO
17,597 Posts
Mas um grande thread! :applause: Estou a ver que não perdes tempo a rentabilizar a máquina!

1 - 20 of 54 Posts