SkyscraperCity banner

1 - 20 of 172 Posts

·
Moderator
179,455 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

Porto Moniz é uma vila portuguesa na ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira, com cerca de 1 700 habitantes.

É sede de um pequeno município com 82,60 km² de área e 2 927 habitantes (2001), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a leste pelo município de São Vicente, a sul pela Ponta do Sol, a sudoeste pela Calheta e a norte tem litoral no oceano Atlântico. O concelho foi criado em 1835 mas esteve suprimido entre 1849 e 1855, entre 1867 e 1871 e entre 1895 e 1898.

Porto Moniz é uma das mais antigas freguesias do norte da Madeira. Não se sabe a época precisa em que começou a sua primitiva colonização, mas não deve ter sido muito posteriormente ao princípio do terceiro quartel do seculo XV. Francisco Moniz, o Velho, é dado como um dos seus mais antigos povoadores, devendo, porém, entender-se que foi ele um dos primeiros que ali teve terras de sesmaria e o primeiro que neste lugar constituíu um núcleo importante de moradores com a fazenda povoada que estabeleceu e com a capela adjunta que fundou.

Francisco Moniz era de ascendência nobre e natural do Algarve, dizendo alguns linhagistas que casara nesta ilha com Filipa da Câmara, filha de Garcia Rodrigues da Câmara, que era filho natural do descobridor João Gonçalves Zarco, o comandante de barcas que descobriu a ilha de Porto Santo (1418), com Tristão Vaz Teixeira; depois a ilha da Madeira, com Bartolomeu Perestrelo (1419).

As freguesias de Porto Moniz são as seguintes:

* Achadas da Cruz
* Porto Moniz
* Ribeira da Janela
* Seixal

Fotos by www.madeiraarchipelago.com

Porto Moniz

Paisagens

Seixal

·
Moderator
179,455 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Já tens a passagem booked? :D

Tenho que ir aos Açores primeiro :yes:

Mas depois faço questão de ir à Madeira e Porto Santo :yes:

·
O Prof Godin
6,654 Posts
…no meu tempo eram horas, porque tinha-se que atravessar a serra…aliás foi a viagem mais comprida que lá fiz, Machico/Porto Moniz (110 ou 180 km), que corresponde a atravessar toda a ilha…agora com os túneis devem ser 30 minutos…rica banhoca…

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Em cerca de 45 minutos atravessa-se a ilha... há túneis por ali fora e só vai pela estrada velha quem quer... aliás, é preciso muito cuidado. Já lá estive das 2 vezes que fui à Madeira. Da primeira fui nadar nas piscinas e apanhei um escaldão, pois aquilo tem cal no fundo e é o caneco...
Aconselho parar em S. Vicente. :)

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Machico e Porto Moniz…há uma vida…

Machico e Porto Moniz…há uma vida…

:):):):cheers:

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Ai sodade... ver se encontro as que tirámos quando lá fomos no Natal de 2005. :)

·
Banned
9,128 Posts

este edificio com formato de Castelo é o Aquario do Porto Moniz

(Heliporto do Porto Moniz)

(Parque empresarial da Santa do Porto Moniz)

1 - 20 of 172 Posts