Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 69 Posts

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A Associação Nacional de Farmácias (ANF) arranca em Setembro com a a construção do seu pólo empresarial no Porto, que custará 34 milhões de euros. O novo complexo funcionará como centro logístico, operacional e tecnológico e foi projectado pelo gabinete do arquitecto Ginestal Machado.

Segundo a ANF, "o projecto tem estado a ser redesenhado para que a base logística seja totalmente automatizada, funcionando com recurso apenas a robôs". Estes ajustamentos impediram as obras fossem lançadas este mês como estava programado. As novas instalações estarão concluídas dentro de três anos. O efeito do investimento no emprego da Invicta será relevante. A ANF calcula que passará dos actuais 400 para 700 funcionários. Só técnicos de sistemas serão 300.

Esta operação combina a necessidade da ANF de reforçar a ligação à Zona Norte com a eficiência que resulta de uma concentração de serviços. A intervenção urbanística permite requalificar um quarteirão do Centro Empresarial do Porto, na Via Rápida, e resulta do emparcelamento de três terrenos confinantes da demolição das construções existentes.

Com uma área de construção de 45 mil m2, o pólo empresarial acolherá a plataforma logística para a Região Norte da Alliance Healthcare Portugal e acolherá os centros de desenvolvimento e investigação da Consiste e CPC, as duas empresas tecnológicas do universo ANF e a criação de uma extensão no Norte do museu que resulta de espólios e colecções que os associados vão cedendo à associação.

Depois de no último triénio ter investido 112 milhões, focando-se nos sectores da distribuição, saúde, investigação e tecnologia, a ANF elege a logística com uma das prioridades do novo ciclo.

·
Registered
11,006 Posts

Cá está o render disponivel.

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Discussion Starter · #3 ·
low rise, mas lindo! :)

se bem que ambiciono muitos highrises para a zona.

eh irritante ver que esse mesmo predio, com essa mesma area cubica, se colocado na vertical ocuparia MENOS espaço plano, e daria para as mesmas funções. alem de que daria um belo dum high rise.

·
a revolta da francesinha
10,772 Posts
NÃOOOOOOOO..... disso na ZEP NÃOOOOOOOOOO.... a única boa zona para arranhacéus, e tá visto que nem jabardando aquela zona com torres como as de madrid ficamos perto da oferta de cidades como lisboa....

e as torres de madrid possuem cerca de 50 andares... isso nem 5 tem....

má notícia.... noutro sítio seria boa....

a zep vai andar a fazer concorrência com o CBD de Pamplona ou o raio... a este ritmo....

·
a revolta da francesinha
10,772 Posts
mas é a única zona, central, tendo em conta a porcaria de ruas do porto, aquela seria a única ona aceitável para construção em altura... até pela centralidade.... e por estar perto de outras zonas empresariais como a boavista e gaia ocidental....

esse edificio tava bem sei lá em Ferrol ou em vila real em viseu, castelo branco... não me parece algo na dimensão do grande centro empresarial de todo o porto e de todo o norte... ou de meio portugal, vendo noutra perpectiva...

·
a revolta da francesinha
10,772 Posts
ocupavam 4 andares numa torre de 50 e pronto... se a area por andar fosse menor na torre ocupavam 10, 20 ou 30 andares numa torre de 50....

na zep cada m2 deve ser considerado sagrado.... não como um parque das nações... a oferta do porto é escassa....

e se a ideia do governo é ter no porto mais um pólo de internacionalização , depois de lisboa, com empresas a internacionalizarem-se, etc etc...

e fazendo do porto um grande centro terciário, não é a este ritmo....

nouto thread dei uma ideia da discrepância entre a oferta do porto e lisboa, dizendo que para o porto ter daqui a muitos anos metade da oferta de lisboa em 2007 poderia construir 16 torres como as de madrid, mais 8 burgos "duplicados", mais não sei quantos burgos normais... digamos que distribui a diferença entre metade da oferta lisboeta e a oferta actual do porto....

lisboa avança a ritmos loucos... a este ritmo, com edificios de 4 andares, chegamos a metade da oferta lisboeta em 2007 quando o homem tiver colónias em Marte... e o noroeste tiver todo construido do porto a braga, cheio de mini CBD´s...

e claro sem regionalização será mais dificil concertar políticas de fomento à instalação/criação de empresas.... e até ao "retorno" de empresas....

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Discussion Starter · #9 ·
tem calma portus:

a AEP não é a única zona para arranha ceus e highrises... a boavista, que fica contigua à AEP tambem está vocacionada para isso. ;)

tu falas como se os unicos metros quadrados de escritorios a ser construidos na AMP estivessem limitados à AEP :lol: tas a ter uma visao um bocado limitada da realidade. alias a tendencia eh para que os escritorios extravazem muito para alem da boavista. eu tambem preferia esse mesmo predio vertical, mas daí a dizer que é MÁ noticia, santa paciencia! :lol: qualquer investimento de cariz terciário é sempre bom, ainda para mais quando é algo importante como uma sede ou filial.

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Discussion Starter · #10 ·
e o CBD do Porto não é a AEP, é a AEP+Boavista

e depois temos outros pequenos BD's

mas sim, TAMBEM EU gostaria de ver torres de 60 andares lá. e ainda tenho esperança para tal. ou pelo menos varias torres entre os 20 e os 35, envidraçadas. ja era bem bom.

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Discussion Starter · #13 ·
João ^^ é ideia da JMP, e isso basta. Temos poder suficiente para isso.

E o governo acaba sempre por ceder (muita gente, muitos votos, e muitas cabeças a puxar pró nosso lado, através daquilo que já se dá por nome de Portocentrismo), por isso nem que seja à força, é também a vontade do governo. (pode não ser a vontade interior, mas a oficial)

Não obstante o facto da Boavista ser um enorme centro terciário, criou-se oficialmente uma "Área Empresarial do Porto", e só isso isoladamente, é a prova mais que provada do interesse de uma nova explosão do terciário no Porto, depois da da década de 80.

·
a revolta da francesinha
10,772 Posts
troquemos governo por estado... não é o estado que define os objectivos? pelo que li nos PROT, e companhia, o discurso ia um pouco na lógica de internacionalizar o porto....

tu estarás mais por dentro... não sei....

mas podes esclarecer-nos um pouco mais acerca dos objectivos existentes...

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Portuscalem: (o post nao eh PEQUENO, mas lê-o. é do teu interesse :)) Estive a pesquisar, e área bruta de escritórios a rondar os 800mil m2, refere-se APENAS à zona da Boavista, Baixa, e Rotunda das Devesas.

Apesar da Boavista e Baixa serem das principais zonas terciárias do Porto (a Boavista, a principal mesmo), não representam sequer 1/4 do terciário na AMP. O que não falta na AMP é terciário por todos os lados, espalhado de forma estúpida.

Boavista
Baixa
Devesas

(os contados na lista)

Centro de Gaia
Centro de Matosinhos
Senhora da Hora (sede da Sonae)
Centro da Maia
Campo Alegre
Antas
São João da Madeira

e outras zonas... (muitas outras até).

Ou seja, e reformulando o que disse: os 800mil m2 de escritorios, referem-se SÓ a essas 3 zonas, e não estão actualizados. Edifícios como Burgo penso que ainda não estão na lista. E edifícios como Centro Empresarial do Porto, EDP, BPN, Campanhã, o das Farmácias, o aumento do Gaia Nova, Boavista Palace, epah... nem sei... muitos.

A AMP dispõe actualmente praí de 3,5milhoes de m2 de escritorios, EEEEE, como sabes, o novo BOOM vai agora começar. Duplicaremos a actual área em relativamente pouco tempo ;)

A isto soma:

- os imensos investimentos a nível científico, onde o porto claramente lidera no país (a titulo de exemplo: mega instituto para 700 cientistas internacionais; sede fraunhofer porto; instituto de nanotecnologia)

- o actual poderio a nível do ensino (com a primeira business school internacional do país)

- o reordenamento do territorio do noroeste que está em constante avanço. (talvez nao tao TOTAL como nós queremos, mas está em avanço)

- a melhoria do eixo Viana-Guimarães a nível científico e industrial

- a grande melhoria e aumento das infraestruturas de transporte

- o aumento exponencial do turismo

- a cada vez mais perto regionalização e autonomia total do porto e das suas infraestruturas (ex: aeroporto)

pahhh... podes confiar em mim que não sou nenhum burro e estou atento! o cenário para o Porto neste momento é altamente positivo. O terreno foi terraplanado, e agora vai ser sempre a subir. Há indicios que dizem que TODO o NORTE (nao eh Porto), vai subir acima da média nacional. Imagina a o Porto isoladamente...

(e atenção, as coisas que eu apresentei são factos... não são "vontades minhas".... mostrei factos, seguido do meu prognostico baseado nesses mesmos factos ;))

anima-te amigo... i know what i am saying! :D

·
a revolta da francesinha
10,772 Posts
3.5 milhõe de m2 de escritoriórios... e baixa, gaia e boavista só possuem 800.000???? ou outos 2.700.000m2 onde estão????? a sede da sonae se calhar é um burj dudai, e gaia é uma manhattan... xangai afinal fica em s. joãoda madeira... e os stands de automóveis possuem escritorios equivalentes a torres de 40 andares....

porque achas que se fala só nesses 3 zonas???? porque o resto é inexpressivo....

se o resto fossem 2.7 mi de m2 de escritórios falava-se não achas???

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Discussion Starter · #17 ·
nao necessariamente. nao se falava por estar espalhado, e o artigo era referente às principais zonas.

alias, mesmo tendo em conta as principais zonas, o artigo foi mal feito, e acho estranho que tu te deixes cair por um artigo. o concelho da maia concentra IMENSO terciário, e nenhuma zona da maia foi contada. foi so a Boavista, Baixa, e Devesas. (e nota, aposto que o cluster mais perto da Foz nao foi contabilizado, caso fosse teriam contabilizado tambem o Campo Alegre quase de certeza, e nao o fizeram. Eles devem ter-se centrado na zona chamada Boavista, que eh a rotunda, o bom sucesso, a avenida de frança, rua da boavista, e akele troço da avenida da boavista até aos hoteis)

Acredito piamente que essas zonas contabilizadas representem 1/4 de todo o terciario da AMP. nota que o terciário nao pressupoe torres envidraçadas, torres envidraçadas a que pressupoe terciario. ha muito bloco de betao que tu olhas e dizes que eh residencial, e ta todo repartido em escritorios.

ps: e nao "esqueças" tudo o resto que eu disse no post. mais uma vez digo, o cenário neste momento eh pra uma melhoria rápida a todos os niveis. enfim... podes confiar em mim, ou podes nao confiar em mim... mas tenho quase a certeza que daqui a algum tempo irás constatar que aquilo que eu disse estava certo. Caso me engane... pronto... eh com muita pena, acredita!

·
a revolta da francesinha
10,772 Posts
em valência parece que andam com uma nova ideia e para perto do aeroporto ?!?!?!?!?

duas torres de 50 andares mais 48 torres entre 10 e 15....

somando aos montes para a zona da CAC todas com 40, 50 ou mais andares... ou as recentes de 30 e as dessa ordem de grandeza em construção....

tens lá outro thread sobre um conjunto de 3 torres de 30 andares em valência, mais duas de 13 e um hotel de 9...

e para a zona da marina duas torres de 175 metros ( qual 60 m como o burgo), com 50 andares cada....

ahhhh e mais um tal aries center... 20 andares....

pobre porto.....

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Discussion Starter · #20 ·
não me parece. insisto, os pontos que referi são factos. e tendo em conta esses factos, o futuro só não será risonho se uma, ou mais destas 3 coisas acontecer:

- azar
- estupidez nossa
- desinvestimento

ora,
- o azar, ou sorte, tem em grande parte a ver com as atitudes tomadas.
- estúpidos, nós não somos.
- e desinvestimento, é antónimo daquilo que actualmente se está a fazer, que é investir.

Concluo por isso, que as probabilidades de eu estar certo são muito grandes. Mas enfim, aquilo que neste momento nos "separa" é uma mera opinião. Aquilo que nos une, é o amor a esta cidade, e o gosto de a ver crescer. Por isso, o que quer que seja dito aqui não terá a mínima importância face ao futuro concreto da cidade. Ambos ficaremos tristes se ela ficar mal, ambos ficaremos felizes se ela ficar bem. Ambos trememos com os problemas, ambos vibramos com os sucessos. :)

ps: vi agora o teu post#19 :lol: não te cinjas a torres, torres e mais torres. tens de ser mais abrangente. :p há cidades com milhares de torres altas e estão numa lástima :p os factos que eu apresentei são muito mais concretos, do que a importancia de se um ou dez predios têm 30, ou 60 andares ;) ehehe

1 - 20 of 69 Posts