SkyscraperCity Forum banner

Porto - Parque de São Roque

6K views 47 replies 8 participants last post by  Barragon 
#1 ·
O Parque de São Roque ou Quinta da Lameira tem mais de 4 hectares de área e foi adquirido pela Câmara Municipal do Porto em 1979 à família Cálem. A área que corresponde actualmente ao Parque foi em tempos Quinta da Lameira a qual teve origem na divisão da Quinta da Bela-Vista.

A abertura como jardim ao público fez-se em 20 de Julho 1979 e tornou-se desde então um autêntico pulmão da zona oriental da cidade do Porto. Nessa altura foram instaladas no Parque vária peças escultóricas e foi também colocada uma capela até então existente no Largo Actor Dias.

O seu arranjo é em patamares, com um ambiente característico dum jardim romântico, com recantos, um chafariz em ferro forjado, um lago, zonas mais sombrias, um miradouro circular, um lago em gruta. Conta também com pequenas construções graníticas, outrora casa de trabalho agora adaptadas a novas funções. Na zona superior tem uma mata de eucaliptos frondosa e fresca. O seu ex-libris é um excelente e lindo labirinto construído por sebes (Buxus sempervirens), que visto de um plano superior lhe conferem um excelente efeito paisagístico. Os seus patamares vão desde a Travessa das Antas, onde também tem uma entrada, até á Rua de São Roque da Lameira, local onde fica a antiga casa apalaçada datada de 1792.

Na casa apalaçada funcionou em tempos o Gabinete de Planeamento Urbanístico da Câmara Municipal do Porto. No seu interior ainda se pode observar algum do espólio original. Destacam-se os tectos ricamente decorados, as portas, o espelho da entrada, etc.

Depois de estar degradada e num triste estado de abandono foi restaurada, abrindo ao público em outubro de 2019 como centro de exposições de arte contemporânea.

Fonte: Parque de São Roque – Wikipédia, a enciclopédia livre





vistas para um palacete



continuando...




















 
See less See more
24
#4 ·

O Parque de São Roque ou Quinta da Lameira, cuja origem esteve na divisão da Quinta da Bela-Vista, foi adquirido à família Calém pela Câmara Municipal do Porto em 1979, tendo sido aberto ao público nesse mesmo ano e revitalizado no início de 1990.

Um conjunto de peças esculturais foi então instalado pela Câmara Municipal do Porto e aí reconstruída uma capela até então existente no Largo Actor Dias, assim como o labirinto de Buxus sempervirens.



977575
 
#5 ·
#17 ·

Já no Parque de São Roque, o município pretende ampliar em mais de 1,2 hectares de área verde, numa intervenção que se iniciará em Maio de 2021 e representa um investimento de 650 mil euros. De acordo com Filipe Araújo, o projecto prevê “expandir todo o parque para uma zona de mata” em que se vai “progressivamente” substituir o actual eucaliptal por espécies autóctones.
 
#20 ·
#21 ·
#22 ·
#23 ·
#25 ·
#26 ·
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top